sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Ação de vacinação antirrábica registrou pouco mais da metade, diz CCZ




Com o fim da Campanha de Vacinação Antirrábica que começou no mês de setembro, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do município de Ilhéus, enviou à Salvador, na quinta-feira (19), os resultados da campanha de 2017, atingindo pouco mais da metade da sua meta. No geral, foram vacinados 10.086 animais, sendo 8.017 cães e 2.069 gatos. Destes, 6.373 cães e 1.724 gatos foram vacinados na sede do município, e 1.644 cães e 345 gatos, vacinados na zona rural. Apesar da estrutura montada pela Secretaria de Saúde durante a campanha, os números foram considerados baixos, já que o setor tinha uma meta de vacinar 16.800 animais.
Na tentativa de impulsionar a campanha, a secretaria de Saúde (Sesau), lançou no início deste mês, o ‘Dia D’ da Vacinação Antirrábica, com instalação de dezesseis pontos de vacinação distribuídos nas quatro zonas da cidade. O coordenador do Centro de Zoonoses, Aloísio Coreia, explica que a baixa adesão nos postos de vacinação não caracteriza a falta de cuidado pelos bichos. “Creio que precisa haver além da amizade, interesse no bem-estar do animal e do próprio homem. A principal dificuldade no combate à doença é a adesão da população às campanhas”, explica.
Ainda de acordo com o coordenador, são estimados atualmente em Ilhéus cerca de 33 mil animais, e embora não se tem registro da doença há anos entre os caninos e felinos, é importante levar o animal para vacinar. “A vacina é a principal forma de prevenir a raiva, com cem por cento de letalidade zoonose. É importante que a população não deixe de levar seu animal doméstico aos pontos durante as campanhas”, alerta Aloísio.  
Já o responsável pelo Setor de Vigilância à Saúde, Gleidson Souza, informa que devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. Ele lembra que a vacinação antirrábica é disponibilizada também diariamente de segunda à sexta-feira, de 8h às 14h, no CAE III (Centro de Atenção Especializado), que funciona no antigo SESP, localizado na Avenida Canavieiras, centro da cidade.
A vacinação antirrábica animal é a principal atividade na prevenção aos casos de raiva humana, assim como no controle da doença no seu ciclo urbano em animais. A campanha consiste na mobilização e vacinação em massa de cães e gatos, abrangendo o maior número de animais em curto período de tempo.
SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário