quarta-feira, 27 de junho de 2018

Dia do Quadrilheiro Junino é comemorado hoje (27) em Salvador

Salvador comemora hoje, 27 de junho, o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino. A homenagem a um dos profissionais mais significativos da cultura popular nordestina foi instituída através da lei nº 9241/2017, sancionada em 2017, de autoria do vereador Sabá (PV).
De acordo com o dispositivo legal, é considerado Quadrilheiro Junino todo profissional que através de expressão artística cantada, dançada ou falada, transmite a tradição popular nas festas juninas.
Na justificativa de seu projeto, Sabá destaca a significativa participação popular nas danças juninas e chama atenção para a valorização da cultura regional. “Ser quadrilheiro é levar as festas juninas no sangue. Essa foi uma forma que encontrei para homenagear este profissional, que é responsável por preservar e propagar um dos segmentos mais importantes da cultura nordestina. As apresentações das quadrilhas juninas são um espetáculo de cores, sons e tradições, transmitido através de seus componentes. Ao dedicar um dia ao quadrilheiro, justamente no mês de junho, estamos oficialmente incorporando essa tradição das manifestações culturais nordestinas. Em especial, quero também parabenizar as quadrilhas Capelinha do Forró, ABC e Imperatriz do Forró, representantes legitimas da dança junina na capital baiana”, enfatizou o parlamentar.
Letícia França 
Assessoria de Imprensa / Vereador Sabá (PV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário