sábado, 14 de julho de 2018

Moradoras elogiam reforma e serviços da Unidade de Saúde do Alto Basílio, em Ilhéus








 UBS Basílio I - II. Foto - Rodrigo Macedo
A Unidade de Saúde do Alto do Basílio, uma das comunidades mais populosas da zona urbana de Ilhéus, foi totalmente reformada e reaberta para prestar serviços de atenção básica à saúde às famílias do bairro. A dona de casa Ana Lúcia Santos, de 53 anos, esteve na unidade na tarde de quinta-feira, 12. “Rapidamente fiz os exames, vim fazer a ultrasson. Fui à Coci e eles me encaminharam pra cá.  Assim que cheguei consegui resolver tudo”, disse, contente.
Sobre o trabalho de recuperação do posto de saúde, dona Ana Lúcia Santos, salienta: “Tá tudo bonito, arrumado, graças a Deus! Sem falar no atendimento, que está muito bom”. Reinaugurado durante as comemorações do aniversário de 484 da cidade, a Unidade de Saúde do Basílio atende às Estratégias de Saúde da Família Basílio I e II e integra o programa de recuperação de unidades básicas de saúde adotado pelo prefeito Mário Alexandre, com recursos próprios do tesouro municipal.
Na quinta-feira, Thayane Oliveira, moradora na Rua João 23, foi ao posto de saúde para uma consulta médica e elogiou o que viu: “Achei a reforma muito boa! Estava precisando, há muito tempo. O atendimento médico foi excelente, não tenho o que falar”, frisou. O clínico geral Ricardo Marques, que estava a serviço, também destacou as melhorias da estrutura para os profissionais que trabalham no local. “Não tínhamos nem ventilador aqui e agora consigo trabalhar de jaleco. Quando chovia tinha muita goteira, cheirava mal. E agora, graças ao prefeito, estamos trabalhando em um local limpo e climatizado”, salientou.
Serviços – A Unidade do Basílio funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17 horas. Os moradores agora contam com atendimento médico às terças, quartas e quintas-feiras, no turno da tarde. Também há assistência de enfermagem, curativo, farmácia para distribuição de remédios e administração de medicamentos injetáveis, dispensação de preservativos e contraceptivos, testes de triagem pré-natal e do pezinho, marcação de exames laboratoriais, acompanhamento da gestante e do bebê, desde o pré-natal até a puericultura, ultrassonografias e programas de prevenção em saúde.
No local também haverá atendimento odontológico. A previsão da secretaria municipal de Saúde é que o consultório de odontologia funcione a partir da próxima semana. Será mais um serviço de atenção básica à saúde para a Unidade do Basílio.
Reforma – Dentre os serviços realizados na reforma da Unidade, estão a recuperação do telhado e dos banheiros, remoção do piso, pintura geral, troca de divisórias e reparo nas instalações elétricas e hidráulicas, além da conservação e manutenção preventiva e corretiva. As melhorias atendem a uma antiga reivindicação da população e dos profissionais que atuam no posto, diante da estrutura física que estava bastante comprometida.
SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário