quarta-feira, 26 de abril de 2017

Prefeito de Ilhéus e deputada agilizam providências junto ao Governo da Bahia



O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado da deputada estadual Ângela Sousa, tiveram hoje, 26, uma audiência com o vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Na oportunidade, Mário Alexandre tratou de questões referentes à duplicação da BR-415, que liga as cidades de Ilhéus e Itabuna, além da implantação da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) e do Porto Sul, cujas obras promoverão a interiorização do desenvolvimento do estado, fortalecendo a economia da região cacaueira, especialmente o município de Ilhéus, com o fomento e criação de mais emprego e renda para a população.

Busca permanente de novos investimentos

A viagem faz parte do planejamento da atual gestão, cujo calendário prevê encontros e reuniões com secretarias e órgãos do Governo da Bahia a fim de agilizar providências quanto à busca e liberação de recursos para importantes obras no município. “A luta pela captação ou liberação de verbas para obras e ações que impactarão a cidade de Ilhéus, de forma positiva, é minha missão diuturna nas viagens a Salvador ou Brasília e, quando temos a presença de defensores do município, como a deputada estadual Ângela Sousa, o acesso se torna mais fácil e a segurança em ter os pleitos atendidos é muito maior”, afirmou o prefeito.

Outro tema discutido na presença do prefeito de Ilhéus e a deputada estadual foi o andamento do planejamento do Sistema Viário Oeste (SVO), do qual faz parte a implantação da Ponte Salvador-Itaparica, que interessa diretamente as regiões Recôncavo Sul e Baixo Sul da Bahia, com benefícios também à população de Ilhéus quando se desloca a Salvador.

Na audiência, foi ainda discutida a implantação da Zona de Processamento da Exportação (ZPE), em Ilhéus. Trata-se de uma espécie de distrito industrial, cujas empresas são beneficiadas com a isenção de impostos para exportar uma substancial parcela da sua produção. A proposta, segundo o projeto, é atrair para a área indústrias que vão gerar novos negócios em cadeia. Estas, por sua vez, irão compor uma zona isenta de impostos, tanto para exportação quanto para a exportação de produtos.

A deputada Ângela Souza elogiou a iniciativa de o prefeito encontrar com o secretário e vice-governador, João Leão. Ela acredita que o estreitamento das relações com o Governo da Bahia pode render bons frutos a curto e médio prazos, bem como dinamizar a economia de Ilhéus. “Com isso, o prefeito demonstra, além de garra e responsabilidade, a vontade de trabalhar, propor e realizar por sua gente, por sua terra”, acrescentou.

SVO – O Sistema Viário Oeste (SVO), que engloba a ponte Salvador-Ilha de Itaparica, criará um novo vetor de desenvolvimento no estado, impactando 4,4 milhões de habitantes de 45 municípios da Bahia.


Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário