segunda-feira, 31 de julho de 2017

Município apoia formação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística



Aconteceu na manhã do dia (27), na agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/BA), em Ilhéus, uma reunião que definiu a instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE). O objetivo desta operação censitária é definir a construção do Censo Agropecuário 2017, através de informações sobre o universo de estabelecimentos agropecuários do país.

Durante a reunião, foram apresentados os mapas municipais que auxiliarão a coleta de dados, as necessidades de apoio para os postos de coleta e estratégias para a realização das atividades. Participaram do encontro os representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), da Bahia Pesca, além das secretarias municipais de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes) e da Agricultura e Pesca (Seap).

As Comissões – De acordo com o IBGE, as comissões estão sendo compostas por membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de líderes comunitários, empresários e representantes de entidades que possam, de alguma forma, colaborar com os trabalhos censitários. Para este ano, o questionário sofreu uma diminuição do tempo médio de entrevista de 90 para 40 minutos, dando maior agilidade à coleta de dados, permitindo que, em média, três estabelecimentos agropecuários sejam visitados diariamente pelos recenseadores.

Para o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Soub, o apoio contínuo da Prefeitura nas atividades realizadas pelo IBGE, estabelece mais que uma parceria, “atende ao princípio da transparência, permitindo à sociedade conhecer e acompanhar de perto as atividades do Instituto”, disse.   

Programado para acontecer no dia 1º de outubro deste ano, o Censo Agropecuário pretende visitar cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o País, segundo informações do IBGE. Ao longo dos anos, o Censo tem sido a principal e mais completa investigação da estrutura de produção do setor primário, inserção e relacionamento com os demais setores da economia.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário