segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Vacinação antirrábica em cães e gatos superou as expectativas em feira de adoção



No último domingo (03), a equipe de Zoonose da Prefeitura de Ilhéus esteve presente na Feira de adoção de animais domésticos, promovida pelo Instituto de Proteção Animal Planeta dos Bichos. Ao todo, foram 31 cães e nove gatos vacinados com a dose da antirrábica, no espaço localizado na praça São João batista, Pontal. São cães e gatos saudáveis, que foram resgatados de maus-tratos e em situação de abandono. Eles são vacinados, vermifugados, castrados e disponíveis para adoção.
Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses, Aloisio Correia, a ação superou as expectativas, uma vez que a equipe esperava um número menor de animais. “Aproveitamos a oportunidade para, além da vacinação, instruir os donos dos animais acerca da raiva, que é uma doença causada por vírus que ataca o sistema nervoso central e a importância de ter um animal saudável em casa”, orientou.
De acordo com informações do Centro de Zoonoses, está prevista para acontecer na próxima semana, a segunda etapa de imunização na zona rural de Ilhéus. Os donos dos animais devem ficar atentos à programação, que será divulgada com lista dos locais onde a equipe de zoonoses atuará. “A doença é transmitida em seres humanos e animais e, pode levar a óbito após curto período de evolução. Em Ilhéus, há muitos anos não há registro da doença entre caninos e felinos”, assegurou Aloisio.
Feira e bazar – Além da vacinação, outras ações atraíram o público ao local. Um bazar beneficente com roupas, sapatos, bolsas e acessórios atendeu a todos os gostos, vendendo quase tudo. Segundo a presidente da ONG, Ceiça dos Reis, a feira atraiu também pessoas de outras localidades e disse que o evento serve não apenas para adoção, mas para doação também. “O dinheiro arrecadado com a venda do bazar será utilizado para compra de rações, medicações e amparo clínico, uma vez que alguns dos animais precisam de intervenções médicas. Além disso, recebemos doações de produtos de limpeza e dinheiro, também”, comemorou.
Ela disse ainda que “ao adotar ou doar um animal é feito o termo de posse com responsabilidade para adoção de animais. Esse procedimento evita futuros abandonos, pois fica documentado quem é responsável e quem deve garantir a vida digna do animal em questão”, destacou Ceiça.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário