sábado, 12 de janeiro de 2019

Sapetinga: o pôr do sol mais famoso do sul da Bahia

 Sapetinga Foto Lucas França 
 Sapetinga Foto Lucas França 
Sapetinga foto Lucivan
O pôr do sol dá show todos os dias em Ilhéus, mas é no verão que o céu chama a atenção pelo colorido especial. Os tons de amarelo, alaranjado e rosado podem ser vistos de vários pontos da cidade, deixando ainda mais belo o espetáculo sobre o Rio Santana. Por isso, jovens, adultos, crianças e idosos, frequentam a pitoresca baía da Sapetinga, no Pontal, que virou ponto de encontro para os amantes da natureza e de aclamação ao sol, além de reunir uma galera que toca violão para dar aquele clima especial.
Essa junção de música, arte e gastronomia tem dado mais vida ao paraíso e trazido pessoas como Renato Callefi e Raquel Bortoloti, casal vindo de São Paulo. “Nessa parte da natureza, mar, rios e lagos aqui em Ilhéus tudo fica mais bonito”, declarou. Morando há pouco mais de seis meses no bairro, o tatuador Raffa Lima e a fotógrafa Beatriz Vitória já esbanjam amor pelo local. “Aqui é o nosso escritório e um ambiente perfeito para inspiração, por isso cantamos esse lugar”, revelam.
O local preserva um acervo histórico valioso de biodiversidade para a região, e por isso é sempre o ponto de encontro de diferentes públicos e de preferências diversas, que vão desde um bate papo com os amigos, até à prática de atividades físicas. O espaço é procurado por moradores e turistas todos os dias da semana. Outro atrativo do local é a iluminação noturna, que garante movimento mesmo depois que o sol se põe.
Junto com um grupo de amigos, a adolescente Emmily, declarou: “O pôr do sol daqui é lindo e bastante agradável. Tem banquinho, gramado para piqueniques, enfim o lugar mais incrível da área do Pontal”. Para outras pessoas, já é uma atividade rotineira e que revigora as energias, como afirma a aposentada Genice Paranhos, 66 anos. “Todas as vezes, saio daqui diferente de como cheguei. Fica um pouquinho de mim e levo um pouquinho daqui”, expressa.
O ritual de bater palmas para o pôr do sol acontece também em muitos lugares do Brasil, como no Farol da Barra em Salvador, no Arpoador e na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. O fim de tarde na enseada Sapetinga inspira. Seja um banho à beira rio, um passeio de barco, caiaque, stand up paddle ou jetsky, o que vale mesmo é contemplar a paisagem formada por manguezais. Quando o astro rei se põe no local é como se ele estivesse dizendo: “não é um adeus, apenas um até logo - quem sabe a gente se vê amanhã”.
Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário