quarta-feira, 18 de abril de 2018

Primeiro Centro Integrado de Inclusão Social já oferta serviços públicos para comunidade






Primeiro Centro Integrado de Inclusão Social  já oferta serviços públicos para comunidade - Secom Clodoaldo Ribeiro 
 “É um espaço muito bom! Parabenizo o prefeito Mário Alexandre e todos os envolvidos pela inauguração desse espaço. Vim para uma consulta médica, agora fica mais fácil ter vários serviços em único lugar”, destaca Dona Marlene dos Santos, de 73 anos, que mora na Avenida Esperança. 
Já a dona de casa Michele dos Santos Reis, que tem três filhos, disse que é uma oportunidade para os moradores já que vai ajudar muitas pessoas do bairro. “Ter os serviços perto de casa é muito bom, a gente pode tirar dúvidas e realizar os atendimentos pertinho da gente. Aproveitei e vim resolver um problema no benefício do Bolsa Família”, finaliza.
Inaugurado na manhã desta terça-feira (17), o primeiro Centro Integrado de Inclusão Social (CENIS) oferece serviços públicos de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação para a comunidade do Iguape.  O Centro criado após requerimento do vereador Pastor Matos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, tem como objetivo a integração dos diversos serviços em um único local.
“Esse é o primeiro Centro Integrado de Ilhéus com serviços públicos dentro da comunidade. É um sonho da população realizado para a população, estamos trabalhando para cada vez mais melhorar os serviços e levar qualidade de vida para todas as pessoas”, declara o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. 
Na área social, serão oferecidos os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que trabalham com crianças, adultos e idosos. Na saúde, funcionará o Posto de Saúde da Família (PSF), já pela educação, haverá o projeto Canto da Leitura e criação da horta comunitária nas escolas municipais e estaduais.
Funcionará ainda no CENIS o Centro de Referência Inclusão Social (CRIE), o Grupo de Apoio das Pessoas com Deficiência (GAPDEFI), a Associação dos Ministros Evangélicos de Ilhéus (AMEI) e ainda inscrições para atividades de esporte e lazer para a comunidade.
“Queremos facilitar o acesso dos serviços públicos para a comunidade, assim, pensamos em oferecer diversos serviços num mesmo local, promovendo a inclusão social com atendimentos de saúde, educação e social. A ideia ainda é expandir esse modelo para outras zonas da cidade”, ressalta o vereador Pastor Matos. O centro funcionará de segunda à sexta, das 08h às 17 horas, com demandas espontâneas e busca ativa realizada pelas equipes multidisciplinares.
Ainda estiveram presentes ao ato de inauguração, representando a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, o superintendente do Fundo Gestor da SDS, Rubenilton Silva; o secretário de Relações Institucionais, Sérgio Souza; a deputada estadual, Ângela Sousa; e o vereador, Jerbson Moraes.
Atendimentos - Durante a inauguração, foi realizado um mutirão com os atendimentos médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Depressão, Direitos Humanos, Drogas, Auto Estima, Violência Contra à Mulher. Houve também atendimentos de pesagem e cadastro do bolsa família, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, benefício de prestação continuada (BPC), passe livre, cartão do idoso, segunda via da identidade e certidão de nascimento, serviços Centro de Referência de Atenção à Mulher (Cram) e serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Secretaria de Comunicação de Ilhéus (SECOM). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário