segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Prefeitura de Ilhéus requalifica rede de drenagem na Praça Cairu




Prefeito Mário Alexandre em Visita à bras da praça Cairu. Foto Clodoaldo Ribeiro
A equipe da secretaria de Infraestrutura, Transportes e Trânsito (Seintra) da Prefeitura trabalhou durante este final de semana, para acelerar o serviço de regularização do sistema de drenagem pluvial no entorno da Praça Cairu, no centro de Ilhéus, que antecede a requalificação asfáltica em algumas das principais vias da cidade. As atividades foram supervisionadas pelo prefeito Mário Alexandre, que visitou os serviços realizados na Praça Cairu, domingo (30).
No momento, o programa Asfalto Legal concentra os serviços em ruas do centro comercial de Ilhéus. Depois do bairro do Malhado, as ações foram realizadas na Avenida Oswaldo Cruz, no Bairro Cidade Nova, e nas ruas Visconde de Mauá, Bento Berilo e Tiradentes, com a execução da fresagem e recapeamento asfáltico, até chegar à Praça Cairu.
O chefe da Divisão de Produção da Seintra, Gunnar Rios, explica que antes da aplicação da nova camada de asfalto na Praça, o prefeito ordenou que fosse feita a requalificação da rede de drenagem a fim de evitar os constantes alagamentos registrados no local por ocasião de frequentes chuvas. “Nós abrimos a rede com um rompedor hidráulico, porque toda essa área é composta de rocha, e passamos uma nova rede de drenagem, com uma nova caixa de passagem, para que todo esse problema de alagamento que existe aqui em frente ao Chaveiro Real, seja totalmente solucionado”, afirmou.
Gunnar Rios salienta também que o mesmo serviço será realizado no ponto de alagamento existente nas proximidades do Fórum Epaminondas Berbert de Castro, que é um problema antigo, onde alaga e causa muito transtorno, assim como na Praça Cairu. “Então, além da requalificação asfáltica, nós estamos resolvendo o problema de alagamento, trocando as redes de drenagem, para que a população fique bem servida com os serviços da prefeitura, de acordo com as orientações de nosso prefeito”, declarou.
Conforme disse Rios, cerca de 40 por cento do trabalho de requalificação asfáltica já foi realizado. Após a conclusão na Praça Cairu, nós iremos atuar na Avenida 2 de julho e seguir a diante conforme a programação articulada com a  Conder, órgão da secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado, parceiro do município de Ilhéus.
As obras do Programa Asfalto Legal têm repercutido positivamente entre os comerciantes ilheenses, em especial os que estão estabelecidos no centro da cidade. O senhor Carlos Alberto, por exemplo, que há 30 anos possui uma relojoaria no centro, reconhece que “é um trabalho de grande importância, pois vai escoar a água da chuva e evitar o alagamento em sua própria loja. A secretaria responsável está de parabéns porque viu a necessidade do comércio. Fico muito feliz com essa obra”, admitiu.
A gerente de loja, Najara Alves, também situada próximo à Praça Cairu, considera a obra muito importante. “Independente do fluxo da chuva, podia chover por apenas 10 minutos, alagava tudo por aqui. Perdemos muitos clientes, porque o povo não entra na loja com o alagamento. Isso aqui melhorado, vai ser tudo de bom, tanto para mim quanto para a vizinhança”, assegurou.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário