A digitadora Graciane Adami foi uma das participantes da capacitação.
Capacitação dos contratados da SDS. foto Clodoaldo Ribeiro
Capacitação dos contratados da SDS. foto Clodoaldo Ribeiro
“Meu pai sempre me inspirou. Cresci vendo-o ajudar pessoas”, testemunhou o enfermeiro Raull Sena, de 29 anos, ao lembrar do exercício diário de amparo e proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade que testemunhou em casa. “Esta é minha vocação e um sentido para a vida”, afirmou.
Raull é um dos 400 profissionais entre funcionários e novos contratados convocados para trabalhar na secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS), nos programas dos governos federal e estadual. Todos estiveram reunidos dia (19), no auditório Nacib, Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, participando da segunda e última etapa da Capacitação Profissional dos servidores da SDS.
O chamado do enfermeiro coincide com a história da psicóloga Ivana Espírito Santo, de 30 anos. Ela afirmou que atuar na área sempre foi o seu sonho, e que esta capacitação serve para ampliar o olhar quanto as melhorias de atendimento ao público. “Com cinco anos atuando na área, vejo a importância de estar capacitada tecnicamente, além disso, trata-se de um instrumento essencial para a construção de uma nova cultura”, afirmou.
Aprendizado – Para a nova contratada que ocupará a função de digitadora, Graciane Adami, esse momento serve para aprimorar o aprendizado e também conhecer os programas desenvolvidos pela SDS. “Este é o meu segundo emprego e agora, de fato, trabalharei onde realmente gostaria de trabalhar. Minha expectativa foi grande até a chamada dos selecionados e, graças a Deus, deu tudo certo”, comemorou.
Na primeira fase, a capacitação abordou as especificidades das áreas de atuação, como Bolsa Família, Habitação, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS Paefi e Medidas), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Rede de Acolhimento e os demais serviços. Já na segunda fase, foram apresentados temas em comum a todos os setores e serviços, como lei do servidor, comunicação e suas ramificações, organograma da secretaria, fluxo de atendimento e funcionamento.
O prefeito Mário Alexandre, reafirmou seu compromisso de promover assistência social com excelência de gestão. “Atender da melhor forma, com qualidade, transparência, buscando implementar políticas públicas, melhorias de cada serviço prestado, enfim, estamos recuperando aos poucos, passo a passo, uma ideologia perdida há muito tempo: tratamento mais humanizado por parte dos servidores. Isso é valorizar a vida”, sublinhou.
Mário disse ainda que “quando vejo aqueles que mais precisam sentirem-se satisfeitos com o atendimento, isso me alegra de forma significativa. Poder prestar os serviços nas áreas do Social, da Saúde, da Educação com maior qualidade, certamente valorizaremos os nossos cidadãos. Com fé em Deus, traremos o melhor para a nossa cidade, com a equipe unida e em sintonia com o governo do estado, faremos um trabalho diferenciado, mantendo Ilhéus no caminho da reconstrução”, assinalou.
“Nunca estive assim diante de uma missão tão difícil, mas, somando esforços chegaremos ao alvo”, disse a secretária da SDS, Soane Galvão, lembrando do apoio recebido pela deputada estadual, Ângela Sousa, ao abrir seu gabinete, em Salvador, para atender as demandas de Ilhéus.
A titular também destacou o apoio recebido pelo deputado federal, Paulo Magalhães, em Brasília, quando o próprio pavimentou caminhos até o Ministério das Cidades. “O prefeito Mário Alexandre confiou a mim a atribuição de assumir uma pasta muito difícil, criteriosa e cheia de desafios, principalmente fazer a SDS trilhar pelos caminhos da legalidade. Juntamente com a equipe, assumimos este desafio propondo fazer o inverso daquilo que encontramos: um total descaso, quando deveria apoiar ao trabalho, geração de rendas e emprego, habitação popular, ação social e políticas de promoção humana, com vistas para um atendimento qualificado e humanizado, trazendo é claro, melhorias para a população”, explicou a secretária.
Capacitação – Para a palestra sobre Comunicação, os servidores Meire Borges e Victor Kruschewsky, profissionais de imprensa, falaram sobre os desafios da comunicação moderna com foco nos processos informacionais, os cuidados com os conteúdos na internet, a propagação das informações, viralização das redes sociais (facebook e Instagram), sites de conteúdos da secretaria municipal de Comunicação Social (Secom), portal da SDS e o movimento orgânico, estratégia adotada que já alcançou 60% dos ilheenses.
O superintendente de Fundos de Assistência, Contratos e Orçamento, Rubenilton Santos Silva, mostrou o organograma da secretaria, as melhorias realizadas pela gestão, valorização do servidor, mudança do Conselho Tutelar e futura descentralização dos conselhos, a nova sede do CRAS Norte, do Abrigo Masculino, os quais estavam em locais insalubres. O superintendente mostrou os avanços significativos através do desbloqueio dos recursos financeiros, além dos projetos de 2017-2018 como o Padaria Solidária, Oficina de Costura, mapeamento das áreas de vulnerabilidade social e reforma da sede.
O advogado Geovanni Prazeres, especialista em direito do trabalho, palestrou sobre: "Direitos e deveres do servidor público". Abordou também sobre o código de conduta dos servidores públicos municipais; o zelo e dedicação nas atribuições legais e regulamentares ao cargo e a função; cumprimento de carga horária; conduta compatível com a moralidade e assiduidade pontual ao trabalho.
Secretaria de Comunicação Social – Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário