segunda-feira, 10 de abril de 2017

“CEPLAC PRECISA DE UNIÃO DE FORÇAS POLÍTICAS PARA VOLTAR AO PROTAGONISMO”, DIZ AUGUSTO CASTRO EM DEBATE


Com a presença de produtores, estudantes, servidores e diretores da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira  (Ceplac), o deputado estadual Augusto Castro participou na manhã da ultima quinta-feira, 06/04, de audiência pública na Frente Parlamentar Ambientalista da Assembleia Legislativa da Bahia, que discutiu a atual crise na Ceplac.

Na proposta de revitalização apresentada pelos servidores está a recomposição do orçamento do orgão, concurso para contratação de funcionários e a criação de um modelo integrado de funcionamento. O deputado propôs também um debate na Comissão de Agricultura da Câmara Federal e uma pressão política junto com a bancada baiana de deputados e senadores nos Ministérios do Planejamento e da Agricultura. "Temos que pensar em toda cadeia produtiva envolvida nos trabalhos da Ceplac. Abrir linha de crédito para os produtores se restabelecerem, se reaproximar dos agricultores, que são os que mais tem sofrido com o desamparo do governo e incentivar a pesquisa científica", disse.

Levantando a bandeira suprapartidária, Augusto acredita que uma mobilização abrirá espaço para um novo modelo de estruturação da instituição. "A Cpelac precisa de união política para voltar ao protagonismo do passado, de ser uma autarquia sólida. Protagonismo esse que já colocou o Brasil como 2° maior produtor de cacau no mundo", lembrou. O deputado questionou a defasagem que a instituição tem vivido em seu quadro funcional, já que dos 1.722 funcionários que existem, sua maioria é de servidores que podem se aposentar a qualquer momento. “Não dá pra ficar assistindo o esvaziamento dessa instituição. A Ceplac precisa de novos pensamentos e isso se dará através de concurso público com a chegada de jovens servidores”, argumentou.

Além dos deputados Augusto Castro e Marcelino Galo, estavam compondo a mesa Antônio Zugaib, Superintendente da Ceplac, Antonio Fernando Ribeiro, Superintendente da Comissão de Revitalização da Ceplac e Washington Farias, representante do Conselho de Entidades dos Servidores da Ceplac.

-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário