quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Prefeito assina Ordem de Serviço para construção da nova Escola de Piaçaveira




O que no ano passado se tornou a imagem negativa de Piaçaveira, no Japu, zona rural de Ilhéus, ganhando repercussão nacional, agora vai ser transformada em conquista e em respeito ao futuro daquela comunidade. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou hoje (4), a Ordem de Serviço para o início das obras de construção da Escola Nucleada do Japu. O prefeito esteve acompanhado da deputada estadual, Ângela Sousa; do vice-presidente da Câmara Municipal, Gil Gomes; dos secretários municipais de Educação, Eliane Oliveira; de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning; do agricultor que doou o terreno para a obra, Miguel Dias, além da comunidade local.

Durante o ato, Mário Alexandre lembrou que após acabar com as condições precárias que já duravam 25 anos em funcionamento, tratou de encontrar meios e adotar algumas providências para dar melhores condições de aprendizagem aos estudantes da comunidade. “Na época, conversamos com as famílias e pedimos um prazo para definição do novo local do funcionamento provisório da escola. Disse a eles que a casa de madeira, cenário da triste realidade não mais existiria para as futuras gerações de Piaçaveira”, garantiu o prefeito.

“Foi um compromisso firmado nos primeiros meses de governo, quando anunciei que iríamos transformar a 'escola do horror que retratou uma lamentável realidade da educação nacional e que ganhou repercussão, como símbolo da nossa indignação com as mazelas que há décadas afligiam as nossas crianças e prejudicavam o seu aprendizado. Agora, será a escola do carinho, do amor”, assegurou Mário Alexandre. Com recursos próprios, o futuro de Piaçaveira terá mais dignidade, com a construção da nova escola.

“Antes de Piaçaveira repercutir na televisão, esse drama já era do conhecimento de vários prefeitos que passaram pelo Palácio Paranaguá”, conta a professora Edilene de Jesus Almeida. Ela recorda que “foram tristes os anos vividos juntamente com os alunos num barraco de tábua, sem manutenção, desagastado pelo tempo. Muitas vezes eu retirava os alunos para aplicar as lições fora da sala, pois o calor era intenso. A desesperança era grande ano após ano”, lembra.

A secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira, ressaltou que as medidas que estão sendo adotadas pela atual gestão, consolidam um novo momento na educação municipal. “Nosso desafio não se restringe apenas a construir ou reformar prédios, mas oferecer algo que realmente traga um sentimento de pertencimento à comunidade. Estou confiante que as gerações se orgulharão por fazerem parte desta história”, comentou.

A deputada estadual Ângela Sousa, frisou o compromisso que o prefeito de Ilhéus assumiu durante a sua campanha. Ela destacou que o momento vivido pelo atual governo é uma resposta com seriedade na forma de fazer gestão municipal. “Estou muito feliz em poder assistir ao longo dos dias a reconstrução de sonhos. A comunidade está ganhando mais dignidade e seus filhos um futuro ainda melhor”, declarou.

Esperança renovada – Durante anos a sala de aula nucleada foi também um espaço originalmente construído para abrigar as ações da Associação Riachão Piaçaveira. Seu Domingos Miguel, então o dono do terreno lamenta que tentou vender o imóvel à Prefeitura, mas por falta de documentação, a solução foi doar e manter a escola em atividade. “O que estamos presenciando hoje não acontecia em outras gestões. Há mais de 25 anos, ficamos completamente abandonados, sofrendo, sem saber a quem apelar. Finalmente a nossa escola vai sair do papel. Um novo recomeço para as nossas crianças”, comemorou o agricultor.

A nova escola – Segundo o secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning, as obras começam amanhã (5), e serão executadas pela empresa Ágatha Construtora, vencedora da licitação que tem o prazo até maio deste ano para concluir a construção. “As obras estruturantes compreendem a construção de sala, cozinha americana e banheiros. Desde que o prefeito determinou que a execução da obra, iniciamos o planejamento do projeto. Sem dúvida, faremos esta obra com o respeito que a comunidade merece. O sonho começa a se tornar realidade hoje”, destacou o secretário.

Mais investimentos – Em dezembro último, após percorrer com sua equipe as inúmeras escolas no município, o prefeito Mário Alexandre anunciou investimentos na ordem de 3,2 milhões de reais para a reforma de 10 escolas no município. Na oportunidade, assegurou uma série de obras à comunidade escolar e a promoção de melhorias nas unidades. “Transformaremos as ruínas encontradas pelo governo, num projeto de reconstrução para um futuro com mais dignidade”, concluiu o prefeito de Ilhéus.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário