sábado, 25 de fevereiro de 2017

Rui começa fevereiro focando obras e serviços no interior da Bahia


Até o próximo sábado (11) o Governador Rui Costa tem vários compromissos em sua agenda nesse início do mês de fevereiro na capital e no interior, com maior intensidade. Nesta terça-feira, (07) às 14h, Rui recebe no Gabinete da Governadoria em visita de cortesia, o Cônsul Daniel Kunz do Consulado da Suiça. 

Na quarta-feira (8) das 08h30 as 10h30, o governador participa da abertura do ano letivo 2017 no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, conhecido por Escola Parque, no bairro da Caixa D’água. O evento será transmitido através da TVE Bahia e pela internet através do site www.tve.ba.gov.br.

Na quinta-feira (9),das 09h30 e 11h30, Rui cumpre agenda em Vera Cruz e inaugura a restauração em 16,70 km em asfalto e paralelepípedos nas passagens urbanas de Cacha Pregos. O governador também assina autorização à Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) de Edital da licitação para restauração e pavimentação da BA 001 nos trechos de acesso a Baiacu e Cacha Pregos. Ainda na agenda, entrega de duas viaturas para a Polícia Civil, beneficiando os municípios de Maragojipe e Nazaré.

Na sexta-feira (10), das 9h30 às 11h30, Rui Costa visita o município de Alcobaça e entrega viaturas da Polícia Militar e Civil para as cidades de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Mucuri e Prado.  Ainda em Alcobaça, o governador também autoriza a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural) e a CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação regional) para celebrarem seis convênios no setor do Programa Bahia Produtiva na cultura de bois, cabras e abelhas.

Já no sábado (11), a partir das 09h30, Rui marca presença no município de Ruy Barbosa e assina a autorização para a SDR/CAR celebrarem quatro convênios do Programa Bahia Produtiva na cultura de bois, peixes e abelhas, além da área socioambiental. Ainda em Ruy Barbosa, o Governador faz entrega de viaturas para a Polícia Civil, beneficiando os municípios de Pintadas, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Macajuba, Milagres, Utinga, Wagner, Itaberaba e Ipirá.

Assesoria de Imprensa
Edmundo Filho

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Surpresa Prevista


 Nesta semana, quem perguntou aos policiais militares do Brasil o que eles pensavam sobre os eventos em Vitória (ES), provavelmente ouviu como resposta a expressão: “é um aviso”; e a explicação: “o que acontece ali pode se espalhar por todo o país”; e ainda: “não podemos aceitar o atraso de salários, nem a perda de direitos em nossas aposentadorias”.
Para eles, foi lembrado que diante do esgotamento das finanças estatais, do aumento na esperança de vida e da queda na taxa de natalidade, não é mais possível manter antigos direitos que se transformam em privilégios dos adultos de hoje contra os brasileiros do futuro. Mas o parlamentar que lembrou isto aos PMs, ouviu uma sugestão: “cortem primeiro os privilégios dos parlamentares, juízes e altos funcionários, os altos salários, o valor das verbas indenizatórias, carro oficial, seguro de saúde ilimitado, ajudas de aluguel mesmo morando na cidade; cortem isto e depois conversamos sobre nossos privilégios". Quando ouviu que essa medida economizaria muito pouco, ele retrucou: “É porque vocês não percebem o exemplo e o respeito que teriam se fizessem isso”.
Foi isto que escutei e também: "talvez sejam necessários ajustes para equilibrar as irresponsabilidades fiscais dos últimos anos e fazer reformas que equilibrem gastos e receitas. E por que não começar cobrando mais impostos dos mais ricos e menos dos mais pobres; taxando as grandes fortunas; suspendendo as mordomias no setor público e impedindo que no setor privado elas sejam pagas com recursos públicos; iniciando a austeridade por aqueles que provocam desperdícios; por que não diminuir o gasto de quase um bilhão de reais por ano com fundo partidário; querem nos obrigar a trabalhar 45 anos para ter aposentadoria integral, então acabem com a aposentadoria integral e pelo teto para os outros”.
Quando lembrado que trabalhador armado não deve fazer greve, os PMs disseram: “então parem a fábrica de bandidos em que se transformou o Brasil e que armados estão nos assassinando”, “querem cumprir a Constituição sobre nós, mas por que o presidente do Senado não respeitou um mandato judicial do Supremo, ou por que a presidente da república foi cassada, mas não perdeu os direitos civis. Eu escutei: "parem de driblar a Constituição para beneficiar a vocês e aceitaremos que ela seja aplicada contra nós".
Todo encontro hoje nas ruas com o povo serve para sentir o humor da população. O brasileiro sente frustração com o clima de guerra civil, o excesso de privilégios e gastos, as obras inacabadas, o legado frustrado da Copa e das Olimpíadas, o roubo em forma de propinas e superfaturamentos. Mas ao mesmo tempo que se faz os ajustes fiscais, a pergunta é: por que continuamos com a mesma maneira de fazer política, repetindo o que criticávamos no passado. Há anos estão avisando e esperando, descontentes e descrentes, indignados e dispostos a romper as regras. Faz anos que o povo avisa e sugere. Por não os ouvir temos a estranha sensação de surpresa diante do fato anunciado e esperado: como na semana passada, em Vitória.
Por Cristovam Buarque
Senador da Republica 

DEPUTADO PROPÕE A GOVERNO CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO SUL DA BAHIA


Para atender a urgência da melhoria dos serviços públicos da região Sul da Bahia, o Deputado Estadual Augusto Castro propôs ao Governo do Estado a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia. O parlamentar elaborou minuta de Projeto de Lei sobre o tema, que foi protocolado nessa segunda-feira, 20/02, na Secretaria da Mesa da Assembleia Legislativa da Bahia.

O documento sugere a composição por agrupamento dos municípios de Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, São José Da Vitória e Uruçuca. São 13 ao total, tendo Itabuna por cidade pólo, como já instituído na Constituição do Estado. O parlamentar reconhece o desafio, mas acredita que a criação da RMS Sul da Bahia estimulará atividades econômicas, através da autonomia administrativa de recursos e planejamento de interesse comum da região cacaueira. “A criação da Região Metropolitana Sul demandaria um maior planejamento estratégico das ações governamentais, unificação de políticas públicas, renovação de equipamentos urbanos e elevação da qualidade de vida da população com a melhora nos serviços públicos”, argumentou.

A recente articulação de empresários da região nesse sentido confirma essa necessidade”, sinalizou o parlamentar. Essa semana empresários e representantes do Sebrae, CDL e Sindicom de Ilhéus, ACI de Ilhéus e Itabuna, Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Desenbahia, Fundação Regina Cunha criaram uma comissão para solicitar um estudo técnico para criação da RMS.

Em 2015, Augusto Castro já havia enviado a Indicação 20.927/2015 ao Governador tratando do mesmo tema.


A deselegância da Ceplac com Nazal e com Ilhéus


José Nazal

Crédito: Arquivo
A direção da Ceplac foi, no mínimo, deselegante com Ilhéus nas comemorações dos 60 anos da instituição. Designado pelo prefeito Mário Alexandre Sousa para, oficialmente, representar o município na solenidade, o vice-prefeito José Nazal foi desrespeitado pelo cerimonial.

Primeiro, é preciso lembrar que a Ceplac fica localizada em território ilheense o que, em qualquer cerimonial decente, o colocaria na lista das primeiras autoridades a compor a mesa dos trabalhos e a falar aos presentes. Hoje, Nazal foi um dos últimos a ser convidado. Mesmo assim, graças a um servidor mais atento que chamou a atenção e "lembrou" aos dirigentes da gafe que estaria se estabelecendo com a ausência da autoridade municipal na mesa principal. 

Em seguida, caberia à Nazal uma fala de cinco minutos. No entanto, pelo andar da hora, foi cancelado o seu pronunciamento, sem que, sequer, ele fosse avisado da mudança.

A deselegância foi tão grande que, depois, ofereceram-lhe a palavra, num momento já descontextualizado da solenidade, o que, naturalmente, foi dispensado pelo vice-prefeito de Ilhéus.

A Ceplac comemora 60 anos em um momento em que quase nada tem a comemorar. A instituição agoniza, sem apoio, sem recursos para pesquisa ou extensão. Hoje não passa de uma sigla que caminha em direção ao abismo sem força e parca de representação política.

Mas a sua pobreza de espírito não pode vencer as suas dificuldades nem deixar de reconhecer a contribuição de Ilhéus nesta sua trajetória.

E hoje, Ilhéus era Nazal presente à solenidade.
Postado por Jornal Bahia Online

VAMOS FERVER TUDO SALVADOR!!!


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Da Serie "Doutor, Preciso de Ajuda"

"Doutor, Preciso de Ajuda", Nesse local passam atravessam alunos das Escolas Municipais Barão de Macaúbas e Escola Municipal do Pontal - EMP, as condições que se encontra a faixa de pedestre é precária ou inexiste uma no local. É comum ver alunos entre outros tipos de pedestres atravessando ali correndo risco de serem atropelados, principalmente por motoqueiros que muitas vezes invadem pela faixa exclusiva por estar livre, aumentando o risco de atropelo desses pedestres. O povo não tem outra alternativa senão, "Doutor, Preciso de Ajuda" na sinaleira que interliga a Rua Benjamin Constant à Avenida Lomanto Junior, que não dispõem de faixa de pedestres para a travessia com segurança, enquanto a faixa não é disponibilizada, se faz necessário um agente de trânsito nos horários escolar. 










CIRCUITO DE XADREZ EM ILHEUS


Inscrição no local

Divulgação Wagner Santana

Da Serie "Doutor, Preciso de Ajuda"

Essa é a abertura da Serie "Doutor, Preciso de Ajuda", nessa serie começaremos mostrando as condições que se encontra um bueiro ou conhecido como Caixa de sarjeta, em frente a sinaleira que interliga a Rua Benjamin Constant à Avenida Lomanto Junior, ENTUPIDO, literalmente entupido, quando chove é um sufoco aos transeuntes, também ao pessoal que faz suas caminhadas matinal na Lomanto Junior, veículos passam banhando todos de água podre, sem a devida drenagem a mesma apodrece por vários dias no local. O povo não tem outra alternativa senão?

"Doutor, Preciso de Ajuda"








  Fotos - Avenida Lomanto Junior, Pontal, Imediações da Escola Barão de Macaúbas.


Rui pode perder partidos da base aliada em 2018 via articulação nacional

Rui pode perder partidos da base aliada em 2018 via articulação nacional
A mudança do comando do Palácio do Planalto, agora sob a tutela do PMDB, provocou uma reorganização das forças políticas de maneira que partidos que compõem a base aliada do governador Rui Costa (PT) podem ter um caminho diferente para a eleição em 2018. Pelo menos duas legendas, PP e PSD, aliadas desde a formação da chapa de Rui em 2014, integram a base de Michel Temer em Brasília e começam a dar sinais, no plano federal, de aproximação com oposicionistas do PT na Bahia. 

Emissários do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), virtual adversário de Rui, se reúnem com frequência com representantes das bancadas do PP e do PSD na Câmara dos Deputados para cortejar uma relação. Por enquanto, o quadro segue favorável ao governador, já que os diretórios nacionais dão liberdade para que interesses regionais sejam discutidos por cada direção estadual. 

Entretanto, o gargalo da disputa pela sucessão de Temer pode embaçar o relacionamento entre os caciques na Bahia. Para além de PP e PSD, outra legenda que integra a base de Rui e pode ter futuro decidido no plano federal é o PSB. A legenda, declarada independente em âmbito federal, pode aderir a um projeto que a aproxime do PSDB ou até mesmo seguir numa carreira solo, o que distanciaria a sigla da eventual permanência como apoio de Rui. Tanto que integrantes do partido mantêm laços, ainda que distantes, de aliados do prefeito de Salvador. O governador baiano deve, desde sempre, manter-se atento para as mobilizações nacionais, para evitar ser surpreendido no futuro.

Postado por http://rapazoi.blogspot.com.br/2017/02/rui-pode-perder-partidos-da-base-aliada.html

Prefeito Mário Alexandre comemora a realização do Ilhéus Folia




Camarotes - foto: Clodoaldo Ribeiro 

O carnaval antecipado Ilhéus Folia 2017 começou oficialmente na sexta-feira, 17, com o tema “Carnaval da Alegria” e a presença de um grande público, na maior animação, organização e paz. O prefeito Mário Alexandre, ao lado da primeira dama, Soane Galvão, e do vice-prefeito José Nazal, comemorou entusiasmado o sucesso e a tranquilidade no primeiro dia da festa. E agradeceu o apoio recebido do Governo do Estado da Bahia para garantir a realização do evento.

“Muito melhor do que a gente esperava. Como é bom ver o povo se divertir com alegria, com paz, as pessoas trabalhando, gerando emprego e renda para o município. Com ajuda do Governo do Estado, podemos fazer o resgate do carnaval de Ilhéus. Estamos no caminho certo, trazendo a alegria de volta para o nosso povo”, declarou Marão.

O prefeito recebeu autoridades, políticos e amigos no camarote oficial, a exemplo do secretário de Turismo do Estado da Bahia, José Alves Peixoto, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e a primeira dama Sandra, a deputada estadual Ângela Sousa, vereadores, secretários municipais e outros convidados. Antes de se dirigir ao camarote, Mário Alexandre foi conferir de perto a estrutura montada no corredor da folia.

Sob a coordenação da Secretaria de Turismo e Esportes, a infraestrutura na Avenida conta com um sistema de sonorização, iluminação, ornamentação, posto de atendimento médico, espaço de acessibilidade, barracas e serviço ambulante de bebidas e comidas e um esquema de segurança e trânsito.

Para o prefeito Mário Alexandre, “é um carnaval de alegria como Ilhéus e nossa região merecem. Precisamos mostrar o que nós somos para a Bahia e para o Brasil. Acho extremamente importante esse povo de Ilhéus que é tão receptivo e agora com um prefeito que o representa com muito amor que temos por essa terra.”

Organização – A infraestrutura montada para que todos os participantes possam brincar e se divertir na Avenida Soares Lopes foi um destaque no primeiro dia do Ilhéus Folia. Isso foi o que enfatizou o vice-prefeito José Nazal. “O bacana é a organização, a estrutura muito boa para atender ao povo. E espero que seja um carnaval de paz, para que possamos terminar os três dias com muita tranquilidade, com o povo gostando, se divertindo. É tempo de alegria, a cidade tá mudando sua cara, um povo alegre, ordeiro, feliz e recuperando a auto estima que merece ter”, declarou.

Outro destaque deste carnaval é o camarote da rádio Gabriela FM, na mesma estrutura do camarote oficial, que comemora 25 anos no ar com uma programação eclética. No espaço, localizado na praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, a emissora recebeu convidados, ouvintes  e o público em geral, estruturado com shows de bandas locais e DJS. Outro camarote montado na praça é o da própria  Igreja Católica, que faz campanha para arrecadar recursos que contribuam com a reforma da Igreja Matriz de São Jorge.

Secretaria de Comunicação Social - Secom

Som percussivo e coreografias marcam desfile de Blocos Afro no Ilhéus Folia

  



 O público presente no circuito do Ilhéus Folia 2017, no início da noite sábado, 18, segundo dia da festa, pode acompanhar a criatividade do som percussivo e das coreografias que embalaram o desfile dos blocos afro. A Avenida Soares Lopes ganhou brilho com a passagem do grupo Levada da Capoeira, tradicional agremiação do carnaval ilheense.

Coordenado pelo mestre Ramiro, a Levada desfilou com cerca de 60 componentes, de várias idades, em homenagem à cultura afro descendente. O bloco é composto, em maioria, por crianças praticantes de capoeira e da chamada ‘dança dos pauzinhos’. Mestre Ramiro destacou que o grupo tem atividades durante todo o ano e atende a 150 crianças de diversos bairros,com o auxílio do programa Mais Educação.

O desfile contou também com o bloco Guerreiros do Zulu, formado quase totalmente por moradores da comunidade do Alto Soledade, na zona norte da cidade. Com roda de capoeira e ala infantil, Guerreiros de Zulu apresentaram enredo de homenagem à paz.

O terceiro bloco afro que passou pela Avenida foi o Mini Congo, após descer o Outeiro de São Sebastião, onde fica a sede da entidade. Este ano, o Mini Congo homenageou os 70 anos do fundador do bloco, o professor Atanagildo Ribeiro, que inclusive participou de todo o desfile. Ele criou o bloco há 38 anos. O destaque foi a bateria de 60 componentes liderada pelo mestre Sandro Márcio.

Conselho – O desfile dos blocos afro foi acompanhado de perto pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nei Rodrigues. “É de suma importância a participação dos blocos afro no carnaval como forma de manter viva a tradição afro cultural descendente em nosso município”, declarou o militante negro.

Ele enfatizou, por outro lado, que “a gente continua lutando por uma política de fomento cultural que dê condições de construir um trabalho contínuo, que possibilite o aperfeiçoamento de nossas ações e que, assim, possamos contribuir de forma eficiente para a cultura afro, para a comunidade e com as festas populares.”

Secretaria de Comunicação Social –Secom

Alegria marcou o segundo dia do Ilhéus Folia




A alegria do folião foi tônica do segundo dia do carnaval antecipado, o Ilhéus Folia 2017. O público da noite de sábado superou a da sexta-feira e deixou a Avenida Soares Lopes, palco da folia, ainda mais colorida. O evento foi acompanhado pelo prefeito Mário Alexandre, e o vice, José Nazal Soub, que recepcionaram no camarote oficial o novo presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel, o deputado federal, Paulo Magalhães, e a deputada estadual, Ângela Sousa.

Prefeitos de diversos municípios da região prestigiaram o Ilhéus Folia como os de Itabuna, Fernando Gomes, de Buerarema, Vinícius Ibrainn,de Coaraci, Jadson Albano,de Uruçuca, Moacir Leite, ede Ibicuí, Marcos Galvão. O comandante geral da Polícia Militar na Bahia, Ancelmo Brandão, também compareceu à festa. Por volta das 20 horas, ele encontrou-se com a tropa da PM que atua no carnaval antecipado de Ilhéus e fez uma preleção para soldados e oficiais, na Biblioteca Municipal, localizada no circuito da festa.

No camarote e fora dele, todo o secretariado municipal participou da grande noite de festa popular.  O evento é uma realização da Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Turismo, e conta com o patrocínio do Governo da Bahia, através da Bahiatursa, órgão estadual ligado à Secretaria de Turismo do Estado.
Atrações - O público deu show a parte cantando e dançando ao som das atrações do sábado, 18, no circuito do Ilhéus Folia 2017. À tarde, os blocos pediram passagem e os foliões se divertiram muito com “As Curicas”, “Os Traíras” e “20 Comer”, além das bandas Jane Poeta e Cartão Postal.  A participação dos tradicionais blocos afro foi garantida e trouxe o ritmo diferente e o brilho especial para o carnaval antecipado, com destaque para a Levada da Capoeira, Guerreiros de Zulu e Mini Kongo.

O clima de descontração aumentou com os trios elétricos, que contou com as atrações Alana Lima e Banda, O Nippe, Tony Canabrava e Duas Medidas. Depois, o comando da emoção foi da Patchanka, seguido de Mil Verões, Liu Menezes, Trio da Huanna, Circuito Fechado e Filipe Scandurras. A festa avançou a madrugada e a população pode contar com o sistema de transporte público até às 3 horas nos três dias.

O circuito da folia, que compreendeu o trecho da Avenida Soares Lopes entre a Unimed e a praça da Catedral de São Sebastião, registrou recorde histórico de público, algo que não se via há muito no Carnaval de Ilhéus e que animou bastante os organizadores do evento.


Secretaria de Comunicação Social –Secom

Tradicionais blocos sem cordas levaram para o ‘Ilhéus Folia’ antigas músicas dos carnavais de clubes



Mesmo com a variação de ritmos, a exemplo de axé, pagode, arrocha e reggae, dentre outros estilos musicais, os blocos carnavalescos sem cordas e seguranças levam à Avenida Soares Lopes muita irreverência, cultura e animação. Formado tradicional por famílias e vizinhos que moram nos bairros do Malhado, Conquista, Nelson Costa, Hernani Sá (Urbis), Teotônio Vilela, Banco da Vitória, e outras localidades do município, o som de marchinhas que lembravam os antigos carnavais de clubes dos caretas dominou a festa antecipada ‘Ilhéus Folia’.

Uma das propostas dos mestres das bandas de marchinhas que dão vida aos músicos que tocam com instrumentos de sopro é resgatar os antigos carnavais. “No nosso dia a dia sempre ouvimos músicos que trazem ritmos voltados para o axé, pagode e arrocha, mas é mesmo no carnaval de rua que voltamos a lembrar das antigas marchinhas que tocavam em festas de Momo nos clubes fechados”, descreveu a dona de casa Maria das Neves dos Santos, do alto da Conquista.

Já a professora aposentada Neide de Sousa e Assis, que mora no bairro do Malhado, “essas músicas que tocaram nos recintos fechados nos anos 60 e 70 marcaram a minha vida. Naquela época brincava com a família, vizinhos e amigos de outras cidades, nos divertindo, jogando confetes e serpentinas. foi uma época maravilhosa em nossas vidas. Por isso que estou esta noite na Avenida Soares Lopes recordando”, ressaltou.

O neto de um ano de idade – Um dos mestres da banda de instrumento de sopro do bloco de carnaval “Deboche”, do bairro da Conquista, o Sr. Guilherme dos Santos se emocionou quando viu no circuito da folia seu neto Guilherminho, de um ano de idade fantasiado e eleito “Mascote” do bloco. O bloco sem corda “Deboche” levou para a Avenida Soares Lopes as meninas do bloco “As Curicas”, também formado por moradores do bairro da Conquista.

Já a contabilista Ana Cristina Evaristo dos Santos destacou que o ‘Ilhéus Folia’ é a festa da família e tem ritmo musical para qualquer tipo de gosto. “Considero multicultural. Pois no circuito da festa o folião pipoca pode curtir à vontade. E aliado a isso, as pessoas não se preocupam porque não vi nenhum sinal de violência. Achei a festa tranquila”, reforçou.

Secretaria de Comunicação Social - Secom

Posto de Saúde e Escola Fechados

Posto de Saúde  e Escola fechados, assim amanheceram após o carnaval antecipado em Ilhéus, segundo informações o motivo foi um decreto do governo municipal, que estabelece ponto facultativo no turno matutino desta segunda feira, 20 de fevereiro. O que causa estranhamento é que o decreto nº 030/2017 publicado no Jornal Oficial do Município de Ilhéus e que pode ser acessado através do endereço eletrônico www.ilheus.ba.gov.br, e que pode ser lido na integra abaixo, faz ressalva aos serviços e atividades considerados de natureza essencial a sociedade ilheense, ou seja, Saúde e Educação, assim como limpeza urbana, iluminação e área de segurança essas não estão sendo amparadas pelo decreto, portanto teria que estar funcionando normalmente, conforme o cotidiano desses seguimentos. O Corsário News esteve no Posto avançado da Urbis e constatou o posto fechado conforme fotos abaixo. 

Registra-se abaixo fotos do Posto avançado da Urbis, fechado, provavelmente pessoas já tiveram suas madrugadas perdidas, pois o horário de chegar ainda não mudou na cultura da necessidade do povo, se não chegar pela madrugada, não conseguem fichas, que são limitadas aos turnos de cada funcionário, assim foi dito por um morador que não quis ser identificado. 



Posto Avançado da Urbis


Para que possamos entender algum equivoco se caso houve no decreto 030/2017 assinado pelo prefeito Mário Alexandre, se faz necessário considerar dois aspectos, um, o da força da palavra “ressalva”, o outro, verifique-se a intenção do entendimento no termo “Essencial”, acredita-se que, quando ressalvar o que for essencial de um contexto declarativo, explicativo, comunicativo publicitado, veiculado nos meios de comunicação escrito, falado e televisado, para ser publicizado ao coletivo social, a grande parcela da sociedade ilheense, devemos considerar consequências nas ações em discórdia ao mesmo, avaliando uma decisão por outra, questionando a de maior consideração, relevante a menor, observando sempre a que terá maior significância coletiva, pois o resultado nesse coletivo, irá refletir positivamente ou não naquela decisão. 

O que se percebe é que, decisão contrária ou entendimento contrário a um "no caso decreto" causa prejuízo ao coletivo social, no momento tão caótico que a saúde segue no país, questiona-se as mazelas ao erário público, a má distribuição desses recursos, a falta de incentivo aos profissionais da saúde, a falta de medicamentos e serviços essenciais ao cidadão, entre tantas as reclamações gritadas e explicitadas nos cartazes e reclames nos movimentos sociais pelo país a fora, se faz necessário que ações em discordancia como essa percebida aqui deixe de acontecer, é o dinheiro do cidadão que está em discussão, é preciso trocar os homens, mais também praticas negativas exercitadas por claro uma minoria que ainda divide o pensamento considerado nefasto para nosso social, "quanto pior melhor", bordão inclusive que fere aos que um dia comungaram o lembrado pelo saudoso ACM, "Rouba mais faz", é preciso banir tais induções, século XXI, novos tempos, novas idéias, que enxerguemos com ética e moral acima dos individualismo de poucos ou alguns que ainda insistem em viver em desacordo com o coletivo, visando apenas potencializar seus pensamentos e ações umbilicais.  

Decreto Municipal 030/2017.
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou decreto que estabelece ponto facultativo na próxima segunda-feira, 20 de fevereiro, no turno matutino, nos setores administrativos das repartições internas e externas da administração municipal. A medida considera a programação oficial do carnaval antecipado ‘Ilhéus Folia’, uma realização da Prefeitura de Ilhéus, que começa hoje e acontece até a madrugada de domingo, dia 19.

O Decreto Nº 030/2017 já foi publicado no Jornal Oficial do Município, que pode ser acessado através do endereço eletrônico www.ilheus.ba.gov.br. De acordo decisão do gestor, o expediente público na segunda-feira, 20, será das 12 às 18 horas, “ressalvados os serviços e as atividades considerados de natureza essencial, bem como as áreas da saúde, educação, limpeza urbana, iluminação e da segurança pública”. 

Escola e posto de saúde fechados

Escola e posto de saúde fechados, assim amanheceram após o carnaval antecipado em Ilhéus, segundo informações colhidas por pais de alunos e professores que chegaram para o expediente matutino e se encontravam na porta da Escola Municipal do Pontal - EMP, o motivo foi um decreto do governo municipal, que estabelece ponto facultativo no turno matutino desta segunda feira, 20 de fevereiro. O que causa estranhamento é que o decreto nº 030/2017 publicado no Jornal Oficial do Município de Ilhéus e que pode ser acessado através do endereço eletrônico www.ilheus.ba.gov.br, e que pode ser lido na íntegra abaixo, faz ressalva aos serviços e atividades considerados de natureza essencial a sociedade ilheense, ou seja, Saúde e Educação, assim como limpeza urbana, iluminação e área de segurança essas não estão sendo amparadas pelo decreto, portanto teria que estar funcionando normalmente, conforme o cotidiano desses seguimentos. o Corsário News esteve na Escola Municipal do Pontal e nesses dois estabelecimentos representando educação e saúde, estão fechados. 

seguem abaixo fotos de alunos, professores e pais, no aguardo da abertura da escola, com agravante, chovia forte, levando todos a abrigos improvisados, quando o certo seria adentrar a sua escola de trabalho e ensino, enquanto que pais, aos seus afazeres matinais.

 Alunos e professores aguardando a escola abrir
   




 Com a chuva alunos se dispersam a procura de abrigos.

Para que possamos entender algum equivoco se caso houve no decreto 030/2017 assinado pelo prefeito Mário Alexandre, se faz necessário considerar dois aspectos, um o da força da palavra “ressalva”, o outro, verifique-se a intenção do entendimento no termo “Essencial”, acredita-se que, quando ressalvar o que for essencial de um contexto declarativo, explicativo, comunicativo publicitado em decreto, veiculado nos meios de comunicação escrito, falado e televisado, para ser publicizado ao coletivo social, ou podemos por assim dizer, a grande parcela da sociedade ilheense, devemos considerar consequências nas ações em discórdia ao mesmo, avaliando uma decisão por outra, questionando a de maior consideração, relevante a menor, observando sempre a que terá maior significância coletiva, pois o resultado nesse coletivo, irá refletir positivamente ou não naquela decisão. 

O que se percebe é que decisão contrária ou entendimento contrário a um "no caso decreto" causa prejuízo as famílias desses alunos, principalmente no que tange ao ensino desses jovens alunos, que já em inicio de ano letivo, começam enfrentar falta de aulas, no momento tão caótico que a educação passa, professores sem aumentos salariais e valorização profissional, alunos com baixa estima, pois os profissionais que poderiam ser interlocutores de positivismo, declaram-se nos movimentos sociais e de luta, a falta de estímulo e vontade de dar aula, sem o reconhecimento por parte da esfera pública, alunos se entrincheiram nas esquinas, servindo-se de cobaias ao trafico e ao crime organizado, por conta do enxergamento de valores fecundados e não expressados por muitos, enquanto que uma parcela de pais ainda que pequena, considerada minoria, tentam nesse meio "guerra fria" ostentar que a educação pública ainda tem jeito e merece a valorização da sociedade. Enquanto não for obrigatório filhos de políticos, professores, servidores públicos e a sociedade não se mobilizar para que fatos como esse não continuem acontecendo, estaremos vendo os descasos acontecerem e a sensação de que a educação pública não tem jeito. 

Decreto Municipal 030/2017.
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou decreto que estabelece ponto facultativo na próxima segunda-feira, 20 de fevereiro, no turno matutino, nos setores administrativos das repartições internas e externas da administração municipal. A medida considera a programação oficial do carnaval antecipado ‘Ilhéus Folia’, uma realização da Prefeitura de Ilhéus, que começa hoje e acontece até a madrugada de domingo, dia 19.

O Decreto Nº 030/2017 já foi publicado no Jornal Oficial do Município, que pode ser acessado através do endereço eletrônico www.ilheus.ba.gov.br. De acordo decisão do gestor, o expediente público na segunda-feira, 20, será das 12 às 18 horas, “ressalvados os serviços e as atividades considerados de natureza essencial, bem como as áreas da saúde, educação, limpeza urbana, iluminação e da segurança pública”.