sábado, 14 de julho de 2018

Inscrição no Concurso Literário Crônicas de Gabriela termina no dia 25 de julho



O prazo para inscrições no Concurso Literário Crônicas de Gabriela foi prorrogado para o próximo dia 25 de julho. A iniciativa da secretaria municipal da Cultura tem como objetivo comemorar o transcurso dos 60 anos do lançamento do livro “Gabriela, cravo e canela”, do escritor Jorge Amado, cuja obra projetou a cidade de Ilhéus e a história de sua gente para o mundo.

Anteriormente, o prazo para a entrega dos trabalhos estava marcado para domingo, dia 15. A finalidade do concurso é incentivar a produção literária, por meio de crônicas, estimular a leitura da obra de Jorge Amado e fomentar a escrita, a leitura, o livro e a literatura. A inscrição é gratuita e deve ser enviada exclusivamente para o e-mail cultura@ilheus.ba.gov.br contendo arquivos em PDF. O tema central é “Gabriela, cravo e canela, 60 anos do romance”.

De acordo com o regulamento, a ficha de inscrição deve ser preenchida e assinada, anexadas cópias do RG, ou outro documento oficial com foto. O ato da inscrição no concurso implica na plena aceitação por parte dos inscritos das normas estabelecidas no edital, bem como a cessão, por tempo indeterminado, sem ônus dos direitos autorais dos trabalhos inscritos, para eventual publicação em quaisquer meios de comunicação, impresso ou eletrônico.

Podem participar maiores de 18 anos. Os inscritos devem atentar para a temática do concurso, em homenagem aos 60 anos de publicação do romance ‘Gabriela, cravo e canela’, que possibilita, entre outras coisas, a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. As crônicas devem ser obrigatoriamente inéditas e escritas em língua portuguesa. Ficam automaticamente desclassificadas as já publicadas de forma impressa ou virtual, no todo ou em qualquer parte, ou divulgadas por qualquer meio de comunicação.

O regulamento veda a participação de funcionários da Secretaria da Cultura de Ilhéus, de membros da Academia de Letras de Ilhéus, da livraria Papirus e da comissão julgadora, além de parentes, cônjuges ou companheiros estáveis em primeiro grau e colateral destes. “Entende-se por crônica um texto curto sobre acontecimentos do cotidiano, narrado em primeira ou terceira pessoa do singular. Serão classificados os trabalhos que alcançar uma pontuação média igual ou maior que 25 pontos”.

A crônica deve ser digitada, gravada em arquivo com extensão PDF. As páginas deverão ter o formato A-4, layout retrato, com fonte “Times New Roman”, três centímetros. O seu título deve constar na parte superior da página inicial, digitado em negrito, em fonte “Times New Roman”, tamanho 14, alinhamento centralizado. A crônica não pode ter ilustrações e sua extensão dever ter no mínimo uma página e no máximo três páginas. A crônica que estiver de acordo com o edital será divulgada no site www.ilheus.ba.gov.br/portais/cultura.

Seleção – As crônicas serão analisadas e selecionadas por comissão julgadora composta por cinco membros de evidente conhecimento no campo literário ou jornalístico, que procederá a seleção de três crônicas e classificarão em ordem decrescente de pontos. Já o resultado do processo de seleção será divulgado no no Diário Oficial município e no site www.ilheus.ba.gov.br/portais/cultura.  A premiação das três crônicas selecionadas será divulgada e publicada também no site da Secretaria da Cultura e em redes sociais.

Premiação – A solenidade de entrega dos prêmios está prevista para o dia 10 de agosto, com horário e local a serem definidos. As três crônicas receberão um kit de livros da obra do escritor Jorge Amado, incluindo o romance “Gabriela, cravo e canela”. O primeiro lugar receberá um smartphone. Todos os participantes receberão certificado de participação fornecido pela secretaria municipal da Cultura (Secult).

SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário