quarta-feira, 26 de junho de 2019

Ilhéus - Inauguração da Escola de Piaçaveira

                              
Acontecerá amanhã dia 27 de junho, quinta feira, véspera da comemoração dos 485 anos de capitania e emancipação da cidade de Ilhéus, data escolhida pelo Prefeito Mário Alexandre para reinaugurar a sala multisseriada da Escola Municipal do Japu, conhecida como Escola de Piaçaveira.

Infelizmente quando fala-se em escola de piaçaveira, as recordações não são nada boas revendo sua história. Pois a mesma chegou a ser em 2017 considerada pela mídia nacional como a escola da vergonha, diante do descaso por parte de gestões que passaram pela municipalidade ilheense durante décadas, ignorando aquela comunidade, seus filhos e sua educação. 

O programa dominical " Fantástico" exibido pela Rede Globo de Televisão no domingo de 14 de maio de 2017, levou a público, através de grande audiência, para milhões de brasileiros, o descaso por parte de vários seguimentos, desde das gestões executivas aos setores organizados de fiscalização e quem sabe a própria comunidade, seja por desconhecimento, seja por mazela, o que se sabe é que por várias décadas aquelas crianças viveram ao abandono do poder público. Sua estrutura física, era reconhecida como uma escola quase sem teto e sem paredes, quiçá entregue a própria sorte. 

Após conhecimento da matéria exibida pelo "fantástico" o Prefeito Mário Alexandre que acabara de ser eleito por uma esmagadora votação histórica no Município de Ilhéus e há cinco meses de governo, assumiu a responsabilidade de inicialmente dar dignidade aquelas crianças, dando-lhes um local decente para estudar, e a posteriori a construção de uma nova escola que pudesse trazer e renovar a dignidade para aquelas famílias. Hoje aquela comunidade ver seus sonhos se transformando em realidade crendo numa premissa que hoje está muito rara de se crer que é a de que "um dia a justiça será feita, nós nos orgulharemos dos nossos filhos, seja através dos seus feitos, seja através da sua pratica" nesse caso em pró da acessibilidade a educação, que essa gestão promove através da Escola de Piaçaveira que, já é uma nova realidade para aqueles moradores e suas crianças.

A Escola de Piaçaveira será entregue de direito nesta quinta feira dia 27 de junho, ás 10 horas pelo Prefeito Mário Alexandre, acompanhado de diversos secretários, membros do seu governo, convidados, imprensa em geral e toda a comunidade que, de fato já tem em seus filhos a utilização das dependências da escola desde do início do ano letivo. Conheça através dos registros fotográficos a Escola da Vergonha (Piaçaveira) como era e como será entregue amanhã quinta feira.
                                      
Escola de Piaçaveira
Antes
                                      
                                                                        Agora
 Antes
                                      
                                      
                                      
                                                                    Agora
                                      
                                                                            Antes
                                                                      Agora

Fotos:Internet/Roberto Corsário 






Nenhum comentário:

Postar um comentário