quinta-feira, 13 de julho de 2017

Educação implanta projeto de arte e dança em escolas de Ilhéus



 A Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus implantou o Projeto Sociocultural Arte-Dança em escolas núcleo (na Escola Darcy Ribeiro, na Biblioteca Municipal e na escola Odete Salma) visando oportunizar crianças, adolescentes e adultos de toda a rede municipal com aulas de Ballet Clássico e jazz. De acordo com a secretária Eliane Oliveira, será possível também instituir um programa de “Qualidade de Vida “para professores e diretores da rede com aulas de dança, ginástica funcional, ballet fitness e dança de salão, com o principal objetivo de promover saúde e qualidade de vida para educadores do município.  

Segundo Eliane, a importância da implantação desse projeto deve-se a difusão de um dos principais eixos da arte (dança) a fim de contribuir para o desenvolvimento cultural, o qual preconiza o acesso à arte á todos indistintamente, além da promoção de saúde e qualidade de vida. Para a coordenadora e professora Soanne Marry “a dança é, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação e expressão do movimento humano. Crianças e adolescentes necessitam de experiências de comunicação e expressão que lhes permita desenvolver sua criatividade e interpretatividade através dos eixos da arte”.

O Projeto Sociocultural Arte-Dança tem como objetivo principal difundir a arte como fator de inclusão social e formação de cidadãos conscientes, tornar perceptível a Arte-Educação como o papel social de fomento da cultura pela transmissão e aplicação prática do ensino aprendizagem. A proposta é valorizar a integração das artes com outras áreas de conhecimento para a promoção do trabalho “inter” e “multi” disciplinar, desenvolvendo a capacidade de pensar, refletir, analisar, sentir, agir e reagir global e artisticamente. A função é, também, de despertar a consciência sociopolítica através do resgate da cultura popular e o ensino da arte em relação as suas implicações educacionais e sociais além da possibilidade de construir e ou reeducar o alinhamento postural e o condicionamento físico através da técnica do Ballet Clássico.

HORÁRIOS – As aulas para os alunos acontecem em seis horários no dia (8-9h, 9-10h, 10-11h, 13-14h ,14-15h, 15-16h) sendo toda terça na Biblioteca Municipal (centro), às quartas na escola Odete Salma (zona norte) e às quintas no CAIC Darcy Ribeiro (zona sul). As aulas para os professores ocorrem nestes mesmos dias das 17h30min às 18h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário