terça-feira, 5 de junho de 2018

Seminário na Câmara vai discutir envelhecimento da população LGBT

O 15º Seminário LGBT do Congresso Nacional reúne na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (6), um grupo de estudiosos e especialistas de variados campos acadêmicos para tratar da questão do envelhecimento da população LGBT e dos desafios relacionados a esta etapa da vida. O tema coincide com a promulgação da Lei 13.646/18, que declara 2018 o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

Com o tema “O tempo de nossas vidas – Saúde, Bem-estar, Envelhecimento e Morte na Perspectiva da Comunidade LGBT”, esta edição do seminário levantará questões importantes relacionadas a segurança pública, saúde, assistência social e psicológica, moradia, cultura, entre outros.


O seminário tem coordenação geral do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), com apoio dos deputados Erika Kokay (PT-DF), Danilo Cabral (PSB-PE), Glauber Braga (PSOL-RJ), Alice Portugal (PCdoB-BA), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), Luiz Couto (PT-PB), Janete Capiberibe (PSB-AP), Angelim (PT-AC), Luiza Erundina (PSOL-SP), além dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Lídice da Matta (PSB-BA) e Marta Suplicy (PMDB-SP) em conjunto com as comissões de Seguridade Social e Família, Legislação Participativa, Direitos Humanos e Minorias, de Cultura e de Educação (todas na Câmara dos Deputados), e de Assuntos Sociais e Direitos Humanos (no Senado Federal).



Um dos apoiadores do evento, o deputado Edmilson Rodrigues destaca que a função do Congresso é garantir que os direitos e as leis para a comunidade LGBT andem juntos. 

"A função social do Parlamento é produzir leis para que direitos e leis sejam harmônicos, porque muitas vezes o que é lei é a negação do direito. E quando a lei nega o direito, você nega também a possibilidade de as pessoas que têm o direito negado exercerem plenamente a cidadania."


O evento será realizado no Auditório Nereu Ramos, a partir das 8h30. Mais informações aqui

Confira a programação:
08:30 - Cerimônia de Abertura
10:30 - 1ª Rodada 

Por uma Justiça inclusiva: Dinâmica dos poderes Legislativo e Judiciário no âmbito dos direitos da população LGBT, Direito de Família (sucessão, previdência, adoção)
- Roger Raupp Rios - desembargador federal do TRF4, professor de mestrado em Direitos Humanos (UniRitter), primeiro juiz brasileiro a reconhecer a união de um casal homoafetivo, .
- Margarida Pressburger - primeira representante do Brasil no Subcomitê de Prevenção à Tortura da Organização das Nações Unidas (ONU).
- Ana Brocanelo - Advogada especialista em Direito de Família, Sucessões e Direito Homoafetivo.
- Andrey Lemos - presidente Nacional da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Unalgbt).

13:30 - 2ª Rodada 

Nossos corpos e o envelhecimento: a trajetória das pessoas LGBTs no âmbito da saúde e do atendimento médico
- Dra. Kyola Vale - médica psiquiatra pela Universidade de Brasília (UnB); acolhe vítimas de violência e LGBTI em ambulatório de saúde mental.
- Ludgleydson Fernanades de Araújo - professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), pesquisador dos temas psicologia social e teoria das representações sociais.
- João Nery - psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor universitário, psicoterapeuta e consultor em gênero e sexualidade, primeiro homem trans a se submeter a cirurgia de redesignação de gênero no Brasil.
- Médica, mestre em doenças infecciosas e parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcia Rachid
- Raicarlos Durans - homem trans militante de direitos humanos, é conselheiro de saúde no município de Marituba (PA) e articulou para a criação do “processo transexualizador” do Ministério da Saúde no Estado do Pará.

15:00 - 3ª Rodada 

Convivência familiar, moradias coletivas, violência e abandono: desafios de uma população que pode - mas não precisa - envelhecer na solidão
- Rogério Pedro - administrador de empresas, é o idealizador e presidente da ONG EternamenteSOU.
- Bayard Tonelli - ator, poeta, tradutor, diretor de arte e coreógrafo, é um dos fundadores do histórico e antológico grupo artístico Dzi Croquettes.
- Carlos Eduardo Henning - antropólogo, professor no programa de pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
- Cláudio Ferreira - jornalista da Rádio Câmara, apresentador e produtor do programa “Vida Longa”, sobre envelhecimento.

16:30 - 4ª Rodada 

Sobreviver ao preconceito no mundo do trabalho: empregabilidade, formação, previdência e dignidade
- Silviano Santiago - atua como crítico literário e cultural em grandes jornais do país, como curador e conferencista e, além das várias coletâneas de ensaios publicadas, é autor de inúmeras obras de ficção.
- Elcimar Rodrigues Reis Bitencourt - procurador do Trabalho, criador do Projeto Transformando Vidas em Rondonópolis (MT), que tem a finalidade de capacitar trabalhadoras trans em estética e empreendedorismo.
- Beth Fernandes - historiadora pós-graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conselheira Nacional de Saúde, secretária de Direitos Humanos da ABGLT, presidente do Fórum de Transexuais de Goiás e coordenadora da Astral/GO.
Da Redação - AC
Postado por Agencia da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário