quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Prefeito destaca atuação de Ângela Sousa em prol de Ilhéus

Deputada Ângela Sousa e prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre

A deputada estadual, Ângela Sousa (PSD) se despediu do legislativo baiano, em solenidade realizada na Assembleia, na quarta-feira (30) em Salvador. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre destacou a atuação de Ângela ao longo de três mandatos consecutivos. Para ele, a parlamentar construiu uma história de luta por Ilhéus junto aos governos estadual e federal, e colocou em prática projetos fundamentais para o desenvolvimento das cidades e melhoria de vida dos baianos.
“O município foi muito bem representado pela deputada Ângela Sousa. Cada mandato serviu como instrumento na defesa e fortalecimento da economia local e ainda ficará registrado como uma das parlamentares que mais lutou por essa região. Nosso maior agradecimento é reconhecer seu esforço e comprometimento em fazer de seu ofício, um mandato para o povo”, sublinhou. 
Mário Alexandre lembrou de ações viabilizadas pela deputada em parceria com o Governo do Estado e o reforço dos pedidos do município aos órgãos competentes. “Entre tantas realizações, o apoio às comunidades rurais, como a ampliação do Programa Luz para Todos, apoio à agricultura familiar, abastecimento de água no interior, melhoria das estradas, construção de pontes e unidades escolares”, acrescentou.
Em seu discurso, a deputada prestou contas da sua atuação e se emocionou ao citar um trecho da Bíblia: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”. E completou. “Sigo com o coração cheio de gratidão e muita alegria pelos 12 anos que estive nesta Casa, como legítima representante dos interesses do povo baiano. Agradeço a Deus pela permissão que me foi dada no exercício da nobre missão de ser porta-voz das famílias”, disse Ângela Sousa.
Defesas – Desde que chegou na Casa em 2007, Ângela Sousa aperfeiçoou e defendeu políticas públicas e sociais relevantes à população. Se empenhou nas tratativas das obras da Ferrovia Oeste-Leste, implantação do Porto Sul, obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora para mulheres vítimas de agressão física, garantia do “teste do olhinho” em maternidades e hospitais da rede pública e privada do Estado.  
Em sua trajetória de lutas em prol de Ilhéus, Ângela Sousa destinou ainda mais de um terço de suas emendas impositivas ao município. Os investimentos garantiram aquisição de ônibus escolar, pavimentação de drenagem de ruas, equipamentos de unidades básicas de saúde e ambulância.
Outras conquistas – Construção do Departamento de Polícia Técnica (DPT), iluminação de ruas no bairro Teotônio Vilela, retomada das obras de revitalização do bairro Nossa Senhora da Vitória, construção da ponte do Repartimento; recuperação da BR-251 / trecho Ilhéus-Buerarema, luta em prol da duplicação da BR-415 / trecho Ilhéus-Itabuna.
Entre outras realizações, a reforma da central de abastecimento da Urbis, iluminação pública da rodoviária até o Hospital Regional Costa do Cacau, pavimentação de ruas no Banco Vitória, além da indicação para a nova ponte que vai ligar o centro ao bairro do Pontal junto à Secretária de Infraestrutura do Estado que está em fase de conclusão.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Ilhéus realiza duas festas para Iemanjá no dia 2 de fevereiro



A programação da festa de Iemanjá no sábado (2) acontecem em dois lugares em Ilhéus, na Maramata (Nova Brasília), das 8 às 19 horas e na Avenida Litorânea Norte no (Malhado), das 8 às 22 horas. 

O festejo é um dos mais populares do ano e atrai moradores, religiosos de matriz africana e turistas. Os dois eventos são organizados pelos terreiros de candomblé, em parceria com as Secretarias Municipais de Turismo e Esporte (Setur) e de Cultura (Secult), que buscam fortalecer as manifestações tradicionais culturais e religiosas do município.

A “alvorada de fogos” saúda o dia de Iemanjá nas primeiras horas do amanhecer. A partir das 8 horas, no caramanchão, estrutura montada para receber as oferendas, próximo a Universidade do Mar e da Mata (Maramata), na Nova Brasília, reúnem-se adeptos do candomblé para homenagens à divindade. Cânticos em louvor ao orixá, apresentação de grupos de samba de roda e capoeira, como o Samba de Treita, rezas e banhos de água de cheiro são realizados ao longo do dia. O encerramento culmina com a procissão marítima, quando diversas embarcações saem para entregar as oferendas, em alto mar.

No bairro do Malhado, as comemorações são realizadas na Avenida Luiz Eduardo Magalhães (Litorânea Norte), especificamente nas proximidades da “Escultura da Sereia”. Em meio ao ritual, os adeptos da religião de matriz africana dançam, rezam e benzem com água de cheiro, devotos e turistas. Durante a tarde, a partir das 15 horas, grupos musicais afros se revezam com as apresentações de bandas locais no minitrio elétrico. Ao fim da tarde, o cortejo leva as oferendas e a imagem do orixá até a embarcação, que seguirá rumo ao alto mar.

Crença - Iemanjá vem de uma expressão Iorubá que significa ‘Mãe cujos filhos são peixesEm seu culto original, Iemanjá é associada aos rios, fertilidade, maternidade, ao começo do mundo e a continuidade da vida.É um orixá muito respeitado e cultuado. Conhecida como “mãe das águas” é a padroeira dos pescadores, representada sob a forma de uma sereia, com longos cabelos soltos ao vento, chamada de Janaína ou Rainha do Mar.

Ascom

5ª etapa do Circuito Baiano de Equiprovas movimenta Ilhéus neste fim de semana



A 5ª etapa do Circuito Baiano de Equiprovas abre o calendário 2019 e traz a Ilhéus criadores, proprietários, competidores, treinadores e amantes dessa prática esportiva, no próximo final de semana, dias 2 e 3 de fevereiro. O evento será realizado no Parque de Exposições, situado no litoral sul da cidade, à margem da rodovia BA-001, e prevê premiação de 10 mil reais.
A etapa de Ilhéus, segundo os organizadores, é uma das mais esperadas do circuito, por conta da mistura de praia, verão e disputa por prêmios e títulos. O evento no litoral é um diferencial e marca a estreia das mulheres, que disputarão o prêmio de 2.500 reais, na categoria feminino.
Os atrativos naturais e históricos de Ilhéus atraem não apenas um número maior de competidores, mas também de familiares e amigos, que aproveitam a competição para desfrutar de dias à beira-mar. O evento, assim, contribui para o incremento da economia e turismo locais.
Secretaria de Comunicação

Governo da Bahia comete grave erro fechando inspetoria da Secretaria da Fazenda em Ilhéus


deputado estadual eleito Hilton Coelho (PSOL)


O deputado estadual eleito Hilton Coelho (PSOL) classifica como “um ataque a Canavieira, Ibirapitanga, Ilhéus, Itacaré, Maraú, Ubaitaba, Una e Uruçuca, o fechamento da Inspetoria da Fazenda em Ilhéus (Infaz). A ação do governador Rui Costa (PT) é um grave erro que precisa ser corrigido. Em contato com Jorge Luiz Santos, presidente do PSOL Ilhéus e ex-candidato a prefeito da cidade, nos comprometemos acompanhar de perto a situação e atuar para impedir este absurdo”.

O parlamentar entende que nada justifica o fechamento da Infaz.  “Há um enorme potencial econômico e a manutenção da Infaz é fundamental. Setores econômicos do município reclamam, pois agora terão que se deslocar a Itabuna para resolver suas demandas. Vale ressaltar que Ilhéus foi a inspetoria pioneira da Sefaz no interior da Bahia. Nos tempos áureos da cacauicultura, o município chegou a representar 30% de toda arrecadação da Bahia. Nos últimos anos, a cidade vem recuperando sua importância econômica, com forte investimento nas áreas de agricultura, indústria, turismo e comércio”.

Hilton Coelho classifica como “mais uma atitude açodada e antidemocrática o fechamento da Inspetoria. A correria do governador Rui Costa em Ilhéus deve ser a de caranguejo. Corre para trás. Várias cidades foram vitimadas pelo fechamento de Inspetorias. Fazendários, prefeitos e até empresários alertam que as sedes que perderão a inspetoria podem sofrer impacto negativo em termos de repasses do ICMS. Por exemplo, Ilhéus e Santo Antônio de Jesus, que agora ficarão vinculados às Infaz de Itabuna e Cruz das Almas, são cidades que possuem uma economia pujante e terão sua importância relativa diminuída, uma vez que a fiscalização, com o fechamento da Infaz, tende a se fragilizar, pois o monitoramento do fisco será menor. O resultado é direto na repartição do bolo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias a ser repassado”.

O legislador conclui reafirmando que “o fechamento da Infaz Ilhéus se deu sem planejamento adequado e sem ciência prévia dos funcionários diretamente afetados. A medida foi adotada sem diálogo com entidades de representação de industriários, empresários, comerciantes, lojistas, dentre outros órgãos de classe e organizações da sociedade civil. Os fazendários afirmam que a arrecadação fiscal de Ilhéus é enorme e a interrupção das atividades da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia em Ilhéus ocorreu em evidente prejuízo aos interesses da cidade. Tomaremos medidas imediatas assim que a atual legislatura se iniciar para junto com os setores ilheenses afetados agir para corrigir este erro injustificável”.

*Ascom – 29 de janeiro de 2019.
Carlos Alberto Carlão de Oliveira - Fenaj-MTE (BA) 1317 
Assessoria de Imprensa - Telefone: (71) 99204-3854 
*Para mais informações favor entrar em contato com Hilton Coelho através do telefone nº 98800-9317.

SDS promove festa para beneficiários de programas sociais e comunidade



 A programação atende públicos dos programas sociais da SDS 
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizará o Social Fest, ação que comemora a III Colônia de Férias na cidade.  O evento acontecerá na próxima sexta-feira (1°), das 15 às 19 horas, na Avenida Soares Lopes. O ponto de concentração será no Centro de Convenções.
O objetivo do evento é oferecer atividades socioeducativas, lazer e diversão para os beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dentre eles crianças, adolescentes, mulheres e idosos referenciados nos cinco Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e abrigos de Ilhéus.
A comunidade participará de diversas atividades lúdicas, dinâmicas e jogos recreativos, além de esportes como futebol, vôlei, handebol, basquete e baleado e passeios culturais. Na programação, estão incluídos também sessões de cinema e teatro, oficinas de pintura, entre outras atividades que serão administradas pela equipe de profissionais capacitados da SDS.
O secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, considera o Social Fest como um momento maravilhoso para Ilhéus. “A Bahia é a terra da alegria e precisamos oferecer qualidade de vida ao nosso povo. Depois de proporcionarmos um Dia das Crianças inesquecível para milhares de crianças, faremos uma ação para toda família”, enfatizou o gestor.
A estimativa da SDS é que cerca de duas mil pessoas compartilhem das atividades. Para participar, a pessoa deve ser beneficiária do programa Bolsa Família e referenciado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O Social Fest é um evento em conjunto com os programas e serviços do Serviço Único de Assistência Social (SUAS), vinculados à SDS, como o SCFV, Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Criança Feliz (CF), CRAS e abrigos do município de Ilhéus.
Secretaria de Comunicação Social - Secom

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Jornada Pedagógica de Ilhéus discute currículo, identidades, diversidades e contextos


Com a participação de todos os profissionais da rede municipal de ensino, representados em suas 53 unidades escolares, a Secretaria de Educação de Ilhéus promove a Jornada Pedagógica 2019, dias 1º, 4 e 5 de fevereiro. O encontro marca a abertura do ano letivo no município e discutirá o tema central “Currículo: Identidades, Diversidades e Contextos”.
Na sexta-feira (1º) e segunda-feira (4), a Jornada Pedagógica será realizada nas unidades escolares. No dia 5, acontecem os debates e palestras no Centro de Convenções e em vários auditórios da cidade. Serão oferecidos minicursos, de acordo com cada modalidade de ensino. A programação foi elaborada com o objetivo de possibilitar a troca de experiências sobre ensinar e aprender de forma coletiva, fortalecendo assim o processo educativo e suas responsabilidades.
Além dos professores, participam das atividades orientadores, supervisores, diretores, vice-diretores, secretários e demais profissionais, não docentes, e membros dos Conselhos de Educação. O encerramento da programação, no dia 5, será marcado por momento cultural, participação do GAP (Grupo de Amigos da Praia) e David Ohara, professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
As palestras e debates serão realizados no dia 5, pela manhã, em diferentes locais da cidade, com credenciamento a partir das 7h40. Professores da Educação Infantil discutem o tema “As 10 competências gerais da BNCC e a prática docente”, no Teatro Municipal de Ilhéus. Professores dos Anos Iniciais e EJA I, o tema “Avaliação por habilidades e competências”, no auditório principal no Centro de Convenções. Professores dos Anos Finais e EJA II, debatem “A BNCC e os desdobramentos na prática pedagógica docente”, na Faculdade Madre Thaís e profissionais não docentes participam das discussões sobre “O papel dos não docentes no espaço escolar”, também no Centro de Convenções.
 SECOM

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Mudança da Secretaria de Saúde vai gerar economia e melhorar atendimento à população



Redução de custos e melhoria do acesso aos serviços pela população são os principais objetivos da mudança da sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que passa a funcionar em novo endereço, na Rua Araújo Pinho, nº 7, centro, antigo prédio da Embratel, a partir da próxima segunda feira (28).
Segundo o secretário municipal de saúde, Geraldo Magela, a troca de endereço será benéfica em vários sentidos, principalmente por facilitar a mobilidade da comunidade que necessita dos serviços oferecidos pela Sesau. Magela explica que a antiga sede, no bairro Pontal, não comportava todos os setores existentes na pasta.
O secretário enfatiza a dificuldade da população para se locomover para várias partes da cidade, a fim de resolver suas demandas de saúde. “Isso muda com o novo espaço, que possui quatro andares, todos disponíveis para o funcionamento dos vários setores da nossa secretaria”, destaca Magela.
A redução de custos também foi preponderante para a mudança de endereço da sede da Sesau. Segundo o secretário Geraldo Magela, a economia com o aluguel do novo imóvel, é de aproximadamente 60 mil reais mensais, o que totaliza uma redução de quase 700 mil no ano com despesas de aluguel.
Ascom 

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Prefeitura interdita acesso do centro para a Av. Princesa Isabel para serviços de manutenção




A Prefeitura de Ilhéus direcionou equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), nesta terça-feira (22), para recuperar o trecho danificado no entroncamento entre as Avenidas Princesa Isabel e Coronel Misael Tavares. Para garantir a segurança da população e dos servidores municipais que trabalham no local, agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Mobilidade (Sutram) interditaram o tráfego de veículos na Misael Tavares, sentido centro x Princesa Isabel, até que a obra seja concluída.
Segundo o diretor municipal de Obras, Gunnar Rios, a Avenida Misael Tavares está incluída no cronograma do programa Asfalto Legal, que foi reiniciado neste final de semana, para a conclusão da primeira etapa da recuperação asfáltica inédita que a Prefeitura de Ilhéus está executando, com recursos liberados pelo Governo do Estado. O programa assegura a recuperação asfáltica de 17 quilômetros de ruas e avenidas nos principais eixos de mobilidade urbana da cidade, e inclui a substituição total das camadas de asfalto, recuperação das redes de drenagem, sinalização horizontal e vertical.
Secretaria de Comunicação Social

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

IPTU 2019 de Ilhéus poderá ser pago com 15% de desconto




Nos últimos dois anos, Ilhéus vem recebendo um volume significativo de investimentos, programas e ações que melhoram a infraestrutura urbana, amplia a mobilidade no trânsito e garante serviços mais eficientes de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo e cultura. A fim de manter o ritmo veloz das transformações, o Município investe também na eficiência da gestão pública, com objetivo de captar mais recursos com órgãos federais e estaduais e aumentar a arrecadação, por meio dos impostos municipais como o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).
Nesse sentido, a Prefeitura de Ilhéus já disponibilizou os carnês do IPTU 2019, que podem ser retirados no setor de Tributos, das 12 às 18 horas, localizadono térreo do Palácio Paranaguá, centro histórico da cidade. O contribuinte ilheense pode pagar o tributo com 15% de desconto. Os carnês também estão disponíveis no portal oficial do Município (link://bit.ly/2FwZPcM ouhttp://www.ilheus.ba.gov.br) Para acessar o carnê eletrônico, o usuário precisa preencher um formulário, informando dados pessoais e do imóvel.
Através do IPTU, a Prefeitura garante a manutenção de ruas, iluminação pública, reforma de escolas e postos médicos, melhorias das estradas vicinais, aquisição de maquinário e ambulâncias, entre outros investimentos. Segundo o gerente municipal de Administração Tributária, Adriano Sales, a Prefeitura de Ilhéus implantou um novo sistema de arrecadação fiscal eletrônica municipal, que garante agilidade e mais qualidade para os serviços prestados ao contribuinte.
A apuração do valor do IPTU é realizada a partir dos dados do imóvel constantes do cadastro da Secretaria Municipal da Fazenda (área do terreno, área construída, idade da construção), utilizando a metodologia e os parâmetros estabelecidos em lei e suas atualizações.
 Secretaria de Comunicação Social

Cidade Limpa - Ilhéus intensifica serviços de coleta de lixo




Visando estabelecer uma conduta educativa e preservativa, a Prefeitura de Ilhéus tem intensificado os serviços de limpeza pública na cidade. Da zona norte ao sul, passando pelo centro urbano, o governo municipal conta com a ação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb). Os serviços atendem, em média, 27 bairros e 11 distritos. Na temporada de verão, são recolhidas cerca de 350 toneladas de lixo todos os dias.
O desabastecimento gerado nas últimas semanas comprometeu a coleta de lixo, o que, infelizmente, causou inúmeras reclamações por parte da população. Ciente da complexidade da situação, o Município enfrentou o problema de frente e disponibilizou equipes munidas de máquinas, caçambas e caminhões para a realização dos serviços de limpeza, com recolhimento de entulhos, capina e varrição.
Os serviços foram intensificados nos bairros Alto da Conquista, Praça Cairu, Avenidas Princesa Isabel, Itabuna, Esperança, e também no Parque Infantil, Barra, Jardim Savóia, Iguape, Novo Ilhéus, Basílio, Malhado (feira), Alto do Cacau e Alto do Coqueiro. O mutirão da limpeza foi feito ainda no Pontal, Nova Brasília, Hernani Sá, Nossa Senhora das Vitórias, Nelson Costa, Orla Sul e bairro São Francisco.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Hermano Fahning, salienta que é preciso repensar ações, principalmente em relação à grande quantidade de lixo descartado em locais impróprios, prejudicando o meio ambiente. “É necessário que a população também contribua, descartando seu lixo em sacos adequados, que deverão ser colocados em lixeiras, e não no chão, evitando assim possíveis transtornos provocados por animais de rua e por água da chuva”, enfatiza.
Educação e consciência – Fahning diz ainda que há um imenso trabalho a ser feito na educação da população. “Não só com relação à seleção e descarte de cada tipo de lixo no lugar e na hora certa. A quantidade de resíduos gerados por cada indivíduo, obviamente, é de responsabilidade de todos, indistintamente”, conclui.

Secretaria de Comunicação de Ilhéus (SECOM).
Telefone:(73) 3234-4473/4468/4469

domingo, 13 de janeiro de 2019

Prefeitura acelera obras de pavimentação do Projeto Orla Sul



Obras do Projeto Orla Sul. Foto - Rodrigo Macedo 
“Estamos em ritmo acelerado”. Assim, foi definido o andamento das obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Ilhéus na Zona Sul da cidade, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito. Segundo o secretário da pasta, Átila Docio, que vistoriou os serviços na tarde de quarta-feira (9), a urbanização do Projeto Orla Sul, ganhou celeridade após a solução de questões técnicas que paralisaram temporariamente os serviços.
O projeto de urbanização da área inclui serviços de drenagem, pavimentação, construção de passeios, ciclovia, paisagismo e novo sistema de iluminação com lâmpadas de led. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando um visual mais bonito, além de favorecer o desenvolvimento da região e dos empreendimentos turísticos.
Quem transita ou reside no trecho onde os trabalhos estão sendo executados, pode perceber as mudanças significativas no lugar. “Nós, moradores da localidade, estamos felizes com o progresso que vem acontecendo na zona sul. Há 25 anos, eu era a única moradora no local (proximidades da Faculdade de Ilhéus), e aqui era só mato. Hoje, graças a Deus, todos podem ver o quanto já tem melhorado”, comemora a moradora Nilda Maria.
Obras - As obras envolvem a urbanização de dois quilômetros das vias marginais no início da rodovia Ilhéus-Olivença, a Avenida Tancredo Neves, desde o bairro São Francisco até o condomínio Ceplus. “Conseguimos administrar os canteiros, com a empresa Metafísica junto à Caixa Econômica, benfeitoria essa que não estava prevista, mas iremos requalificar toda essa área”, garante o secretário Átila. Os recursos para a realização das obras foram desbloqueados após a posse do prefeito Mário Alexandre, em 2017.
Segundo Átila Docio, o município está prestes a concluir a obra. “A primeira etapa foi a pavimentação com piso intertravado de concreto. Agora estamos na segunda etapa, com a pavimentação em asfalto, e chegando a 54% da obra total. Teremos, até fevereiro, todo o asfalto desta segunda etapa executado”, concluiu o secretário.
Secretaria de Comunicação Social