sábado, 30 de março de 2019

A Turkey Telecom começou a escrever história em Ilhéus/BA no dia 27 de março de 2013.


No início, com o nome Turkeynet, oferecia apenas serviços de fornecimento de internet via rádio, com a intenção de atender apenas bairros rurais, onde a demanda de tecnologia era de extrema carência. Com o sucesso do atendimento do pedido inicial, a propaganda boca a boca espalhou-se e foi possível pensar no projeto de ampliação para atendimento da área urbana, inclusive nos bairros mais nobres. Assim surgiu uma caminhada de sucesso.
O portfólio começou a crescer em 2014, quando feita a fusão com a empresa Una Net, que já atuava neste ramo desde 2003. Unificando a sociedades entre os 3 sócios Almir Mesquita, Renato Farias e André Barros, aumentou-se a carta de clientes e foi possível maior crescimento.
Em 2015, passou-se a operar com redes de fibra óptica, sendo a empresa pioneira no desenvolvimento de prestação de serviços com esse tipo de tecnologia na Cidade de Ilhéus, chegando a entregar até 100% de sinal via fibra em alguns bairros. Tornou-se referência em telecomunicações na região, com uma trajetória de expansão nos anos seguintes.
Em 2017 a Turkeynet alterou a marca para Turkey Telecom, tornando-se líder regional no mercado de Internet. A notabilidade empresarial propiciou a conquista de 2 prêmios consecutivos de melhor provedor de internet em Ilhéus/BA.
Já nos anos de 2018 e 2019, o provedor integrou um anel em fibra óptica de 450km, interligando algumas cidades da região, com o objetivo de atender demandas voltadas para toda parte de tecnologia, em parceria com outros grandes provedores baianos: Connect Telecom, Bahianet e Datazoom. Nesse propósito, possibilitou-se a sensível melhoria na qualidade dos serviços, trazendo para dentro da rede própria os servidores da Google, Facebook e Netflix.
Ainda para o ano de 2019 e o vindouro ano de 2020, o planejamento é o fornecimento também serviços nas áreas de segurança, TV por assinatura e telefonia. Essas metas são mais um passo no processo de consolidação da excelência nos préstimos aos consumidores, com a pretensão de sempre aumentar a eficiência da empresa e gerar mais benefícios para os clientes.
A franca atuação com tecnologia amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. Tudo isso porque se acredita ser possível a maior humanização do mundo, conectando a vida das pessoas.
Fonte: Home page de Thiago Borges, por Bianca Pinto

Baixa representatividade de brasileiras na política se reflete na Câmara

Dos 513 deputados só 77 são mulheres; dos 11 cargos da Mesa Diretora (incluindo os suplentes) as deputadas ocupam apenas dois; e das 25 comissões permanentes somente 4 são presididas por mulheres


Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Instalação da Comissão e eleição para presidente e vice-presidentes. Presidente, dep. Lídice da Mata (PSB-BA)
Lídice da Mata: "Somos 52% da população. Não tem sentido não ter uma participação pelo menos aproximada disso”
A baixa representatividade das mulheres brasileiras na política se reflete também na ocupação de cargos de poder dentro da Câmara dos Deputados. Das 25 comissões permanentes da Casa, apenas 4, ou seja 16%, serão presididas por mulheres neste ano.
Segundo o Mapa Mulheres na Política 2019, um relatório da Organização das Nações Unidas e da União Interparlamentar divulgado neste mês, no ranking de representatividade feminina no Parlamento, o Brasil ocupa a posição 134 de 193 países pesquisados, com 15% de participação de mulheres. São 77 deputadas em um total de 513 cadeiras na Câmara, e somente 12 senadoras entre os 81 eleitos.
Já no ranking de representatividade feminina no governo, o Brasil ocupa apenas a posição 149 em um total de 188 países. O governo de Jair Bolsonaro tem somente 9% de representatividade feminina, com apenas duas mulheres entre os 22 ministros. A média mundial é de 20,7%.
Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), é fundamental que as mulheres participem mais das instâncias de poder do País. “Primeiro para uma representação real da sociedade brasileira. Nós somos 52% da população, não tem sentido que nós não tenhamos uma participação pelo menos aproximada disso”, afirmou. “Estamos distante daquilo que é desejável para que tenhamos uma Casa que represente a democracia brasileira”, acrescentou.
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Seminário Internacional guarda compartilhada. Dep. Benedita da Silva (PT-RJ)
Benedita da Silva: “Mais mulheres na Câmara é um estímulo para que outras mulheres possam entender que podem estar em instâncias de poder”
Lugar de mulher
A presidente da Comissão de Cultura, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), ressalta que, ao ocupar um cargo de poder, as deputadas mostram que lugar de mulher é onde ela quiser. “É importante considerar que mais mulheres nesta Casa participando é um estímulo para que outras mulheres também possam entender que podem estar onde quiser, principalmente em instâncias de poder, de decisão”, avaliou. “Este mundo do poder é muito masculino”, complementou.

Outras mulheres que ocupam presidência de comissões na Câmara neste ano são a deputada Luisa Canziani (PTB-PR), que presidirá a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e a deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP), que presidirá a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Ela será a primeira mulher a ocupar a presidência dessa comissão, a terceira em volume de projetos na Casa.
Passos lentos
Segunda suplente de secretária na Mesa Diretora, a deputada Geovania de Sá (PSDB-SC) disse que as mulheres estão ocupando os cargos de poder da Casa, mas lentamente e com muito esforço. “Nós, as 77 deputadas, lutamos muito realmente para atingir os principais cargos de poder da Câmara federal”, disse. “Hoje estamos com duas mulheres na Mesa Diretora, inclusive presidindo muitas sessões. A passos lentos as conquistas estão vindo”, complementou. “É importante estarmos juntas para construir as políticas públicas, montarmos pautas para o País”, acrescentou.

Além de Geovania de Sá, a deputada Soraya Santos (PR-RJ), é a outra mulher que integra a Mesa Diretora da Câmara, no cargo de 1ª Secretária.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
A nova líder da Minoria, dep. Jandira Feghali (PCdoB/RJ) fala sobre as recentes denúncias sobre o Governo Bolsonaro
Jandira Feghali: "Temos muito a fazer, o nível de machismo do Brasil ainda é muito elevado”
A líder da minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ressalta que a maior participação das mulheres nos cargos de poder não é uma concessão, mas uma conquista – consequência da competência delas em sua atuação na Casa e de um acúmulo de lutas desde a Constituinte, com a chamada Bancada do Batom. “Agora tem ainda uma quilometragem enorme a conquistar, porque há poucas mulheres ainda comparado a outros países do mundo”, destacou. “Então, apesar dessas conquistas, nós temos muito a fazer, o nível de machismo do Brasil ainda é muito elevado.”
Além da liderança da minoria, a liderança do PV é ocupada por uma mulher, a deputada Leandre (PR). Já a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), é líder do governo no Congresso.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein
Postado por Agencia da Câmara

Marão reivindica ao governador fortalecimento do turismo na Costa do Cacau


O prefeito de Ilhéus e presidente de honra da Associação dos Municípios da Região Cacaueira, Mário Alexandre (Marão), destacou a importância da parceria entre os municípios e o Governo do Estado durante a assembleia extraordinária da Câmara de Turismo da Costa do Cacau (CTCC), quinta-feira (28). Marão recepcionou o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, prefeitos e secretários dos municípios que integram a CTCC.
No pronunciamento, o prefeito de Ilhéus reivindicou ao governador Rui Costa prioridade para o desenvolvimento do turismo e cultura da região da costa do cacau. “São grandes vetores de crescimento, geram renda e dividendos para Ilhéus e região, além de empregos para a sociedade”, enfatizou.
Marão defendeu a necessidade da presença constante de Rui Costa em Ilhéus, para que o turismo receba mais apoio e recursos governamentais.  “Sabemos que o governador vem trazendo infraestrutura para melhorar a mobilidade, e consequentemente o turismo, mas é importante que também possa trazer ideias e dialogar sobre o que este seleto grupo de pessoas planeja para a cidade a cidade e região”.
O prefeito também ressaltou que o “sonho começou aqui, e agora vemos o projeto amadurecer e se tornar realidade”, referindo-se ao pioneirismo de Ilhéus na projeção do sul da Bahia como uma das mais importantes rotas do turismo brasileiro e mundial.

SECOM

Comissão cria subcomissões para debater efeitos de novas tecnologias

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou na quarta-feira (27) a criação de três subcomissões especiais, que vão analisar temas relacionados às novas tecnologias da informação. Serão instaladas as subcomissões de Cibersegurança, Biometria e Privacidade, e Internet das coisas e Inovação.

A primeira (Cibersegurança) deverá discutir e propor soluções legislativas, entre outras providências, relacionadas a fake news e crimes cibernéticos, incluindo pornografia infantil. A ideia de criação da subcomissão foi dos deputados Márcio Jerry (PCdoB-MA) e Roberto Alves (PRB-SP).
Para Márcio Jerry, os temas ganharam dimensão no debate público, e devem ser analisados pela Câmara. “Este é um tema agudo, grave e que requer um debate muito intenso e capaz de lançar luzes para que a gente possa fazer com que as possibilidades contemporâneas não criem um paradoxo absurdo, que é, na chamada 'Idade Mídia', vivermos obscurantismos típicos da Idade Média. Não podemos relativizar a importância estratégica desse tema”, defendeu.
As outras duas subcomissões aprovadas deverão focar questões ligadas às tecnologias de identificação de pessoas e reconhecimento facial (Biometria e Privacidade), proposta pelo deputado Bibo Nunes (PSL-RS), e empreendedorismo digital, e impactos na sociedade e no mercado de trabalho das novas tecnologias (Internet das coisas e Inovação), proposta pelos deputados Angela Amin (PP-SC), Vinicius Poit (Novo-SP) e Alex Santana (PDT-BA).
As subcomissões terão um presidente, que ainda serão eleitos, e um relator.
Da Redação
Postado por Agencia da Câmara

Creche Dom Eduardo - Reunião de Pais para apresentação da Proposta pedagógica da gestão

Foto: jornal do radialista 2015 - Internet

Foto: Creche Dom Eduardo
Aconteceu ontem sexta feira (29) a reunião periódica de Pais e Responsáveis por alunos da Creche Dom Eduardo e do Anexo Barreira. O encontro contou com a presença da direção, coordenação, supervisão, funcionários e professores, além dos pais e responsáveis que abrilhantaram o evento com suas presenças. Segue abaixo trecho do que ocorreu na reunião.
Senhores Pais e/ou Responsáveis,
Agradecemos a expressiva presença dos pais na reunião de apresentação da proposta pedagógica,da gestão, e nossa organização para um ano que se iniciou. Ficamos felizes pela participação de todos, bem como por tantos elogios recebidos pelo trabalho que temos realizado. Foi uma socialização muito construtiva para o grupo e principalmente para nós.
A parceria família-escola que temos cultivado, com certeza favorece o crescimento do nosso trabalho e das nossas crianças. Continuamos à disposição de todos, na certeza de que poderemos continuar contando com suas contribuições, sempre que necessário.
Os pais que não puderam participar do nosso primeiro encontro de 2019, poderão obter as informações junto à Orientadora Pedagógica, Normalice Dias.
Fonte: 

Pacientes do Hospital Costa do Cacau reconhecem atendimento diferenciado

 Mais-de-70-municípios-da-região-são-atendidos-no-Hospital-Regional-Costa-do-Cacau.-Foto-Divulgação.

“Excelente atendimento, superou nossas expectativas. Organização e cuidado especial tem de sobra aqui no Hospital do Cacau”, avalia Caroline Gomes. Esse reconhecimento se tornou possível graças ao empenho da direção do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), na missão de garantir e priorizar integralmente, uma das principais ações de assistência à saúde da população baiana: o atendimento humanizado. Segundo a gestão, atendimento que vai além da oferta de infraestrutura, mas que compreende um olhar integral ao paciente, com atenção às suas necessidades físicas, emocionais e sociais.
Esse diferencial da equipe do HRCC já é percebido pelos pacientes e acompanhantes que estão internados na unidade hospitalar. É o que garante o motoboy, Alisson Silva, de 35 anos, que ficou internado na unidade por um período de 10 dias e recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (28). "Sofri um acidente de moto e fui trazido para este hospital. Fiquei impressionado com o atendimento, aqui fiz todos os exames necessários, recebi atenção e graças a Deus e aos funcionários daqui estou bem para retornar para o meu lar, para a minha família”, relatou o motoboy, que reside em Itabuna.
Reconhecimento – A mãe de Alisson fez questão de complementar a avaliação do filho em relação ao HRCC. "Não posso sair daqui sem agradecer a cada funcionário que cuidou do meu filho. Saímos satisfeitos porquê, além dele ter tido um ótimo atendimento, ele foi respeitado. Todas as vezes que surgiam dúvidas da nossa parte em relação ao tratamento ou quando ele sentia dor, havia alguém para conversar conosco ou medicá-lo. Sei que existem hospitais em que os profissionais não atendem bem e não tem remédios, mas esse aqui é excelente. Por isso nossa gratidão".
A colega de quarto de Alisson, Caroline Gomes, que citamos no início da matéria, também compartilha da mesma opinião, quando o assunto é a assistência prestada no Hospital Regional Costa do Cacau. "Meu filho caiu e vim correndo para cá. Passei pela triagem e logo ele estava sendo atendido. Fez exames e levou cinco pontos na testa. Fiquei surpresa com a estrutura desse hospital, mas muito mais com o atendimento dos funcionários que são carinhosos, prestativos e responsáveis, coisa rara de se encontrar hoje em dia. Por isso, serei sempre grata".
Compromisso – Solange Carvalho, gerente de enfermagem do HRCC informa que a boa avaliação por parte de pacientes aumenta ainda mais a responsabilidade da equipe. "Trabalhamos motivados para o restabelecimento da saúde dos usuários do SUS. Nossa missão é atender a todos que chegam e não medimos esforços quando se trata de cuidar de cada um que por aqui passa para que possam voltar para suas famílias, suas casas, com a saúde restabelecida".
No HRCC são prestados serviços de média e alta complexidade ambulatorial, de diagnose e terapêutica e internação hospitalar, envolvendo as especialidades clínica (geral, cardiologia, saúde mental e neurologia) e cirúrgica (geral, ortopedia, neurocirurgia e cardiovascular). Além de Ilhéus, mais de 70 municípios da região são atendidos no hospital, com uma equipe com mais de 500 colaboradores responsável pelo atendimento com base na demanda espontânea e referenciada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
 SECOM

Relator confirma apresentação do parecer da reforma da Previdência no dia 9 de abril

Delegado Marcelo Freitas não quis antecipar se vai ou não propor a retirada de pontos que poderiam ser inconstitucionais

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Homenagem aos trabalhos realizados pela Polícia Federal. Dep. Delegado Marcelo Freitas (PSL - MG)
Delegado Marcelo Freitas já vinha estudando a proposta de reforma da Previdência encaminhada pelo governo
O relator da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), disse nesta sexta-feira (29) que já tem convicção a respeito do parecer que deverá apresentar no dia 9 de abril.

"Só não apresentaremos antes em virtude de prazos regimentais, mas já temos total condição de elaborar o relatório no menor tempo possível e submeter à Comissão de Constituição e Justiça”, afirmou.

Freitas também confirmou o calendário antecipado pelo presidente da CCJ, Felipe Francischini. “Os dias 10 e 11 de abril ficam destinados a eventuais pedidos de vista, e acredito que no mais tardar no dia 17 de abril nós já estejamos julgando esse relatório junto à Comissão de Constituição e Justiça."

Inconstitucionalidades
Delegado Marcelo Freitas contou que já tinha sido sondado para a relatoria e vinha estudando a proposta. Ele não quis antecipar, entretanto, se vai ou não propor a retirada de algum ponto da reforma por alguma possível inconstitucionalidade.

"Nós já lemos todo o texto, fizemos um estudo aprofundado da proposta de emenda à Constituição, só que por uma questão de cautela e técnica, eu não vou antecipar nenhum ponto a respeito da constitucionalidade, da admissibilidade e adequação da reforma, e muito menos sobre questão de mérito." 

O deputado avalia que esta é a maior reforma no texto da Constituição brasileira de que se tem notícia e, portanto, é natural que haja divergências. Delegado Marcelo Freitas garantiu que vai respeitar o posicionamento das oposições.

Guedes
O relator falou ainda sobre a expectativa positiva para a vinda do ministro da Economia, Paulo Guedes, à comissão. 

"O ministro Paulo Guedes é muito técnico e hoje o que o Parlamento precisa é de realmente uma visão técnica, que possa aproximar os parlamentares do verdadeiro texto da reforma, separando a nova Previdência daquilo que havia sido apresentado anteriormente."

Paulo Guedes virá à CCJ na próxima quarta-feira (3) após ter cancelado sua vinda na última terça (26), o que provocou indignação em parlamentares que se opõem às mudanças na Previdência.

Depois de passar pela comissão de Constituição e Justiça, a reforma da Previdência será analisada por uma comissão especial e pelo Plenário.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem - Paula Bittar
Edição - Geórgia Moraes
Postado por Agencia da Câmara

sexta-feira, 29 de março de 2019

Municípios firmam convênio com Câmara do Turismo da Costa do Cacau


Convênio Câmara Turismo Costa Cacau


Em sua primeira viagem oficial à Ilhéus, o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco participou de encontro promovido pela Câmara de Turismo da Costa do Cacau (CTCC), que discutiu incentivo de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo regional, na tarde de quinta-feira (28), no Centro de Convenções. Na ocasião, 50% dos municípios associados firmaram convênio com a entidade, que visa o fortalecimento da atividade turística para as prefeituras que integram a entidade.
Ao agradecer o convite, Fausto salientou que, na sua visão, o grande desafio de sua gestão é fazer um turismo transformador, deixando um legado para a sociedade. “O é viabilizar estratégias para a iniciativa privada executar. A Costa do Cacau é muito importante para o cenário turístico baiano, pelo histórico que a região tem”, declarou Franco. Além de visitar as instalações do Centro de Convenções, dialogou com prefeitos e representantes que compõe os dez municípios associados.
Já o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão) ficou entusiasmado com o projeto da Câmara de Turismo da Costa do Cacau. O Chefe do Executivo municipal garantiu o apoio a iniciativa. “O sonho começou aqui, e agora vemos o projeto amadurecer e se tornar realidade. O turismo é uma das maiores indústrias não poluidoras do país. Ilhéus é uma das principais rotas turísticas do Brasil, então nosso papel é apoiar iniciativas que promovam nossa região”, destacou.
Plano de Ação – O secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira apresentou o Plano de Ação do biênio da Câmara de Turismo da Costa do Cacau 2019-2020. Em sua exposição, Júlio explicou que o plano é baseado em quatro eixos específicos, e estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão da instituição, como o gerenciamento da câmara; categorização dos municípios integrantes no mapa do turismo brasileiro; promoção turística regional com acesso ao mercado e, articulação e mobilização das demandas municipais.
Benefícios – Dentre os benefícios apresentados estão, o suporte técnico para o fortalecimento da gestão municipal de turismo; utilização da sede para os associados; intermediação junto à Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e o Ministério de Turismo aos pleitos municipais; participação da promoção turística; participação no calendário regional em projetos turísticos e de eventos da Costa do Cacau; inclusão no plano de marketing da câmara e a utilização do órgão para o apoio junto ao Programa de Regionalização do Turismo.
Por sua vez, a presidente da CTCC, Cida Aguilar apontou para um cenário promissor para investimentos no turismo regional. “Além do Plano de Ação, temos um conjunto de iniciativas como, Estrada do Chocolate em parceria com o Governo do Estado; o Cicloturismo que é uma tendência mundial, sem falar de inúmeros atrativos turísticos da região. Nesse cenário, a Câmara reúne alternativas e estratégias para alavancar a atividade dos nossos municípios”, destacou.    
Participaram do encontro, o prefeito Mário Alexandre; o vice José Nazal; superintendente de Turismo da Bahia, Jorge Ávila, também o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, os prefeitos, Antônio de Anízio (Itacaré), Dr. Almeida (Canavieiras); Moacyr Leite (Uruçuca); Lero Cunha (Firmino Alves); além de demais representantes dos municípios que compõe o território.
SECOM

quarta-feira, 27 de março de 2019

MPF recomenda a comandos militares em todo o Brasil que se abstenham de comemorações ao golpe de Estado de 64

Orientação foi enviada nesta quarta-feira (27), em ação coordenada que reúne Procuradorias da República em pelo menos 18 estados, incluindo a Bahia

Na ilustração está a frase respeito à constituição e atrás da frase há uma mão segurando a constituição.
Foto Edilson Rodrigues -Agência Senado
Brigadas, grupamentos, comandos especiais, academias militares das forças armadas e outras unidades que integram Comandos Militares em todo o país receberam nesta quarta-feira (27) recomendação do Ministério Público Federal para que se abstenham de promover ou tomar parte de qualquer manifestação pública, em ambiente militar ou fardado, em comemoração ou homenagem ao período de exceção instalado a partir do golpe militar de 31 de março de 1964.
Em ação coordenada, que reúne Procuradorias da República em pelo menos 18 estados, o Ministério Público Federal também solicita às unidades militares a adoção de providências para que seus subordinados sigam essa orientação, e que sejam adotadas medidas para identificação de eventuais atos e de seus participantes – com fins de aplicação de punições disciplinares, bem como, comunicação ao MPF para a adoção das providências cabíveis.
A Recomendação aciona comandos militares de todas as regiões do país e estabelece prazo de 48 horas para que sejam informadas ao Ministério Público Federal  as medidas adotadas para o cumprimento das orientações ou as razões para o seu não acatamento.

No documento, as Procuradorias da República destacam que as Forças Armadas – constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica – são instituições nacionais permanentes e regulares, destinadas à defesa da Pátria e à garantia dos poderes constitucionais, não devendo tomar parte em disputas ou manifestações políticas, em respeito ao princípio democrático e ao pluralismo de ideias que regem o Estado brasileiro. 

“A homenagem por servidores civis e militares, no exercício de suas funções, ao período histórico no qual houve supressão de direitos e da democracia viola a Constituição Federal, que repudia o crime de tortura e prevê como crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático”.

De acordo com o Ministério Público Federal, após a promulgação da Constituição de 1988, o Estado brasileiro – por diversas oportunidades e por seus poderes constitucionalmente instituídos – reconheceu a ausência de democracia, e o cometimento de graves violações aos direitos humanos pelo regime iniciado em 31 de março de 1964.

O documento destaca que as próprias Forças Armadas admitiram – em 19/09/2014, por meio do Ofício nº 10944, do Ministro de Estado da Defesa – a existência de graves violações de direitos humanos durante o regime militar. O texto registra que os Comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica não questionam as conclusões da Comissão Nacional da Verdade, por não disporem de “elementos que sirvam de fundamento para contestar os atos formais de reconhecimento da responsabilidade do Estado brasileiro” por aquelas práticas.

A Recomendação ressalta que o presidente da República se submete à Constituição Federal e às leis vigentes, não possuindo o poder discricionário de desconsiderar todos os dispositivos legais que reconhecem o regime iniciado em 31 de março de 1964 como antidemocrático.

“O dever do Estado Brasileiro é não só o de reparar os danos sofridos por vítimas de abusos estatais no mencionado período, mas também de não infligir a elas novos sofrimentos, o que é certamente ocasionado por uma comemoração oficial do início de um regime que praticou graves violações aos direitos humanos”, reforça o texto.

Outras experiências – No comunicado aos Comandos Militares, o Ministério Público Federal destaca que países que passaram por experiências históricas semelhantes ao Brasil se esforçam para consolidar a democracia – com repúdio à relativização dos fatos ocorridos em seus regimes autoritários.

Entre os exemplos, está o da República do Chile, cuja democracia foi restabelecida após cerca de 20 anos de governo militar. O país não apenas reconheceu a ocorrência de violações sistemáticas a direitos humanos pelo Estado daquele período, como repudia declarações públicas de autoridades civis e militares em defesa da ditadura militar ou de seus agentes.

“O Exército do Chile expulsou, no ano de 2006, o capitão Augusto Pinochet Molina, após discurso defendendo o golpe de estado de 11 de setembro de 1973, e, mais recentemente, em 2018, destituiu diretor de Escola Militar, coronel Germán Villarroel Opazo, por homenagem a sequestrador da ditadura. Ainda em 2018, o ministro de estado Mauricio Rojas foi demitido pelo presidente da República, por questionar os fatos históricos expostos em museu que retrata a ditadura militar daquele país”, aponta o MPF.

Coerência com a exigência de democracia em outros países – Para o Ministério Público Federal, a exigência de respeito à democracia em outros países do continente não é condizente com homenagens a período histórico de supressão da democracia no Brasil. O órgão ressalta que a obrigação internacional assumida pelo Estado Brasileiro de promover e defender a democracia deve ser efetiva, inclusive pela valorização do regime democrático e repúdio a formas autoritárias de governo.

“Em 2018, o Brasil e os Estados Unidos defenderam a suspensão da Venezuela da Organização dos Estados Americanos, em razão de violação aos preceitos da Carta Democrática Interamericana. Do mesmo modo, em janeiro deste ano, o Brasil, representado por seu presidente da República, assinou com outros países do continente a Declaração do Grupo de Lima, por meio da qual exigem o restabelecimento da democracia na Venezuela”.

A Recomendação aos Comandos Militares cita os regulamentos disciplinares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, que estabelecem como contravenções disciplinares ou transgressão militar manifestar-se publicamente a respeito de assuntos políticos, bem como tomar parte, fardado, em manifestações de caráter político-partidário. 

No texto, o Ministério Público Federal ressalta ainda que a Lei 8.429/1992 determina que constitui improbidade administrativa a prática de ato que atente contra os princípios da administração pública da moralidade, da legalidade e da lealdade às instituições, e notadamente a prática de ato visando a fim proibido em lei, regulamento ou diverso daquele previsto. De acordo com a legislação, os autores – seja civil ou militar – estão sujeitos à pena de perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e multa civil de até cem vezes o valor da remuneração.
Na Bahia, o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), Gabriel Pimenta Alves, expediu, nesta quarta-feira, 27 de março, recomendações para o Comandante da 6ª Região Militar, para o Comandante da Base Aérea de Salvador e para o Comandante do 2º Distrito Naval. Confira a íntegra das recomendações.
Com informação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão
Assessoria de Comunicação e Informação
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC)
Ministério Público Federal
(61) 3105 6083
http://pfdc.pgr.mpf.mp.br
twitter.com/pfdc_mpf

Marão comemora resultado de licitação para duplicação da rodovia Itabuna-Ilhéus


BR415 Ilhéus-Itabuna.foto Blog Pimenta

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão), festejou nesta quarta-feira (27) a divulgação do resultado da licitação para elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, demandas ambientais e da execução das obras de implantação e duplicação da BR-415-BA, trecho Itabuna-Ilhéus, chamada rodovia Jorge Amado. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, na edição do último dia 26 de março.
Marão ressaltou que este é o resultado da união de uma das regiões mais importantes da Bahia e que a obra mudará a realidade de quase meio milhão de pessoas que vivem em Ilhéus, Itabuna e demais municípios da região. “É a realização de um antigo sonho para todos nós e a comprovação da importância do esforço conjunto dos gestores e da comunidade”, enfatizou o prefeito.
A empresa vencedora do pregão eletrônico, na modalidade menor preço, foi a Jds Engenharia e Consultoria Ltda, que receberá o valor de R$ 4,4 milhões pelos serviços. “Para nós, em Ilhéus, esta é uma notícia maravilhosa, que se soma ao volume de investimentos do Governo do Estado em obras estruturantes, como a nova ponte que ligará o centro da cidade à zona sul, prevista para inaugurar em agosto deste ano”, destacou Marão, que mantém uma sólida relação de parceria política e administrativa com o governador Rui Costa.
O prefeito de Ilhéus também enfatizou a importância da obra para a economia, turismo e educação das duas maiores cidades do Sul da Bahia. “Vai trazer geração de emprego e renda, acessibilidade, fortalecimento do turismo, da agricultura, da educação e de outras áreas importantes para quem vive aqui, um momento histórico”.
Secretaria de Comunicação Social - SECOM.

sexta-feira, 22 de março de 2019

Chuvas e paralisação nacional suspendem aulas em Ilhéus nesta quinta e sexta (21 e 22)

Sala de Aula do IME. Foto Rodrigo Macedo

Escola Pinóquio - Foto Clodoaldo Ribeiro

As aulas nas escolas públicas da rede municipal foram suspensas ontem quinta-feira (21), devido às chuvas fortes que começaram a cair na região sul da Bahia. A informação é da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Por sua vez, a Defesa Civil do município divulgou alerta à população para risco de deslizamentos de terras. Já na sexta-feira (22), trabalhadores em educação vão aderir à paralisação nacional contra a reforma da previdência, convocada pelas centrais sindicais.
Os educadores das redes municipal e estadual da cidade se unem a profissionais da educação de todo o país e outras categorias de trabalhadores para o dia de luta em defesa da Previdência. A PEC da reforma dificulta o acesso e reduz o valor dos benefícios ao estabelecer a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens, 62 para as mulheres e aumenta o tempo de contribuição de 15 para 20 anos, além de retirar da Constituição o sistema de Seguridade Social brasileiro.
Como ficam as regras – No caso dos docentes que comprovem tempo efetivo nas funções do magistério — seja na educação infantil, no ensino fundamental ou no nível médio — de forma exclusiva, a regra de transição vai exigir cinco anos a menos de contribuição em relação aos demais. Cinquenta e um anos de idade (mulher) ou 56 (homem) na data da promulgação da Emenda à Constituição. Soma da idade e do tempo de contribuição (incluindo frações) chegando a 81 pontos (mulher) e 91 pontos (homem) na data da promulgação da Emenda à Constituição.


Secretaria De Comunicação Social

quinta-feira, 21 de março de 2019

Teatro Municipal recebe copa de fisiculturismo e espetáculos infantis



O Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) é palco para diversas apresentações artísticas e culturais durante o ano. Até o final deste mês, traz para o público uma copa de fisiculturismo e mais dois espetáculos para encantar a criançada. No sábado (23), a Copa Ukazal de Fisiculturismo abre a programação, das 9 às 20 horas. O ingresso custa R$ 20,00 (inteira). E no último final de semana do mês, acontece o musical infantil “Peter Pan”, nos dias 30 e 31, às 17 horas.
Pela primeira vez em Ilhéus, a Copa Ukazal de Fisiculturismo nasce da proposta de socializar jovens e adultos, promover o espírito de competição, difundir o fisiculturismo na região e no âmbito nacional, dar visibilidade à cidade e fortalecer o destacando o turismo esportivo local. O evento contará com a participação grandes nomes do fisiculturismo mundial na mesa de arbitragem, entre eles o primeiro atleta com síndrome de Down do país, Thiago Pinto, que é filho de Ilhéus, e vem despontando no cenário nacional.
Peter Pan – Baseado no clássico de J.M. Barrie, o musical com direção e produção de Cristina Barretto, conta a história de Peter Pan, um menino que se recusa a crescer e enxerga a vida como uma grande aventura. Após perder sua sombra em Londres, no quarto de Wendy e seus irmãos, João e Miguel, Peter se vê obrigado a apresentar-se à moça, que se encanta em conhecer o protagonista de suas incríveis histórias. Considerado pela crítica como “a melhor produção de teatro para todas as idades”, Peter Pan é um grande espetáculo, um apelo ao sonho e a imaginação.
Os ingressos para o musical Peter Pan custam R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia). A casadinha custa R$ 50,00 e estão à venda na loja ETC & TAL, na Academia de Teatro CITM e na Loja Dyllamara Confecções.
Secretaria De Comunicação