sábado, 24 de novembro de 2018

Mestre de Capoeira faz visita e prefeito assegura apoio ao evento



No dia em que se é comemorado os 119 anos de aniversário do Mestre Bimba, nesta sexta-feira (23), o prefeito Mário Alexandre recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo da Conquista, a visita do mestre em capoeira, Raimundo Neves e o coordenador de eventos e esporte, Antônio Dorimarck. O capoeirista aproveitou a oportunidade para falar sobre o evento de capoeira que será realizado de 7 a 9 de dezembro.

Mestre Bimba recebeu homenagens em todo o mundo, por ter sido percussor da capoeira que o transformou em um dos homens mais importantes na história da capoeira, e uma das pessoas mais influentes da história das artes marciais no Brasil. Sua biografia e seu legado se mantem vivos. Em vida, lutou para recuperar os valores originais dessa prática.   

Para Mário Alexandre, impulsionar o esporte é também promover a saúde física e mental. “Num dia tão importante para todos os amantes e simpatizantes da capoeira, receber esses dois guerreiros que vivem para estimular o esporte que antes, foi considerada uma prática tão marginalizada é uma honra. São propagadores do legado do mestre Bimba”. O prefeito disse ainda que “este é um governo de parcerias e estaremos ajudando no que nos for possível”, concluiu.

Por sua vez, mestre Raimundo apresentou ao prefeito, projeto “Evento Capoeira” que irá desenvolver no Residencial Sol e Mar, no mês de dezembro. “Desenvolvo um trabalho voluntário há mais de quatro anos na cidade. Por diversas vezes, na gestão passada, tentei falar com o prefeito da época, mas, sem sucesso. Agora, agradeço à Mário Alexandre por nos conceder a oportunidade do diálogo, conforme ele prometeu e cumpriu”, comentou.

A capoeira -  Misto de artes marciais, esporte e dança, a prática deixou de ser ilegal graças ao baiano, Mestre Bimba, para em 2014 ser reconhecida pela UNESCO como, Patrimônio Imaterial da Humanidade. O que a situa de maneira oficial, e em nível mundial, como uma das manifestações populares mais expressivas da cultura brasileira.

Ascom

Cursinho para PM-BA - Centro de Estudos Costa do Cacau


Ascom-Ed. Ferreira

sábado, 17 de novembro de 2018

XXIX CICLO DE ESTUDOS HISTÓRICOS: Lembrai-vos de 68: é proibido proibir


O XXIX CICLO DE ESTUDOS HISTÓRICOS: Lembrai-vos de 68: é proibido proibir será realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no período de 19 a 21 de novembro de 2018.  O Ciclo é um evento acadêmico tradicional da UESC e tem se consolidado como espaço de discussão a respeito dos vários aspectos que envolvem a formação e as práticas dos profissionais de história na educação, pesquisa e promoção cultural. Além de promover o debate de temas pertinentes, com a participação de historiadores de destaque no cenário acadêmico nacional, o Ciclo de Estudos Históricos tem se constituído em um fórum de reflexão e diálogo entre pesquisadores e docentes de história da região, que têm nas sessões de comunicações e nas demais atividades integrantes da programação do evento, a possibilidade de trocarem experiências e apresentarem resultados de suas pesquisas.


Inscrições como Ouvintes e Apresentação de Trabalhos  https://goo.gl/forms/ai6vffHfmJD6DnJC2   Até dia 13 de Novembro (Novo Prazo)
Serão aceitos apenas um trabalho por autor/a; Os trabalhos deverão ter um (a) autor(a).
Além dos 10 Simpósios Temáticos propostos, interessados que não se sentirem contemplados com os STs,  poderão inscrever-se na modalidade “Comunicações Livres”.

Oficinas/Minicursos: A relação completa das Oficinas/Minicursos, com suas respectivas ementas estarão disponíveis na página a partir do dia 14 de Novembro. Cada inscrição dará direito a participação em apenas uma oficina/minicurso.

Maiores informações, na página do Evento https://ciclodehistoriauesc.wordpress.com/, bem como no Facebook https://www.facebook.com/events/271761533685613/

Participem, Compartilhem.

Comissão Organizadora

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

XVI Jornada Pedagógica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - Uesc - Ilhéus - Ba


 Acontece nos próximos dias 16 e 17 na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC a XVI Jornada Pedagógica do CBCE - Bahia, onde estará acontecendo o Encontro Científico do Curso de Especialização em Atividade Física e Saúde no Contexto da Educação Básica (UFBA) que terão alguns participantes ilheenses e de municípios do sul e extremo sul da Bahia, em especial a Professora do Município de Ilhéus, Áurea Diva de Araújo Mendes, graduada em Educação Física, Parfor-UESC, que estará defendendo sua temática: As práticas corporais na perspectiva de saúde: Intervenção psicomotora em indivíduos com HIV/AIDS, tendo como orientador e coordenador geral da especialização Prof. Dr. Romilson Augusto dos Santos - UFBA. Finalizo essa matéria, desejando a essa profissional e demais representantes, Parabéns e   Sucesso nessa jornada e nas jornadas do dia a dia no contexto da Educação Básica.  

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Ilhéus sedia etapa dos Jogos Estudantis da Rede Pública durante esta semana


Ilhéus sedia uma etapa dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), durante esta semana (5 a 9). O evento, que reúne estudantes representando escolas municipais e estaduais, é disputado no Ginásio de Esportes Herval Soledade, Avenida Soares Lopes e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Um dos objetivos é proporcionar integração entre os estudantes, fortalecer a cultura corporal e práticas esportivas no currículo da educação básica. A realização é da Secretaria de Educação da Bahia, com o apoio das secretarias municipais de Educação, Saúde e Turismo, por meio da Divisão de Esportes.
De acordo com o diretor da Divisão de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Danillo Rabat, as competições incluem as modalidades futebol de campo, futsal, vôlei, basquete, handebol, artes marciais, skate, tênis de mesa e atletismo, divididas nas categorias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos de idade. Os jogos serão realizados sempre das 8 às 17 horas, sob a coordenação da arbitragem da empresa de eventos esportivos R. Santos Peixoto.
Três praças esportivas – Na programação, consta a realização de jogos na Uesc (atletismo), Avenida Soares Lopes (futebol de campo) e no ginásio de esportes Herval Soledade, onde acontecem as disputas de vôlei, basquete handebol e artes marciais, a exemplo de judô, capoeira, jiu-jitsu e taekwendo. As equipes classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão medalhas.
SECOM

Comissão tenta novamente votar projeto da Escola sem Partido

Reunião ordinária
Manifestantes lotaram o plenário da comissão na semana passada
comissão especial que analisa o projeto de lei da chamada Escola sem Partido (PL 7180/14) volta a se reunir nesta quarta-feira (7) para discutir o substitutivo do relator, deputado Flavinho (PSC-SP).
O texto sugere algumas mudanças em relação ao parecer anterior, entre elas a inclusão de artigo determinando que o Poder Público não se intrometerá no processo de amadurecimento sexual dos alunos nem permitirá qualquer forma de dogmatismo ou tentativa de conversão na abordagem das questões de gênero.
Estão mantidas no texto uma série de proibições para os professores das escolas públicas e privadas da educação básica, como promover suas opiniões, concepções, preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias. Além disso, está mantida a proibição, no ensino no Brasil, da “ideologia de gênero”, do termo “gênero” ou “orientação sexual”.
Na semana passada, alunos e professores lotaram o plenário da comissão para protestar contra a matéria. Houve embate com alguns defensores do Escola sem Partido, que também estavam no plenário em menor número.
Por causa disso, o deputado presidente da comissão, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), não descarta a hipótese de a nova reunião ser fechada ao público. A oposição, no entanto, já avisou que não aceitará que a reunião seja fechada. 
A votação da semana passada acabou adiada por causa do início das votações no Plenário da Câmara.

Nesta quarta há ainda a possibilidade de um pedido de vista adiar novamente a votação.
A comissão volta a se reunir no plenário 1 a partir das 14 horas.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Da Redação – ND
Postado por Agencia da Câmara

Central de Regulação articula melhor eficiência para o fluxo de exames laboratoriais em Ilhéus

O diretor da Central de Regulação da Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus, Fábio Mantena, esteve reunido, na tarde desta segunda-feira (5), com representantes dos laboratórios de análises clínicas contratados pelo município, a fim de discutir medidas que visam maior eficiência no fluxo de pacientes atendidos na rede pública de saúde. Atualmente, 16 laboratórios estão aptos a prestarem serviços através do SUS (Sistema Único de Saúde) no município.
De acordo com Mantena, um dos problemas enfrentados pelo serviço de regulação da Sesau tem sido o grande número de pacientes faltosos nas marcações feitas e confirmadas para exames laboratoriais. Ele informou que entre 800 a mil pessoas costumam não comparecer para realizarem os procedimentos laboratoriais e que isso gera problemas no sistema e impede o atendimento mais rápido a outros pacientes que necessitam dos serviços.
A Central de Regulação, situada na Avenida Antonio Carlos Magalhães, no Bairro Malhado, é o setor da Saúde que busca garantir o acesso de toda população de Ilhéus, e também dos municípios pactuados, a consultas e exames especializados e internações para cirurgias. “Temos a responsabilidade de avaliar, controlar e auditar a qualidade desses serviços nas clínicas e hospitais conveniados ao SUS”, salienta o diretor.
Campanha – As secretarias municipais de Saúde e de Comunicação da Prefeitura estão elaborando uma campanha educativa com a finalidade de melhor orientar aos pacientes atendidos pelo SUS para a marcação de consultas médicas, cirurgias e exames de média complexidade. Com o mote “Menos Filas, Mais Saúde”, a campanha visa facilitar o atendimento à população local e aos usuários dos sete municípios pactuados com Ilhéus.
Fábio Mantena enfatiza que essas medidas foram solicitadas pelo prefeito Mário Alexandre, já que os mutirões realizados pela secretaria de Saúde ampliam a demanda por exames laboratoriais. Os representantes dos laboratórios de análises clínicas presentes à reunião se dispuseram a contribuir para proporcionar mais eficácia organizacional ao fluxo de exames.
O diretor da Central de Regulação explica que o acesso à marcação dos exames e consultas especializadas começa após o atendimento nas 44 Unidades de Saúde ativas no município, e que é desejo do prefeito Mário Alexandre ampliar o número de unidades com marcadores para esses procedimentos.
“Recentemente, aumentamos o número de unidades de saúde com marcadores, a exemplo do Alto do Coqueiro, Banco da Vitória (que continuará a atender à comunidade de Morada do Porto, Vila Cachoeira e Japú), e também a de Sambaituba, que atenderá à demanda de Aritaguá, Vila São João, Vila Olímpio e Ribeira das Pedras”, disse Fábio Mantena.
Secom – Prefeitura de Ilhéus

Alunos da Uesc ficam sem ônibus que segue pela Avenida Itabuna por falta de cobrador.

Imagem - Internet
Essa foi a resposta que alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/IFB/SENAI receberam da empresa São Miguel Transportes, ao ligar hoje pela manhã por volta de 07:35hs, pasmem, por falta de cobrador, enquanto isso aqueles alunos que não podem pegar o via Princesa Isabel, simplesmente ficam no aguardo do Avenida Itabuna e perdem suas primeiras aulas, por mais um descaso da prestadora de serviço de transporte urbano da cidade de Ilhéus.

Para esclarecimento público, a Empresa de Transportes São Miguel detentora da concessão do transporte publico de Ilhéus, juntamente com a Viâmetro, assumiram colocar transporte publico (pago, digno de passagem), dos Bairros Condomínio Sol e Mar, Nossa Senhora das Vitórias, Ilhéus II, Barreira, Hernani Sá, Nelson Costa, Pontal e Princesa Isabel, da  Zona Sul, enquanto que Iguape, Jardim Savóia, Barra, Parque Infantil, Avenida Esperança, compreendendo Zona Norte, todos sentido UESC/IFBA/SENAI, nos três turnos, porém obedecendo os horários estudantil. No particular Zona Sul, a empresa que presta esse serviço, caótico por sinal, pelas mazelas que pode se apontar desde da falta de cobrador, como foi justificado aos alunos hoje, perpassa pela má qualidade estruturais dos ônibus, velhos, furados, quando chove é um Deus nos acudam, veículos quebrando constantemente na rodovia, motoristas mal humorados, provavelmente pelo próprio descaso, que afeta também o comportamento do profissional, enfim, a situação chega a um limite insuportável por parte do alunato que depende dos ônibus que circulam em direção a essas três instituições de instrução profissional.

Fica-se a imaginar que tipos e comportamentos esses futuros profissionais vão ser/vão ter no exercer das suas profissões, o que esperar destes ao enfrentar uma a duas, até três horas, para ir a instituição de ensino para o seu aprendizado, chegam no minimo estressados, sua formação, inquietante diante desse infortúnio diário. Se faz necessário que as empresas, nesse caso a em questão, que alimenta o transporte da zona sul para as instituições de ensino que ficam as margens da BR 415, refaça seu conceito em relação ao tratar do alunato dessas instituições, pois os mesmos merecem todo o respeito e atendimento de excelência no/do transporte coletivo (pseudo universitário), que passem atender com qualidade a esse publico, que serão os futuros quem sabe donos ou administradores desse seguimentos. Aos poderes executivo e legislativo respectivamente, que façam, aprovem e sancionem, uma emenda ao contrato de concessão do transporte público da cidade de Ilhéus, para que tornem as linhas sentido Bairros/instituições de ensino as margens da BR 415 obrigatória desde das 06hs da manhã as 22:30hs ininterruptas, diariamente de segunda a sábado, uma vez que o alunato dessas instituições vão e vem a todo instante das suas residencias e locais de trabalho para as universidades e institutos de ensino daquela regional independente de fixar e limitar horários. 

Quanto ao sistema de integração em estudo e quase a implantar na cidade, enquanto tivermos barricas velhas rodando, não houver um choque na gestão para inovar consideravelmente as frotas, o poder público, criar 03 estações de transbordo (Terminal Urbano, Avenida Litorânea e Rodoviária) esta ultima deslocando-a para o "elefante branco" do Porto Seco após Banco da Vitória, e a partir desse conglomerado, ônibus sanfonados do Atacadão/Macro/Cidadelli a estação de transbordo que funcionaria na velha rodoviária. Fica a dica.

Torneio Internacional de tiro prático esportivo agitou o fim de semana em Ilhéus



Cerca de 120 atiradores nacionais e internacionais participaram do Open Ilhéus de tiro prático Nível III, neste fim de semana (dias 2 e 3). O evento foi realizado no Clube de Tiro Dragão das Águas (CTDA), localizado na Rodovia BA-001 (Ilhéus-Itacaré), em parceria com a Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo (Setur).
Segundo o diretor do clube, Carlos Kanthak, o torneio consolida Ilhéus no calendário de competições desta categoria e atrai competidores de destaque no Brasil e exterior. De acordo com o chefe de estado maior do Exército, coronel João Henrique Marinho, para participar de uma competição como esta é preciso ter porte de arma, que é expedido pela Polícia Federal e também o certificado de registro emitido pelo exército brasileiro. ”É desta forma que nós temos toda a visão de quem está praticando esse esporte, de quem está utilizando o armamento”, acrescentou o coronel.
O prefeito Mario Alexandre prestigiou a competição, que considerou como um acontecimento importante para o município. “Para mim, é uma honra prestigiar um evento desse porte que atrai gente do mundo inteiro, fortalecendo cada vez mais o nosso turismo, então Ilhéus só tem a ganhar sediando algo assim e pretendo inclusive inserir eventos como este no calendário municipal”, adiantou.
O presidente da CBTP, Demétrius Oliveira, veio de Minas Gerais e contou sua trajetória como atirador. ”Despertei o interesse pelo esporte através do meu avô, que desde cedo me mostrou o que era uma arma de fogo, então quando fiz 18 anos comprei minha primeira arma e fui a um stand de tiro em Belo Horizonte onde tive as primeiras orientações sobre tiro prático e, de lá para cá,  não parei mais. Fui varias vezes campeão mineiro, campeão brasileiro e participei de vários eventos internacionais”, relatou.
SECOM