sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Construção da nova escola repercute positivamente na comunidade de Piaçaveira



Moradores de Piaçaveira, localidade que fica a 40 quilômetros da sede urbana de Ilhéus, acompanharam ontem (4), a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de construção da Escola Nucleada do Japu, pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. Graças ao compromisso da atual gestão, a antiga ‘Escola da Vergonha’, começa a ganhar forma de respeito ao futuro da localidade. Durante o ato, integrantes da comunidade relataram seus dramas, suas expectativas e externaram sua alegria em poder assistir de perto a construção de um sonho.
A dona de casa Sirleide dos Santos, de 36 anos, é mãe da Jamile, de oito anos, que vai cursar a terceira série do quarto ano do Ensino Fundamental. Emocionada, ela disse que finalmente sua filha irá estudar numa escola digna. “Esperamos muitos anos por esta escola. Antes, as condições eram precárias, sem condições nenhuma de funcionamento e por não ter outro lugar, a gente deixava nossos filhos naquela situação”, lembra. Sirlene disse que finalmente agora seus filhos terão uma sala de aula maior, equipada com cozinha e banheiros.
Cara de escola – “Estou impressionada”, exclamou a moradora do Japu, Luzinete Ramos dos Santos. Ela relata que com o passar dos anos, a desesperança tomou conta de mães e pais da comunidade, pois com as passagens de outros governos a expectativa de uma nova escola se distanciava. “Tenho duas filhas matriculadas na escola que a Prefeitura improvisou no salão da igreja evangélica. Agora eu sei que as minhas filhas vão estudar em um lugar com cara de escola. Creio que dará mais ânimo para elas se esforçarem”, comemora.
O prefeito de Ilhéus Mário Alexandre afirmou seu compromisso com a educação municipal e destacou a importância de proporcionar qualidade e de oferecer o melhor ensino aos educandos. “Hoje estou bastante feliz em estar honrando esta comunidade. Ouvimos as pessoas, entendemos suas dificuldades e reafirmamos o nosso compromisso de paulatinamente fazer Ilhéus voltar a crescer. Recentemente percorremos por inúmeras escolas da rede que estão sendo reformadas e vistoriamos as obras, pois esperamos que até o início do ano letivo estejam todas prontas”, relata o chefe do executivo municipal.
25 anos depois – A Escola Nucleada do Japu existe há cerca de 25 anos. Atualmente, conta com o labor da professora Edilene de Jesus Almeida, que leciona na localidade há cinco anos, o maior período já mantido por um profissional da educação na escola onde ninguém queria nem estudar, nem ensinar. Para o exercício de 2018, a professora Edilene se ausentará para cuidar da saúde e será substituída pela professora Edclea Carvalho Barbosa. A unidade escolar funciona em dois turnos. Pela manhã, atende a 12 alunos das 3ª, 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental. À tarde, 15 alunos da educação infantil e das 1ª e 2ª séries.
Melhorias – Em dezembro último, a atual gestão anunciou um investimento de 3,2 milhões de reais para a reforma de 10 escolas no município, com recursos próprios, além de assegurar uma série de obras à comunidade escolar e a promoção de melhorias nas escolas. Dentre as principais reformas, a criação de espaços, requalificação de banheiros, cozinhas, telhados, pintura, redes elétrica e hidráulica, troca e aplicação de resina em pisos, roçagem, também manutenção de toldos, portões, corrimãos e muros em algumas escolas. Equipes da secretaria municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) estão realizando as melhorias nas instituições.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário