terça-feira, 18 de abril de 2017

Prefeitura apoia Justiça Eleitoral no recadastramento biométrico obrigatório, em Ilhéus



Mário Alexandre classificou o acordo como um importante passo para a harmonia e parceria que precisam existir entre os poderes Executivo e Judiciário - Foto Secom

Onze postos de atendimento, sendo nove na Biblioteca Municipal Adonias Filho e dois no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), ambos localizados no centro da cidade, além de 33 colaboradores e acesso à Internet. Estes são os recursos disponibilizados pela Prefeitura de Ilhéus no acordo de cooperação técnica e operacional assinado na manhã de hoje, 18, com a Justiça Eleitoral, na Biblioteca Pública Adonias Filho.

O evento contou com a presença do prefeito, Mário Alexandre, o vice e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Soub, o presidente da Câmara de Vereadores, Lukas Paiva e os secretários municipais de Administração, Bento Lima, e de Comunicação Social, Alcides Kruschewsky, além do Controlador Geral do Município, Alex Souza.

A partir de hoje (18) e até o prazo final, estabelecido pela Justiça Eleitoral, para 31/01/2018, a ação visa efetivar os 135.635 eleitores do município aptos a votar. O período serve também para as pessoas regularizarem os seus títulos de eleitor suspensos por diversos motivos.

Ilhéus possui duas zonas eleitorais, classificadas como 25ª e 26ª.  Estiveram também presentes ao ato de assinatura do acordo, os juízes da 25ª, Guilherme Vieito Barros Júnior, e da 26ª Zona Eleitoral, Thea Cristina Muniz Cunha, além dos seus respectivos chefes de cartório, Sayonara Santos Barbero e Ariston Silveira. Na oportunidade, os juízes destacaram que, sem a ajuda da Prefeitura, não seria possível a realização do serviço, bem como frisaram a disponibilização de colaboradores e toda a estrutura cedida para viabilizar a adesão dos eleitores ao novo e obrigatório sistema de recadastramento biométrico.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 18 horas, na Biblioteca Municipal, e das 08 às 15h30min, no SAC. Além desses postos de atendimento, o recadastramento pode ser feito no Fórum Eleitoral, localizado à Avenida Governador Roberto Santos, s/n, bairro Esperança, em frente ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, diariamente, também das oito da manhã às três e meia da tarde.

Para o processo, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência atual emitido há no máximo três meses, em nome do eleitor ou de parente. Vale lembrar que homens com idade entre 18 e 45 anos devem também levar comprovante de quitação com o serviço militar. O procedimento consiste em coletar as digitais, fazer registro fotográfico, colher assinatura digital e revisar dados cadastrais do eleitor.

As pessoas com direito a voto facultativo, como jovens com 16 e menos de 18 anos, não alfabetizados e maiores de 70 anos de idade, também são obrigados a realizar a biometria. Depois de extrapolado o prazo de recadastramento, o título de eleitor será cancelado.

Nos próximos dias, uma ampla divulgação publicitária, assinada pela Justiça Eleitoral, informará sobre a obrigatoriedade da adesão ao sistema, documentos necessários, prazos e implicações legais. O conceito da campanha será: “A segurança das eleições passa pelas suas mãos”.

Mário Alexandre classificou o acordo como um importante passo para a harmonia e parceria que precisam existir entre os poderes Executivo e Judiciário, visando o fortalecimento da democracia. “Trata-se da valorização da exatidão das informações eleitorais do município, que vem sofrendo com a fuga de eleitores para cidades circunvizinhas. Além disso, respeita o cumprimento das leis e propicia ainda o conforto do cidadão na hora do recadastramento biométrico”, completou.

Atendimento Prioritário – Está sendo preparado um espaço destinado exclusivamente para atendimento prioritário, localizado no posto da Biblioteca Municipal Adonias Filho, no centro da cidade.

Dúvidas e informações – Para dúvidas ou informações a respeito do recadastramento biométrico obrigatório, ligue 3634-3596 ou 3634-5074, ou acesse o site www.tre-ba.jus.br.

  
Secretaria de Comunicação Social – Secom

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