segunda-feira, 30 de abril de 2018

Prefeitura de Ilhéus paga hoje salários dos servidores

Os salários referentes ao mês de abril, dos servidores públicos municipais de Ilhéus, serão pagos hoje (30), véspera do feriado de 1º de maio. A informação é do secretário municipal de Finanças, Adriano Sales. Estão sendo injetados na economia da cidade, cerca de 7,5 milhões de reais, contemplando os servidores administrativos e da Educação. Este montante não inclui o pagamento dos servidores da Saúde, que também será efetuado hoje. Por ser plena, responsável por sua própria gestão, a saúde paga aos servidores através do seu departamento financeiro.
SECOM

60 anos do romance 'Gabriela' serão comemorados na Festa Literária

Bar Vesúvio
Bar Vesúvio


























A primeira publicação do romance “Gabriela Cravo e Canela”, de Jorge Amado, completa 60 anos agora em maio. E, para lembrar a data, a Festa Literária de Ilhéus, que vai acontecer de 15 a 18 de maio, realizará o “Bate Papo Sete” com a temática “Romance Gabriela: literatura, história e turismo”, debatendo a importância da obra para a cidade e para a região cacaueira. Os professores e acadêmicos André Rosa e Ramayana Vargens, da Academia de Letras de Ilhéus, vão debater o tema, mediados pelo acadêmico Fabrício Brandão. O evento acontecerá no Teatro Municipal de Ilhéus, dia 18, às 14 horas.
Para além desta mesa redonda, a Secretaria Municipal de Cultura vai lançar nesta data um concurso literário sobre os 60 anos da obra. Os vencedores serão anunciados em agosto, segundo informações do secretário Pawlo Cidade.
Nova fase - O romance “Gabriela, cravo e canela” inaugurou uma nova fase na obra de Jorge Amado. A partir deste romance, o autor passou a atenuar o conteúdo político que marcou seus primeiros livros para dar ênfase à mistura racial, ao erotismo e a uma percepção sensorial do mundo. Ganham destaque as personagens femininas: as mulheres passam ao centro das narrativas como mito sexual, mas também como agentes do próprio desejo.
“Gabriela, cravo e canela” foi o primeiro livro escrito por Jorge Amado depois de deixar o Partido Comunista. Publicado em 1958, o romance recebeu no ano seguinte os prêmios Machado de Assis e Jabuti. Pouco depois, em 1961, Jorge Amado seria eleito para a Academia Brasileira de Letras, em grande parte graças ao estrondoso sucesso do livro. Gabriela virou novela da TV Tupi, em 1961, e mais tarde da rede Globo, em 1975 e em outra versão de minisérie. Traduzido para mais de trinta idiomas, Gabriela, cravo e canela é o livro de Jorge Amado com o maior número de traduções.
Valorização da literatura - A Festa Literária de Ilhéus vai agregar duas importantes iniciativas culturais da cidade: a 6ª edição da Feira do Livro da Uesc e 3ª. Edição do Festival Literário de Ilhéus (Flios). A iniciativa é resultado de uma parceria da Prefeitura de Ilhéus, Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação Pedro Calmon, instituição ligada à Secretaria Estadual de Cultura e Academia de Letras de Ilhéus (ALI).

por Secom

Jovem negro de 26 anos, Guilherme Lopes se tornou o doutor mais jovem do Brasil.

Por Kauê Vieira


Filho de pedreiro e costureira, o universitário teve sua tese de doutorado em biologia aprovada pela UFPI, em Paranaíba, Piauí.

Intitulada “Bioprospecção da bergenina isolada de Peltophorum dubium, com ênfase nas propriedades antioxidantes e anti-anti-inflamatórias: aporte para o desenvolvimento de novos fitomedicamentos”, a tese é fruto de oportunidades alcançadas em função de programas de ações afirmativas e de incentivo a pesquisa, como o Ciência sem Fronteiras.

Guilherme Lopes é o doutro mais jovem do Brasil

Foi por meio da bolsa que Guilherme, natural de Piripiri, no Piauí, teve a oportunidade de passar um ano na Espanha aperfeiçoando sua pesquisa no Departamento de Farmacologia da Universidade de Sevilla. Aluno de escola pública, o caminho de Guilherme Lopes foi pavimentado em função do ENEM e do PROUNI, facilitadores para que conseguisse bolsa de estudos no curso de Biomedicina da Faculdade Maurício de Nassau, na capital Teresina.


Atualmente lecionando nas disciplinas de Farmácia e Enfermagem na Faculdade Chrisfapi, o jovem ressaltou o apoio para concluir o objetivo de se tornar Doutor. “Me lancei ao novo, vivenciei o inesperado, saboreei o doce e o amargo, mas em todo o tempo o Todo Poderoso cuidou de mim”, declarou ao site Awebic.

Meritocracia não, políticas públicas

Beneficiado por uma série de políticas públicas de democratização do acesso aos estudos, a história de Guilherme reafirma a necessidade do fortalecimento das ações afirmativas como instrumentos de saneamento de desigualdades históricas. Entre elas se destacam a Lei de Cotas,  sancionada pelo governo federal em 2012 e que desde então provocou uma mudança no perfil dos estudantes universitários e de institutos federais.

Ao reservar 50% das vagas para alunos negros, indígenas ou pessoas vindas de escolas públicas, a iniciativa deu mais um passo para a equidade racial e inclusão social. Para se ter ideia dos efeitos das cotas, o número de negros nas universidades dobrou em menos de 10 anos. De acordo com dados da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a Seppir, a medida já ofertou por volta de 150 mil vagas para negros até 2015.
“Em três anos a Lei de Cotas nas Universidades provou ser um instrumento eficaz para reduzir as desigualdades existentes na sociedade. A medida permitiu o ingresso no ensino superior de jovens que normalmente não teriam essa chance”, explicou a ex-ministra da Seppir Nilma Lino Gomes em matéria do Geledés.

Os avanços são substanciais, mas ainda é preciso percorrer um longo caminho, já que a disparidade entre negros e brancos permanece enorme. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que em 2015 o número de negros entre 18 e 24 anos que chegaram ao nível superior era de 12%, ou seja, menos da metade dos 26,5% de brancos.

O IBGE destaca ainda que a dificuldade de acesso dos negros se dá pela educação defasada recebida por esta parcela da população. No tempo em que deveriam estar matriculados em universidades, 53,2% dos negros ainda estão no ensino fundamental ou médio, ante 29,1% de brancos.

A intelectual Sueli Carneiro é uma das grandes defensoras das ações afirmativas no Brasil

Sueli Carneiro, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra – primeira organização negra e feminista independente de São Paulo, acredita que a as cotas escancaram os efeitos causados pelo racismo na sociedade brasileira.

“O melhor das cotas é a sua capacidade de tirar as máscaras do racismo, da discriminação racial, e explicitar a verdadeira natureza dessas ideologias: a legitimação de privilégios raciais e sociais. Elas obrigam que os diferentes interesses envolvidos e beneficiários da exclusão se manifestem. E é por isso que elas são capazes de galvanizar a opinião pública porque o monopólio histórico dos grupos racialmente hegemônicos no acesso as melhores oportunidades sociais se vêem por elas ameaçados. Para preservá-los, diferentes discursos são acionados”, salientou em artigo publicado no próprio Geledés.

Fotos: foto 1: Reprodução/foto 2: Reprodução/Marcus Steinmayer

Postado por http://www.hypeness.com.br/2018/04/o-doutor-mais-jovem-do-brasil-e-negro-e-filho-de-pedreiro-e-costureira/

Estrada de Sambaituba passa por reparos





A estrada de Sambaituba, em Ilhéus, está passando por reparos. Na região de pouco mais de 20 quilômetros está sendo executado serviço de patrolamento e, em trechos mais críticos, técnicos da Superintendência de Ações Regionais estão realizando encascalhamento da pista.
De acordo com Angelito Dias Filho, este período de chuvas compromete as operações de melhoria das estradas vicinais de Ilhéus Por isso, a equipe aproveitou a estiagem das últimas horas, para recuperar o trecho entre a sede e o distrito, por onde escoa parte da produção agrícola de Ilhéus.
Com mais de 1.200 quilômetros de estradas vicinais e uma zona rural geograficamente complexa, o interior de Ilhéus necessita permanentemente de manutenções preventivas e corretivas.
Com as chuvas, esta operação é dificultada, especialmente em regiões que necessitam da presença de máquinas pesadas. Para poder atender a demanda, a superintendência de Ações Regionais elabora um calendário para este período considerando o grau de prioridades e as condições do tempo.

Sindicato avança na negociação de reajuste salarial em Ilhéus


A APPI/APLB registrou avanço nas negociações pela campanha salarial dos trabalhadores em Educação da Rede Municipal em Ilhéus. Uma assembleia foi realizada na quarta-feira (25), com auditório lotado para as discussões, na sede do sindicato.


Foi acatado, pelo executivo, o pedido de reajuste da tabela, valendo já a partir deste mês. Para evitar atraso na quitação dos salários de abril, a diferença será paga, em 15 de maio, em folha adicional. “Se não houver cumprimento do acordo, a categoria decidirá os próximos passos em nova assembleia”, afirma Osman Nogueira, presidente da APPI.

GRÁFICO EMPREENDIMENTOS ANUNCIA INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO DE 37 MILHÕES DE REAIS EM ILHÉUS.



FIEB foto Clodoaldo Ribeiro
Na última quinta-feira (26), durante uma reunião com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), na sede da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), dando prosseguimento aos investimentos que realiza na cidade, a Gráfico Empreendimentos, assinou junto a Caixa Econômica Federal um contrato de financiamento no valor de 37 milhões de reais, para construção de 224 apartamentos VOG, na zona sul da cidade.
O empreendimento será denominado Acqua e as unidades deverão ser comercializadas entre 150 a 180 mil reais. A marca VOG é a principal grife do grupo e o novo investimento vai gerar 200 empregos diretos na construção civil, cujo início está previsto para as próximas semanas.  Os apartamentos poderão ser financiados em até 420 meses com juros de 9% ao ano, pela Caixa Econômica Federal.
O ato contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, da deputada estadual Ângela Sousa, do vereador Gil Gomes, e dos presidentes da ACI, Antônio Marcos, e da FIEB, Antônio Ricardo Alvarez Alban, entre outras autoridades e representantes da sociedade civil.
Ao lado do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcos Vinícius dos Santos Nascimento e do diretor da construtora KUBO Engenharia, Luiz Carlos Carvalho, o empresário Carlos Henrique Passos, da Gráfico Empreendimentos, aproveitou a oportunidade para informar que o grupo pretende, em breve, anunciar mais um empreendimento VOG, desta vez com a construção de mais 200 apartamentos, elevando o valor dos investimentos para mais 60 milhões de reais.
Segundo o superintende regional da Caixa “o sucesso do empreendimento poderá criar a oportunidade para mais investimentos no setor imobiliário, em Ilhéus, conforme sinalizou o grupo Gráfico. Antes mesmo do lançamento do Acqua, as reservas já alcançaram 1/3 das unidades que serão construídas”, revelou Marcos Vinícius. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, recebeu a confirmação do investimento com entusiasmo e destacou que “nesse momento de profunda crise econômica nacional, quando a indústria da construção civil encontra-se praticamente estagnada, é animador poder anunciar para a população um investimento desse porte na nossa cidade, gerando emprego e renda, e aquecendo o comércio”.
Secom / Prefeitura de Ilhéus

Comissão especial aprova criação de plano para combater homicídio de jovens

Seminário sobre os Avanços E Desafios Do Plano Nacional De Educação. Dep. Bacelar (PODE - BA)
Bacelar apresentou parecer pela aprovação do projeto elaborado pela CPI do Senado sobre o tema
A Comissão Especial de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens aprovou a criação de um plano nacional para combater o assassinato desses jovens, com a previsão de políticas públicas para proteger prioritariamente a população negra e pobre. 

Entre as metas do plano, estão a redução do índice de homicídios no Brasil para menos de 10 por 100 mil habitantes; a redução da letalidade policial e da vitimização de policiais; o aumento, para 80% dos casos, da elucidação dos crimes contra a vida; e a implementação de políticas públicas afirmativas nas localidades com altas taxas de violência juvenil. 

O relator da comissão, deputado Bacelar (Pode-BA), lembrou que o tema tem grande importância, pois foram registrados, apenas em 2016, 61.283 assassinatos no País, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Bacelar ressaltou que as vítimas de homicídios são majoritariamente os jovens e os negros. O projeto, na avaliação dele, enfrenta corretamente o problema ao definir como prioridades absolutas ações compartilhadas da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal com foco na população jovem, negra e pobre. 

Bacelar recomendou a aprovação do Projeto de Lei 9796/18 e a rejeição de dois projetos apensados. Ele considerou que o PL 2438/15, da comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Câmara sobre a violência contra jovens negros e pobres, já está totalmente contemplado na proposta principal. E avaliou que o PL 7148/17, do deputado Francisco Floriano (DEM-RJ), é mais genérico ao incluir, no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), a previsão de ações afirmativas para combater a violência contra a juventude negra. 

Principais pontos
O texto votado pela comissão especial prevê que o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens terá duração de 10 anos e será executado, de forma integrada, por órgãos responsáveis por programas de juventude e igualdade racial.

Entre as diretrizes, estão a desconstrução da cultura de violência; a inclusão social e econômica dos jovens; o aperfeiçoamento da administração pública para enfrentar práticas discriminatórias; a ampliação da participação social em políticas públicas; e a capacitação de profissionais da área de segurança. 

Caberá à União elaborar e financiar o plano, cuja implementação será avaliada a cada quatro anos. O Poder Público terá 180 dias, a partir da aprovação da lei originária da proposta, para elaborar o plano nacional. 

O PL 9796/18 foi um resultado do trabalho da CPI do Assassinato de Jovens, que atuou no Senado a partir de 2015 e conclui as suas atividades em 2016. 

Tramitação
O projeto ainda precisa ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados.
Postado por Agencia da Câmara

Comissão aprova proibição de repasse de furto de energia para conta de luz de consumidor

Audiência pública para debater sobre a recuperação judicial da operadora Oi. Dep. Rodrigo Martins (PSB - PI)

Para Martins, não há fundamentação para cobrar do consumidor taxas destinadas a ressarcir as distribuidoras dos prejuízos por furtos de energia


A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou projeto que proíbe as distribuidoras de energia elétrica de repassar para os consumidores os custos relacionados a furtos de energia (PL 8652/17). O texto altera a Lei 10.848/04, que trata da comercialização de energia elétrica. A proibição de repasse dos prejuízos independe se o furto ocorre no fornecimento, na transmissão ou na distribuição.
O relator, deputado Rodrigo Martins (PSB-PI), recomendou a aprovação do projeto e apresentou apenas emendas de redação para aprimorar o texto original. Segundo Martins, o preço de um determinado bem colocado no mercado de consumo deve representar a contrapartida a um produto efetivamente adquirido ou a um serviço concretamente utilizado pelo consumidor.
“Não se mostra razoável incluir nesse preço despesas relacionadas com serviços que não lhe foram prestados e que redundam de falhas na atuação do próprio Poder Público; seja de modo indireto, pela deficiência de supervisão das concessionárias, seja de modo direto, pela precariedade de nossa segurança pública", disse Martins. "Não há, efetivamente, conexão causal entre o comportamento usual e contratual dos usuários dos serviços de energia elétrica e os desvios ilícitos de luz”, afirmou o parlamentar.
Tramitação
O PL 8652/17 tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Marcia Becker
Postado por Agencia da Câmara

MPF aciona prefeito de Sítio do Mato (BA) por autopromoção em redes sociais e obras públicas

Ministério Público Federal requer a remoção imediata de fotografias, nomes, cores, símbolos ou imagens que configurem promoção pessoal, sob pena de multa de R$ 100 mil

O Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa ajuizou nessa segunda-feira (23)ação de improbidade administrativa, por autopromoção ilícita contra Alfredo de Oliveira Magalhães Júnior, conhecido como Alfredinho, prefeito do município de Sítio do Mato (BA) – localizado a 771 km de Salvador. Em pedido liminar, o órgão requer a remoção imediata de fotografias, nomes, cores, símbolos ou imagens em obras públicas, páginas eletrônicas oficiais ou redes sociais pessoais ou da Prefeitura – em especial no Facebook – que configurem promoção pessoal do gestor ou de qualquer agente público, sob pena de multa pessoal no valor de R$ 100 mil.

Segundo a ação, de autoria do procurador da República Adnilson Gonçalves da Silva, na inauguração do Posto de Saúde da Família (PSF) Luiz Fernando Rodrigues Cursino, em agosto de 2017, o gestor afixou na entrada principal da unidade de saúde, a sua fotografia não oficial emoldurada, além de utilizar cores de campanha e do governo nas intermediações e usar páginas do Facebook e de jornais da região para se autopromover.

O MPF então, expediu ofício solicitando a manifestação de Magalhães Júnior e esclarecendo sobre a ilegalidade dos atos de autopromoção, vedados no artigo 37 da Constituição Federal (CF/88), e sobre a sua possível responsabilização. Em resposta, o prefeito admitiu o uso de fotografia pessoal e justificou como sendo uma “tradição cultivada pela administração pública” e uma “prática habitual reiterada”, com o objetivo de “apresentar a imagem do Chefe do Poder Executivo” e a “intenção apenas de destacar e valorizar a sua atuação objetiva e as prioridades de sua gestão”.

Considerando a conduta do gestor e sua afronta aos princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa, o procurador expediu Recomendação para que o prefeito removesse imediatamente, às suas custas, as fotografias, nomes, cores e símbolos que configurassem sua promoção pessoal, bem como que se abstivesse de reincidir na prática, concedendo, então, o prazo de 20 dias para comprovação da retirada dos artifícios de autopromoção. O documento foi recebido pela Prefeitura em 3 de novembro do ano passado, mas não houve resposta.

De acordo com a ação, a prática ilícita e reincidente de autopromoção já havia sido veiculada em blogs e sites da região, que enfatizaram que “Escolas, uniformes dos alunos, material escolar e prédios públicos receberam o amarelo da campanha de Alfredinho”, no contexto da campanha de reeleição, em 2016.

Em consulta pública à página pessoal do acionado no facebook (sob o nome de Alfredinho Magalhães), realizada em 18 de janeiro de 2018, foi constatada a permanência de fotografias alusivas à inauguração do PSF, com a imagem emoldurada do prefeito. Em nova consulta, realizada no dia 13 de abril, verificou-se que ainda constava publicação com autopromoção do gestor.

Visando a cessar as medidas ilegais e responsabilizar o gestor por praticá-las, o MPF requer liminarmente, ainda, que Magalhães Júnior se abstenha de utilizar fotografias, nomes, cores, símbolos ou imagens que configurem autopromoção do chefe do executivo municipal ou de qualquer agente público, em especial nas obras em que haja o emprego de recursos públicos federais, sob a pena de R$ 10 mil por infração.

O MPF requer, ainda, a condenação do demandado nas sanções cabíveis previstas na Lei de Improbidade (Lei n° 8.429/92, artigo 12, inciso III) – ressarcimento integral do dano, se houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida e proibição de contratar com o Poder Público ou dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos –, além do pagamento das despesas processuais.

Número da ação para consulta: 0000905-56.2018.4.01.3315 – Subseção da Justiça Federal de Bom Jesus da Lapa.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2295/2294/2296/2200
E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br    

www.twitter.com/mpf_ba

SEC - BA reabre inscrições de processo seletivo

Inscrições referentes ao processo seletivo 004/2018 foram reabertas. Confira o novo prazo.

A Secretaria de Educação da Bahia publicou a retifcação do cronograma provisório do processo seletivo simplifcado SEC/SUDEPE nº 004/2018, para Professor da Educação Profissional. Com isso, as inscrições foram reabertas das 10h do dia 25 de abril às 10h do dia 02 de maio de 2018.
A inscrição já regularmente efetuada continua válida, permanecendo como está, e caso o candidato realize nova inscrição prevalecerá a última feita, sendo as demais descartadas.
As informações constam do Diário Oficial do Estado da Bahia - Executivo (25 de abril de 2018), página 15, disponível no link: http://diarios.egba.ba.gov.br/html/_DODia/DO_frm0.html
A Secretaria de Educação do Estado da Bahia publicou os editais 04 e 05/2018 de processo seletivo simplificado para contratação de profissionais através do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). O edital 004/2018 oferta 100 vagas para Professores da Educação Profissional de diversas áreas, que atuarão nas unidades de ensino do estado alocadas nas cidades de Irecê, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Ilhéus, Itabuna, Gandu, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Brumado, Guanambi, Ruy Barbosa, Itaberaba, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ipiaú, Jequié, Santa Maria da Vitória, Senhor do Bonfim, Candeias, Lauro de Freitas e Salvador.
 A carga horária para esses Professores, que devem possuir a devida graduação na área de interesse, é de 20 horas semanais e a remuneração pode chegar a R$ 1.604,76, mais auxílio transporte e assistência médica do Estado, mediante contribuição mensal.
Já no edital 005/2018 são ofertadas 30 vagas também para Professores da Educação Profissional destinados aos municípios de Itaitê, Conceição do Coité, Wagner, Itaberaba, Barra do Choça e Conceição do Almeida. Para concorrer, esses profissionais precisam ter formação de nível superior em licenciatura plena ou bacharelado em Educação do Campo, ou Agroecologia ou Ciências Agrárias. A carga horária semanal é de 40 horas semanais e a remuneração de até R$ 3.209,53, mais os mesmos benefícios.
As inscrições para ambos editais deverão ser realizadas por intermédio do endereço eletrônico selecao.ba.gov.br no período que compreende os dias 16 a 23 de abril de 2018 (até as 10h). Não serão cobradas taxas de inscriçãos.
Nos dois editais será realizada uma única etapa de avaliação curricular de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação ocorrerá a partir das análises das informações prestadas no cartão de inscrição do candidato, que, deste modo, deverá apresentar os documentos autenticados.
 A divulgação classificatória ocorrerá logo após homologação dos classificados no Diário Oficial do Estado da Bahia. Os documentos de títulos deverão ser enviados via sedex para Secretaria da Educação do Estado da Bahia - SEC, situado à Avenida 5, nº 550, Superintendência de Recursos Humanos da Educação - SUDEPE/DIPES, 1º andar sala 123 Centro Administrativo da Bahia - CAB Salvados Bahia CEP: 41745 - 000.
A contratação pelo REDA será pelo prazo determinado de até 24 meses, com possibilidade de renovação por igual período, uma única vez.
Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado - BA, edição de 06 de abril de 2018, seção da Secretaria da Educação, acessível por meio do link: http://diarios.egba.ba.gov.br/html/_DODia/DO_frm0.html
Postado por https://www.concursosnobrasil.com.br/concursos/ba/sec-ba-abre-mais-editais-de-selecao-reda.html

domingo, 29 de abril de 2018

NOTA DE PESAR


      A Prefeitura Municipal de Ilhéus manifesta condolências e sinceros votos de pesar pelo falecimento do Sr. Roque Silva Oliveira, comerciante aposentado, 79 anos, e pai da Sra. Eliane Oliveira, Secretária Municipal de Educação, ocorrido na tarde de sábado, 28 de abril de 2018.

Neste momento de dor e tristeza, a Prefeitura de Ilhéus se solidariza aos familiares, amigos e demais cidadãos enlutados.

Prefeito de Ilhéus
Mario Alexandre

NOTA DE PESAR

Gostaria de transmitir minhas condolências e sinceros votos de pesar a amiga e secretária de Educação de Ilhéus, Elaine Oliveira, pelo falecimento de seu pai, Roque Silva Oliveira, 79 anos.
Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos neste momento de dor e perda estimável, em especial da querida amiga Eliane, que sempre teve o seu pai como exemplo de caráter, força, coragem e superação.

Doação de bens MPF(BA): prazo para envio de requerimento termina dia 30 de abril

Estão disponíveis 961 itens entre livros, computadores, cadeiras, armários etc 

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) disponibilizou 961 itens – entre livros, computadores, cadeiras, armários etc – em edital de doação de bens. Órgãos públicos e entidades filantrópicas interessados têm até a segunda-feira, 30 de abril, para enviar requerimento com número e descrição do lote referindo-se ao patrimônio desejado.

Podem candidatar-se para a doação de bens: ramos do Ministério Público da União, órgãos ou entidades da administração pública federal, estadual ou municipal direta ou indireta; instituições filantrópicas e organizações da sociedade civil de interesse público. As solicitações devem ser enviadas via correios ou entregues na sede do MPF em Salvador, localizada Rua Ivonne Silveira, 243, Loteamento Centro Executivo – Doron, entre 16 e 30 de abril.

Confira o Aviso de Doação n°01/2018, que contém a lista com os bens a serem doados e o modelo de requerimento de doação.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2295/2294/2296/2200
E-mail: 
prba-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_ba

Coral dos Servidores da Ceplac comemora 20 anos com show no Teatro Municipal de Ilhéus

Cartaz show 20 anos Coral da CEPLAC


Cantando um repertório que passeia pela música popular brasileira e pela sua própria história, o Coral dos Servidores da Ceplac marca a comemoração dos seus 20 anos com um show que acontece na sexta-feira, 04 de maio, às 19h, Teatro Municipal de Ilhéus.

A seleção de músicas para esta noite contempla, também, trechos dos musicais “Festa de Arromba” e “Nordeste em Festa”, sucesso do grupo em 2015 e 2016. A apresentação ganha ainda mais brilho com os três corais convidados: Coral da UESC, Coral Dom Eduardo e o Coral Mokiti Okada, de Ilhéus.

“O show está sendo produzido com muito carinho para ser uma grande celebração, com coristas que nos acompanham desde o início e outros que entraram ao longo desses anos. O coral faz parte da nossa história pessoal e do nosso ambiente profissional”, conta Nylson Valença, cantor do coral e produtor do evento.

O ingresso custa R$10 e pode ser adquirido antecipadamente na Loja Etc e Tal e, no dia, na bilheteria do Teatro Municipal de Ilhéus.

Tacila Mendes
Assessoria de Comunicação
(73) 99166-6450 (whatsapp) 98803-9821