quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Operação “Praia Legal” requalifica litoral sul de Ilhéus


A Prefeitura de Ilhéus, através de uma ação integrada das Secretarias Municipais de Governo (Segov) e Turismo e Esporte (Setur), iniciou dia 29








a Operação “Praia Limpa”, na orla sul do município, entre o Hotel Opaba e Olivença. A iniciativa visa oportunizar a todos os cabaneiros e comerciantes da região uma mesma orientação, criando mecanismos para que o espaço se torne um ambiente mais saudável, propício para os comerciantes e melhor ainda para os ilheenses e visitantes. A operação se estenderá pelo período do verão e, em seguida, será aplicada no litoral norte de Ilhéus.

Pela manhã as primeiras ações envolveram fiscais de postura, técnicos da vigilância sanitária e do meio ambiente, guardas civis, agentes de trânsito e serviço público de limpeza e iluminação. Um pré-levantamento feito pela Setur aponta que das 42 cabanas de praia existentes na extensão a ser fiscalizada, apenas 12 estão regulares. Muitas, de acordo com a pesquisa, são utilizadas como moradias e atividades que não estão relacionadas aos serviços de alimentos e bebidas, caracterizando um desvio de finalidade que não é permitido pela legislação.

Revitalização – O município de Ilhéus já ingressou com o pedido de autonomia para o gerenciamento das praias junto à União. “O prefeito não quer demolição das cabanas em atividades como vem propondo uma ação da União. Nossa proposta é revitalizar o equipamento e estabelecendo diretrizes para a exploração comercial das áreas praianas do município. Para isso foi elaborado um decreto municipal que disciplina o setor. Não dá para transformar em moradia ou outro negócio que não sejam as cabanas de praia do ramo de bebidas e alimentos”, afirma o secretário de Governo, Alisson Mendonça, que acompanhou a operação no turno da manhã.

“Trata-se de um programa de governo que visa garantir já para este verão, em dezembro, uma praia em melhores condições e mais atraente para todos, eliminando por completo aspectos que motivam tantas reclamações da população e turistas, pela degradação que afeta o nosso maior atrativo”, completa Roberto Lobão, secretário do Turismo e Esporte.

Entre as medidas anunciadas pela Prefeitura estão a padronização da comunicação visual para reduzir a poluição, o controle da fiscalização sanitária, a adequação às legislações federal e municipal e a disposição da ocupação do solo.

As primeiras ações resultaram na derrubada de uma construção de concreto irregular e abandonada, a retirada de cercas que impediam a passagem das pessoas para a praia e notificação para a adoção de providências pelos cabaneiros para que possam exercer a atividade. Em alguns casos foi aberto prazo para apresentação de documentos, realização de melhorias para segurança estrutural e quanto ao processo correto de manipulação de alimentos, dentre outros. Ao final do prazo estabelecido a fiscalização retornará para verificar o cumprimento das determinações constantes nas notificações para a regularização das cabanas.

Ação positiva - Proprietária de uma das maiores cabanas do litoral sul, Maria do Socorro considera a ação positiva. “De fato é preciso qualificar as cabanas, adequá-las às leis, aos padrões de higiene e deixar todo este cenário melhor, atraindo pessoas e nos permitindo fazer bons negócios”, afirmou. “Nós estamos sempre dispostos a buscar pelo padrão de excelência não apenas durante o verão, mas durante todo o ano”, completou.

Durante a fiscalização de hoje, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb) realizou uma ação de limpeza na área onde a primeira etapa da operação foi deflagrada pela equipe da prefeitura.

 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Ministério Público e Secretaria de Educação premiam melhores redações sobre Meio Ambiente de 2017


O Ministério Público da Bahia e a secretaria municipal de Educação de Ilhéus premiam, nesta quinta-feira, dia 30, os estudantes vencedores do concurso de redação sobre meio ambiente de 2017, cujo tema foi “Como a Poluição Visual Prejudica Minha Cidade”. A solenidade acontece no Centro de Convenções, a partir das 14 horas, e contará com as presenças da Procuradora-Geral de Justiça da Bahia em exercício, Sara Mandra Ruscioleli Souza, do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Sousa, o promotor de Justiça, Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, a secretária de Educação, Eliane Oliveira, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Soub, entre outras autoridades.
Durante o evento, também serão outorgados os títulos de Amigo do Abrigo São Vicente de Paulo e a Comenda Vicentina Escarlate de Honra ao Mérito a pessoas e instituições que tenham prestado relevantes serviços ao lar de idosos da cidade. Outras personalidades serão agraciadas com a Comenda Vicentina Celestial pelos extraordinários serviços à causa do Abrigo São Vicente.
O Ministério Público fará também a premiação aos policiais militares do 2º Pelotão Cippa quer se destacaram no combate à poluição sonora nas regiões de Ilhéus e Porto Seguro, com a participação do comandante da Polícia Especializada da Bahia, coronel Humberto Costa Sturaro Filho, representando o Comandante-Geral da PM, coronel Anselmo Alves Brandão, e do comandante da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental, major Cleber Santos da Silva.
Redação - O Prêmio de Redações sobre o Meio Ambiente foi criado, no ano passado, como forma de despertar a cultura da proteção do meio ambiente nos jovens ilheenses em idade escolar. O concurso é promovido conjuntamente pelo Ministério Público, Prefeitura e o Abrigo São Vicente de Paulo, com a finalidade de fomentar a cultura da educação ambiental como instrumento garantidor de um meio ambiente mais saudável para a presente e as futuras gerações.
Este ano, foram apresentadas 195 redações na categoria “Ensino Fundamental”, 36 na categoria “Ensino Médio” e 44 na categoria Ensino de Jovens e Adultos.  O evento cointará ainda com as presenças do monsenhor Aldemiro dos Santos, presidente do Abrigo São Vicente, superintendente municipal de Meio Ambiente,  Emílio Gusmão.

Secretaria de Comunicação Social  - Secom

Ilhéus abre processo de seleção interna simplificada para Núcleo de Tecnologia



Foto Clodoaldo Ribeiro
A Prefeitura de Ilhéus vai realizar seleção interna simplificada para escolher profissionais da rede municipal que irão atuar como formadores locais do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), da Divisão Técnico-Pedagógica da Secretaria de Educação, no ano letivo de 2018. A medida considera a necessidade de atender uma situação de excepcionalidade no setor. O núcleo é unidade dotada de infraestrutura de informática e comunicação que reúne equipes de educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software. Os profissionais são especialmente capacitados pelo ProInfo para auxiliar as escolas em todas as fases do processo de incorporação e uso das novas tecnologias em atividades didático-pedagógicas.
Os candidatos devem possuir certificado de curso de especialização, de curso técnico ou de curso de formação continuada na área de Tecnologias da Informação e Comunicação e ter disponibilidade para acompanhamento às escolas urbanas e do campo e participação em reuniões, eventos e capacitações realizadas pelo NTM, secretaria

municipal de Educação e órgãos relacionados. A inscrição estará aberta no NTM, situada Rua Visconde de Mauá, 49-A, bairro Cidade Nova, de 30 deste mês a 8 de dezembro, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas.
Vagas – O processo de interna simplificada dispõe de uma vaga e um cadastro reserva para a função de Projeto Rádio na escola; Projeto Produção de vídeos e fotografia digital; Projeto Conteúdos digitais, jogos e aplicativos educacionais; e Projeto Redes Sociais.
O Núcleo de Tecnologia Municipal é a estrutura descentralizada de nível operacional do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) especializada em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicada à educação que tem a função de capacitar professores e técnicos das unidades escolares de sua área de abrangência; prestar suporte pedagógico e técnico às escolas (elaboração de projetos de uso pedagógico das TIC, acompanhamento e apoio à execução; realizar pesquisas e desenvolver e disseminar experiências educacionais; interagir com as coordenações regionais do ProInfo e com a Coordenação Nacional do Programa no Ministério da Educação no sentido de garantir a homogeneidade da implementação e o sucesso do programa.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Recuperada, Creche Dom Eduardo será reaberta agora em dezembro, em Ilhéus




A secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira, e o superintendente de Obras da secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Ilhéus, Rafael Castro, realizaram, nesta quinta-feira, 30, a vistoria dos serviços emergenciais de recuperação da Creche Dom Eduardo, situada à Rua Osmundo Marques no bairro São Francisco, na zona sul da cidade. A unidade é a única creche própria da rede municipal de ensino, e atende a 102 crianças.
Fechada desde o ano passado, a obra foi autorizada pelo prefeito Mário Alexandre para a recuperação do telhado e revisões nas áreas elétrica e hidráulica. De acordo com Rafael Castro, além dos serviços emergenciais, têm sido feitos outros reparos, a exemplo da  reposição de vidros e recomposição das janelas, colocação de novas calhas nos telhados, gradil de ferro em todas as janelas e portas, e reformas de todos os banheiros.
Localizada em um amplo espaço, cercada de muito verde e árvores frutíferas, a Creche Dom Eduardo deve ser reinaugurada no próximo mês de dezembro, permitindo que as crianças usufruam de um a nova escola, com instalações mais adequadas e dignas para a educação infantil. “Planejamos um novo refeitório, para que as crianças possam fazer suas refeições de forma agradável e saudável”, afirmou a secretária Eliane Oliveira.
A creche Dom Eduardo dispõe de sete salas de aula amplas e arejadas, dotadas de ventiladores, sala de informática com 10 computadores, almoxarifado, refeitório amplo, ambiente com lavatórios para higiene bucal, três merendeiras, cardápio variado elaborado por nutricionistas com três refeições diárias, quatro banheiros coletivos (feminino e masculino), 12 professores e três estagiários para a “sala do soninho.”
Cento e duas crianças são atendidas na unidade, na faixa etária de seis meses a três anos. Mas, devido à demanda, crianças de três a cinco anos de idade também são atendidas no local. Segundo a secretária de Educação, a volta das crianças à creche, além de proporcionar mais conforto, também será um fator de economia aos cofres públicos.
“Aqui, elas podem correr à vontade, brincar, conviver com o verde, tudo isso, somado ao aprendizado em sala de aula. Estamos lutando muito para que as nossas crianças tenham educação com qualidade e responsabilidade”, acrescentou Eliane. Com brilho nos olhos, a vice-diretora da creche, Maria da Glória da Silva Santos, não vê a hora de poder adentrar a escola e encontrar tudo limpo, o parquinho reformado, além da ampliação dos espaços. “Poder atender às necessidades destas crianças com dignidade e respeito, mexe com a gente”, salientou emocionada. 
SECOM 

Secretaria de Educação de Ilhéus divulga calendário de matrículas para 2018

  Secretária Municipal de Educação, Eliane Oliveira 

A Secretaria de Educação de Ilhéus realiza até 15 de dezembro a renovação para todos os estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino no ano letivo de 2017, e que permanecerão na mesma escola. Já a transferência de concluintes das séries iniciais e finais do ensino fundamental para os também matriculados na rede municipal de ensino no ano letivo de 2017 cujas escolas não oferecem a série subsequente começa a partir de 5 de janeiro de 2018.
chamada pública aprovada pelo Conselho Municipal de Educação estabelece ainda que “a transferência por interesse próprio para os estudantes regularmente matriculados no ano letivo de 2017 na rede municipal de ensino que desejam transferir-se de unidade escolar motivado por interesse particular, de cunho econômico ou social ocorre a partir de 5 de janeiro de 2018”. Já a matrícula nova que permite o ingresso do candidato em unidade escolar da rede municipal de ensino em qualquer ciclo para a educação infantil e o ensino fundamental na forma de organização adotada na educação básica acontece de 8 a 19 de janeiro de 2018.

Diretrizes - A portaria número 375/2017, publicada no Diário Oficial Eletrônico do município, edição de 28 deste mês dispõe sobre matrícula nas escolas do sistema municipal de ensino, diretrizes, normas e períodos para a realização de matrículas na educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os locais onde a portaria estará publicada e divulgada são a edição online do Diário Oficial, murais da sede da Secretaria de Educação e do prédio do Anexo de Secretarias, imprensa local e regional, além das unidades escolares.

Para a efetivação da matrícula no ensino fundamental devem ser apresentadas cópias da certidão de nascimento ou RG; CPF do pai/mãe ou responsável; comprovantes de residência e de escolaridade anterior, em caso de prosseguimento de estudos; e cartões de vacinação da criança atualizado, do SUS e do Bolsa Família para beneficiários do programa. Nas unidades de educação infantil e ensino fundamental, inclusive na EJA a matrícula será efetivada pelos pais ou responsáveis legais ou pelo próprio aluno se maior de 18 anos.

Conforme o artigo 11º da portaria ”fica vedado o condicionamento da matrícula ou rematrícula ao pagamento de qualquer taxa ou contribuição, ou ainda, qualquer exigência de ordem financeira e material, inclusive aquisição de uniforme ou material escolar”.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Prefeitura de Ilhéus nomeia mais aprovados no concurso público




O prefeito Mário Alexandre assinou portaria número 374/2017 que nomeia em caráter efetivo para o quadro de pessoal os candidatos aprovados no concurso público realizado pelo município para ocupar as vagas de engenheiro agrônomo e auxiliar de regulação. Os convocados têm o prazo improrrogável de 30 dias para comparecer à Gerência de Recursos Humanos, situada no Anexo de Secretarias, 2º andar, Rua Santos Dumont, centro, para apresentar documentos, submeter a inspeção médica oficial e assinar a posse. O ato está publicado no Diário Oficial Eletrônico edição de 23 deste mês.
Os convocados são José Clóvis Teles Lunardi e Milena Angélica Reis Penna para ocupar respectivamente as vagas de engenheiro agrônomo e auxiliar de regulação. De acordo com a portaria, “considerando a necessidade de nomeação de concursados nas áreas de educação e meio ambiente para assumir vagas reais existentes; considerando o acordo entabulado com o Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho no sentido de que a substituição deverá obedecer a critérios previamente estabelecidos, de modo a não gerar solução de continuidade nos serviços públicos”.
Das 528 vagas disponibilizadas no concurso público realizado pela Prefeitura de Ilhéus, 337 novos servidores já foram efetivados nos cargos para os quais foram aprovados, resultando da ocupação de 56 por cento das vagas ofertadas. Além disso, na contramão da crise que tem atrasado salários em várias Prefeituras brasileiras, os salários em Ilhéus estão sendo rigorosamente pagos no último dia útil do mês trabalhado ou, em alguns casos, antes disso.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Em Seminário sobre Educação Profissional, prefeito destaca protagonismo do jovem como ferramenta de transformação





Em Seminário sobre Educação Profissional prefeito destaca protagonismo do jovem como ferramenta de transformação.

Ao participar ontem dia (29) pela manhã, ao lado do secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, da abertura do Seminário Territorial de Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun (CEEP) - antigo Colégio Estadual, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, disse que o desafio do seu governo na área de educação é poder fazer valer um novo modelo de gerência, com a participação efetiva das ideias da escola.

“A proposta não é só recuperar o prédio, como já estamos fazendo e iremos continuar fazendo. É estar dentro da escola participando, alunos, professores, diretores. Vocês, alunos, quem estiver dentro da escola, precisam ser donos das ideias novas”, disse, na presença de centenas de adolescentes que fazem cursos técnicos na instituição que sedia o seminário.

O secretário Walter Pinheiro também destacou este modelo de educação que ganha cada vez mais espaços nos territórios da Bahia e disse que o jovem só consegue saborear o talento quando se permite juntar conteúdo com habilidade e competência. “Esta última, prefiro definir como sendo a iniciativa de aplicar na prática o que aprendeu, botar, de fato, para funcionar”, destacou.

100 por cento - Até 2019, o governo da Bahia tem como meta chegar à oferta de Escolas Profissionalizantes em todos os 417 municípios da Bahia. Hoje, o secretário lançou oficialmente o Projeto Escritórios Criativos que vai ajudar na valorização do projeto e promover oportunidades para o jovem estudante técnico da Bahia. O projeto tem a proposta de articular as universidades, os Centros da Educação Profissional e Tecnológica e o SEBRAE, para atender demandas de empresas, comunidades e dos próprios estudantes por produtos e serviços nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Para a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, é evidente o avanço no número de Centros de Educação Profissional instalados no Estado. “Tenho defendido junto às instituições de educação superior públicas que devemos nos unir em território olhando as cadeias produtivas locais, o planejamento territorial e trabalhando em rede, para estruturar a forma de caminhar da universidade na graduação e na prós graduação e assim teremos os vínculos da educação superior antenados ao olhar da sociedade e honrando o pacto social que faz com que as universidades públicas estejam à serviço da sociedade”, afirmou a reitora.

“Vamos formar consórcios, parcerias, para ofertar serviços para os arranjos produtivos territoriais”, completa Durval Libânio, da Secretaria Estadual de Educação. “O que queremos na essência não é formar apertadores de botão. A ideia que geralmente se tem dos cursos profissionalizantes é de ver jovens trabalhando com máquinas, equipamentos de grande porte. Aqui temos o exemplo que a Bahia está fazendo diferente. Temos, por exemplo, o curso de teatro aqui em Ilhéus. Esta é a prova de que a nossa meta é formar cidadãos”, completou Pinheiro.

Territórios - Angélica Anunciação, coordenadora regional dos Territórios da Bahia, destaca que desde 2003 quando começou a discussão sobre territórios no Brasil, a Bahia se articula para ser referência no setor. “Por isso é extremamente importante fazer a sociedade e os entes públicos entenderem a importância da política territorial. Não é novidade no mundo. Todo Pais desenvolvido em algum momento fez isso em sua história para promover a descentralização da aplicação das políticas”, afirmou.

O Seminário Territorial de Educação Profissional e Tecnológica, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, prossegue até amanhã (30) com a realização de mesas redondas e palestras sobre diversos temas correlatos à Educação Profissional, além de apresentações institucionais de programas federais e de novas ofertas no setor. Por determinação do prefeito Mário Alexandre, representações das secretarias municipais de Educação e da Indústria e Comércio participam ativamente dos debates.

 Secretaria de Comunicação Social – Secom

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Câmara aprova criação da Política Nacional de Biocombustíveis

Postado por Agencia da Câmara

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos
Deputados aprovaram proposta que prevê metas anuais de redução de emissões de gases e a venda de créditos de descarbonização
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei 9086/17, do deputado Evandro Gussi (PV-SP), que cria a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). A matéria, aprovada com emendas, será enviada ao Senado.
“Torna-se urgente o estabelecimento de regras que confiram previsibilidade e, ao mesmo tempo, induzam investimentos privados na direção do aumento de eficiência na produção e no uso de biocombustíveis”, disse o autor da proposta.
O texto recebeu emendas do relator, deputado João Fernando Coutinho (PSB-PE), que também aceitou outras sugestões apresentadas em Plenário. Uma delas foi a retirada de mudanças na lei sobre a Política Energética Nacional (9.378/97) que dispensavam os empreendedores de biocombustíveis de apresentar licença ambiental para obter autorização para exercer a atividade econômica da indústria de biocombustíveis.
Coutinho também retirou do texto percentuais mínimos de adição de biodiesel no óleo diesel, de etanol na gasolina, de bioquerosene no querosene de aviação e de biometano no gás natural de origem fóssil até o ano de 2030.
Metas anuais
A política funcionará por meio de metas compulsórias anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para a comercialização de combustíveis, considerando o quanto cada tipo de biocombustível contribuirá para a redução do carbono na matriz energética brasileira ao longo de um período mínimo de dez anos.

Na avaliação do combustível será considerado o ciclo de vida, definido como o conjunto de estágios pelos quais passa a matéria-prima, desde sua geração a partir de recursos naturais até a disposição final.
Créditos de descarbonização
Para cada ano, na forma de um regulamento, serão estabelecidas metas compulsórias, desdobradas em metas individuais a serem aplicadas a todos os distribuidores de combustíveis, proporcionalmente à sua participação no mercado de comercialização de combustíveis fósseis no ano anterior.

A aferição dessas metas será feita por meio da quantidade de créditos de descarbonização (CBIO) em propriedade de cada distribuidor, sem prejuízo das adições previstas em lei específica, como de etanol à gasolina e de biodiesel ao óleo diesel.
Até 15% da meta individual de um ano poderá ser comprovada pelo distribuidor de combustíveis no ano subsequente, desde que tenha comprovado o cumprimento integral da meta no ano anterior.
O CBIO será emitido a pedido do produtor ou do importador de biocombustível autorizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP) e será proporcional ao volume de biocombustível produzido ou importado e comercializado em razão da eficiência energética e ambiental do mesmo.
Essa eficiência em substituir o combustível de origem fóssil e não renovável constará de um certificado vinculado ao biocombustível, o Certificado da Produção Eficiente de Biocombustíveis.
Caberá às chamadas firmas inspetoras a realização da certificação do biocombustível e a da Nota de Eficiência Energético-Ambiental.
Dessa forma, cada processo de produção ou tipo de biocombustível, dependendo da matéria-prima e do ciclo de vida, poderá gerar uma nota de eficiência diferente, que será retratada na quantidade de créditos emitidos.
Reduções
O regulamento da política poderá autorizar a redução de meta individual do distribuidor de combustíveis nos casos de compra de biocombustíveis por contrato superior a um ano, por contratos com produtores instalados nas áreas das superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Amazônia (Sudam) e do Centro-Oeste (Sudeco).

Valerá ainda a compra de combustíveis fósseis de produtores instalados no País, em função da sua redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, por unidade produtora, com base na avaliação de ciclo de vida, em relação aos produtos importados.
Vigência
As metas compulsórias de aproveitamento de biocombustíveis entrarão em vigor 180 dias após a publicação da futura lei e as de redução de gases do efeito estufa 18 meses após essas primeiras metas.

Ilhéus terá mutirão de combate ao câncer de pele neste sábado






Neste sábado, 02 de dezembro, a clínica AMO Ilhéus será posto de atendimento da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, evento organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB).  Os interessados no atendimento devem se dirigir à Clínica AMO, localizada na Avenida Soares Lopes, n° 1266, Cidade Nova, das 8h às 13h. 
De acordo com a Dra. Thais Saback, médica dermatologista coordenadora do evento, a atividade faz parte do Dezembro Laranja e tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de pele. “O evento é gratuito e as pessoas que comparecerem serão submetidas a um exame de triagem, realizado por especialistas. Caso seja detectada alguma lesão suspeita, o paciente receberá todas as orientações de quais exames deve fazer, assim como quais serviços deve procurar”, informa.  
Pelo quarto ano consecutivo a clínica AMO apoia a campanha, que conta com a parceria efetiva de médicos dermatologistas de Ilhéus e Itabuna. A cada edição o evento ganha mais adesão da população. São considerados grupos de risco as pessoas de pele clara, ruivos, intensa exposição ao sol, portadores de múltiplas pintas e casos de câncer de pele na família.
Dezembro Laranja - Em 2016, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, estima-se que foram contabilizados em torno de 176 mil novos casos de câncer de pele não melanoma no Brasil, um dos tipos de cânceres mais registrados do país, junto com os de próstata e de mama. De acordo com a SBD, “o diagnóstico precoce do câncer de pele é fundamental para o sucesso do tratamento. A campanha reforça, portanto, a necessidade de se proteger do sol, principal fator de risco. 
Ascom AMO Ilhéus, 29/11/17.

#Brigaderou - cada mordida uma sensação

ACEITA-SE ENCOMENDAS



Fotos ilustrativas
Pagina da internet https://www.facebook.com/naomi.s.nascimento

sexta-feira, 24 de novembro de 2017



Crianças contam histórias sobre Ilhéus no TMI

“Princesinha do sul” é o espetáculo que será apresentado na próxima segunda-feira (27), a partir das 18h30min, no Teatro Municipal de Ilhéus, por crianças que irão contar histórias da cidade desde a época da capitania hereditária, passando pelo cultivo do cacau, recheada de cobiça desenfreada dos “coronéis” por dinheiro, terras e o poder econômico até chegar os dias atuais.

O ingresso custa R$ 15,00 e pode ser adquirido antecipadamente na bilheteria do teatro, ou na sede da Escola Criativa, situada na rua Nossa Senhora das Graças, bairro do Malhado.

De acordo com a produtora de eventos da unidade de ensino, Aline Andrade, o “Princesinha do sul” é um espetáculo teatral bem interessante que tem a proposta de fazer com que as crianças da Escola Criativa que têm faixa etária de um a 10 anos de idade possam contar de forma bem lúdica a história sobre o donatário da capitania hereditária, o enfrentamento com os índios da tribo tupinambás, o engenho de cana de açúcar, dentre outros temas.


Secretaria de Comunicação Social – Secom