quarta-feira, 26 de julho de 2017

Servidores da Secretaria de Cultura receberão treinamento sobre Sistema Municipal de Cultura




Servidores efetivos e comissionados da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Ilhéus vão receber capacitação com o objetivo de conhecer o funcionamento do Sistema Municipal de Cultura. O treinamento acontece no dia 29 de julho, a partir das 14 horas, no auditório da Academia de Letras de Ilhéus, com noções básicas dadas pelo especialista em Gestão Cultural e Projetos Culturais, Pawlo Cidade. A proposta é conhecer as funções, princípios e objetivos do sistema.

“Entender a dinâmica da cultura é extremamente importante para o funcionamento eficiente da nossa secretaria. Assim, todo o servidor será capacitado. Desde o pessoal que atua nos serviços gerais até chefes de divisão precisam conhecer os instrumentos e as instâncias que põem em prática o Sistema Nacional de Cultura”, ressaltou Pawlo Cidade, que complementa: “É preciso entender as atribuições e o papel de cada um no sistema”. Ele é autor da cartilha “Como transformar a cultura em bom negócio” e de artigos em gestão cultural, dentre eles “A visão estrábica do gestor público da cultura”.

De acordo com o gestor, a cultura possui dinâmica própria. Desde a criação do Sistema Nacional de Cultura, em 2012, através da emenda constitucional-71, os municípios vêm se organizando para implantar seus sistemas de cultura que irão impulsionar nas cidades. “Eles possuem todos os instrumentos e instâncias necessárias para a transparência, visibilidade, legitimidade e responsabilidade na utilização dos recursos públicos destinados à pasta da Cultura, permitindo ações mais democráticas e descentralizadoras. Entretanto, para o seu funcionamento é preciso entender como o sistema se acondiciona”, informou.

Sistema Nacional de Cultura – O Sistema Nacional de Cultura é formado pelo Fundo Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura, Sistema de Informações e Indicadores Culturais, Conselho Municipal de Cultura, as conferências e a Secretaria Municipal de Cultura com cada um com suas especificidades e funções. O município assumiu compromisso com a Secretaria de Cultura da Bahia, em março deste ano, através do Programa Municípios Culturais, de revisar o Plano de Cultura, aprovar a lei do Sistema de Cultura, implantar o Sistema de Informações e Indicadores Culturais, e o Programa Municipal de Formação em Arte e Cultura (Promfac). 

SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário