Hoje comemoramos a liberdade de Leandro Soreano o "Lobão" que estava preso injustamente após uma ocupação de Terra na Faz Estrela Dalva. Na denúncia apresentada foram ocultados o processo de ocupação de Terra e colocaram como: assalto, cárcere privado e porte ilegal de armas ambas encontradas na sede da fazenda aonde mora a suposta vítima.
Houve nos meios de comunicação uma encenação sobre a idoneidade de Lobão, uma pai de família com 4 filhos e uma esposa grávida, pobre, preto, que nunca andou ou portou uma arma e estava na ocupação em busca de um pedaço de terra para sobreviver com sua família.
Claramente tentam desqualificar a luta pela terra e criminalizarem as lideranças com o objetivo de amedrontarem outros trabalhadores a lutarem por direito ao acesso a terra e confundir a opinião pública colocando os trabalhadores em luta como marginais.
Há também um despreparo das autoridades que conduzem os casos, que na maioria das denúncias, ou dos fatos que lhe "chegam" não ouvem os trabalhadores e enquadram a luta por terra, que embora é um direito dos trabalhadores, como crime e mandam os trabalhadores para os presídios como supostos criminosos e invasores, bandidos e palavras afins.
Os movimentos sociais comemoram hoje, mais essa liberdade desse trabalhador! E, repudia claramente o Estado Brasileiro e seus órgãos que negam o direito do acesso a terra e usa toda a estrutura possível para criminalizarem a luta ao invés de pressionarem o Estado a cumprirem a lei e fazer a Reforma Agrária, desapropriando as terras!
Os movimentos sociais clamam que a Justiça Brasileira ao invés de prenderem e criminalizar os trabalhadores devem acionarem e peticionarem o Estado Brasileiro em Fazer a Reforma Agrária, colocando assim, fim aos conflitos agrários que tem ceifados muitas vidas dos trabalhadores.
Não há Justiça ao Povo Brasileiro sem democratização do acesso à terra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário