terça-feira, 20 de março de 2018

Prefeitura de Ilhéus entrega próteses dentárias no distrito de Santo Antônio






O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, participou da entrega de próteses dentárias, realizada nesta terça-feira, 20 de março, no distrito de Santo Antônio, aos cidadãos e cidadãs que participaram do mutirão realizado há cerca de 30 dias, na localidade. A iniciativa é da secretaria de Saúde (Sesau), que realiza um projeto piloto, coordenado pelo setor de Saúde Bucal, com a finalidade de fornecer próteses dentárias aos cidadãos de baixa renda residentes no interior e na cidade.  
Além do prefeito Mário Alexandre, o ato contou com as presenças da secretária de Saúde, Elizângela Oliveira, do vereador Paulo Meio Quilo e lideranças locais. Foram entregues 80 próteses aos 40 pacientes atendidos no mutirão, já que cada um deles necessita de um par de próteses.
De acordo com a secretária de Saúde, Elizângela Oliveira, a coordenação de Saúde Bucal fez o levantamento do quantitativo de pessoas, através de demanda espontânea, que precisavam de próteses dentárias e planejou a realização do mutirão. Segundo ela, daqui a cerca de 30 a 60 dias, outras próteses serão entregues, desta vez, a moradores do Ilhéus II, na zona sul da cidade. “Mas, a meta da secretaria é a de atender a todo município”, ressalta Elizângela.
Saúde – Na oportunidade, o prefeito Mário Alexandre destacou o esforço da Sesau para disponibilizar serviços de saúde à comunidade de Santo Antonio. Lá, a secretaria garante atendimento odontológico, atendimento de clínica geral, sob a responsabilidade do médico Ricardo Moura; atendimento de Enfermagem com a profissional Gabriela Margalho, além das ações da técnica em Enfermagem, Lindinalva Marques de Souza.
O prefeito chamou a atenção para a importância de ações como o mutirão de próteses dentárias, promovido na localidade, que proporcionam o resgate da autoestima das pessoas. “Hoje, com o esforço que estamos fazendo para recuperar a saúde em Ilhéus, aqui em Santo Antonio e região, o posto de saúde funciona normalmente, tem atendimento odontológico e outros serviços. Junto com os administradores, unidos, podemos fazer muito pelo nosso povo. Então, quando vemos Dona Lourdes exibindo um novo sorriso, através de um trabalho diferenciado de toda a equipe de saúde, com a turma da odontologia, ficamos contentes em promover alegria e saúde de qualidade. Estamos trabalhando para proporcionar uma saúde digna para a população da zona rural e da zona urbana”, declarou o prefeito.

Dona Marilurdes Nascimento, de 70 anos, exibiu alegria e felicidade após receber a prótese dentária das mãos do prefeito Mário Alexandre. Já a dona de casa Sebastiana de Jesus Santana, 50 anos, estava ansiosa para receber seu par de próteses: “estou curiosa pra sair daqui com a minha chapa. Há muito tempo fiz uma chapa, mas não ficou boa, daí, nem podia mastigar com ela, na hora de almoçar tinha que tirar. Obrigada a todos vocês por essa ajuda”, disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário