quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Regulação itinerante atende São José, Castelo Novo, Banco do Pedro, Itariri e Ribeira das Pedras




Dando continuidade à descentralização dos serviços de saúde, a Prefeitura de Ilhéus levou, nesta terça-feira (26), a marcação de exames e consultas de média e alta complexidade da rede de atenção básica para moradores das localidades de São José, Castelo Novo, Banco do Pedro, Itariri e Ribeira das Pedras. O atendimento foi realizado pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na unidade do Programa de Saúde da Família do povoado de São José.
O morador Wesse Ricardo Paulino é um dos usuários que elogia a iniciativa da administração municipal. “Quero agradecer ao prefeito Marão por estar olhando para nossa comunidade, que é carente. Nunca antes tivemos marcação de exames em nosso posto e hoje estou saindo com meu exame marcado, graças a Deus”. 
Para a cidadã Lizia de Jesus, a facilidade do acesso à marcação de exames também foi um alívio. ”Era uma dificuldade sair daqui para marcar exame lá em baixo (no centro). Às vezes, a gente ia, gastava passagem e não conseguia marcar, e agora facilitou muito pra gente, nunca teve esse serviço aqui”, comemorou.
O vereador Fabrício Nascimento acompanhou o atendimento itinerante e destacou os benefícios da ação para os moradores da zona rural. “A esperança da população tão sofrida que existe em nossa cidade é sempre essa, trazer saúde e um atendimento melhor pra si”, enfatizou.
Segundo o diretor da Central de Regulação, Fábio Mantena, o foco da Sesau é humanizar o atendimento aos usuários do SUS em Ilhéus, evitando filas e aumentando o índice de eficiência da rede municipal de saúde.
Secretaria de Comunicação Social

Estado mínimo de Rui Costa continua prejudicando o campo com a extinção da EBDA, afirma deputado Hilton Coelho (PSOL)




A extinção, após 50 anos de atuação efetiva na prestação de serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) recebeu severas críticas do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL). “A Bahia perdeu, e muito, com a demissão dos trabalhadores da EBDA e o prejuízo com a perda do conhecimento técnico e metodológico, acumulado pelos profissionais ao longo de anos com a prática e com os processos de capacitação e de especialização, devem receber o repúdio da sociedade. Foi uma decisão no estilo neoliberal de quem defende o estado mínimo”, avalia.

Hilton Coelho lembra que cerca de 320 mil agricultores familiares possuíam assistência técnica garantida pelo governo do estado, prestada pela EBDA. “A extinção da EBDA é algo a se lamentar de forma profunda. Prejudicial para a agricultura familiar da Bahia e para todo serviço público de assistência técnica e extensão rural brasileiro”.

O legislador relata que “para dar um triste exemplo, uma Estação que abriga um dos maiores Bancos de Germoplasma de fruteiras tropicais da América do Sul esta abandona. Imaginem a quantidade de genes perdida por pura irresponsabilidade do governo estadual. Acabaram com 60 anos de melhoramento genético de gados. Destruíram todo trabalho de melhoramento do Jumento Pêga e Cavalo Manga Larga. Não ficou nada do melhoramento de caprinos e ovinos. Foram extintas as estações experimentais e fazendas da EBDA em Aramari, Conceição do Almeida, Feira de Santana, Itaberaba, Ribeira do Pombal dentre outras”.

Para Hilton Coelho, “o relato que recebemos mostra que os prejuízos vão muito além das pesquisas nas estações experimentais. Enquanto os outros estados aparelharam as atividades de assistência técnica e extensão rural, a Bahia simplesmente desmantelou. Os agricultores familiares ficaram praticamente no abandono e a extensão rural na Bahia quase não existe. Tudo ou quase tudo foi destruído e jogou-se fora mais de 50 anos de trabalho. Queremos solicitar aos antigos funcionários da EBDA que nos procurem para que possamos realizar ações para recuperar o que o governador Rui Costa destruiu”, conclui.


ASCOM
Carlos Alberto Carlão de Oliveira - Fenaj-MTE (BA) 1317 
Assessoria de Imprensa - Telefone: (71) 99204-3854 
*Para mais informações favor entrar em contato com Hilton Coelho através do telefone nº 98800-9317 e 3115-7265.

Levada Afro abordará cultura negra na avenida durante o domingo de carnaval





Durante muitos anos, as festas de Carnaval aquecem a região, seguindo a mesma tendência de importantes capitais brasileiras em que os blocos crescem e ganham as ruas. A parceria entre o Conselho das Entidades Afro Culturais de Ilhéus (Ceaci), Grupo Afro Danados do Reggae e a Secretaria Municipal da Cultura (Secult) levará para Avenida Soares Lopes o desfile “Levada Afro”, com o tema “Resistência Cultural - Música, Dança e Ancestralidade", no domingo, 3 de março, às 20 horas. A programação tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus.
Segundo os organizadores, o evento contará com a participação dos blocos Dilazenze, Rastafiry, Zambi-Axé, Minikongo, Yorubá, Levada da Capoeira, além das tradicionais baianas dos principais terreiros de candomblé da cidade. Durante o cortejo, o Grupo Amigos da Praia (GAP) vai desfilar bandeiras personalizadas com mensagens sobre preservação do meio ambiente. Outros temas serão abordados, a exemplo do preconceito, racismo, religiosidade e educação para crianças com enfoque nas matrizes africanas.
Mestre Ney é o chefe de Culturas Populares e Identitárias da Secult. Ele destaca que o desfile das entidades afros marcará a presença de um segmento importante na construção da cidadania e da autoafirmação de identidade dos afrodescendentes. “Em Ilhéus, blocos tradicionais com décadas de atividade vão apresentar reivindicações que também são crescentes nos tempos atuais. Aos que forem prestigiar, podem ter a certeza que serão contagiados pela força, beleza e tradição da cultura afro brasileira”.
Secretaria de Comuniocação Social

Carnaval de Nova Viçosa terá grandes atrações e cinco dias de festa!

 Carla Cristina

 Katê
Com clima tropical e lindas praias, a cidade de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, já está respirando o clima de Carnaval! Sendo uma das cidades mais escolhidas pelos turistas (principalmente baianos, mineiros e capixabas) que buscam sol, mar e lindas paisagens, agora será também o destino para curtir um dos melhores carnavais do estado.

O município entra no circuito das grandes festas este ano e promete ser destaque

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Turismo prepararam uma grande festa, e a partir desta sexta-feira, dia 01 de março, começa o Carnaval de Nova Viçosa 2019! A festa vai acontecer até dia05 de março, com uma grade de atrações imperdível. Irão animar o evento as bandas Guig Ghetto (sexta, dia 01), Carla Cristina (sábado, dia 02), Bandana (domingo, dia 03), Katê (segunda, dia 04) e Papazoni (terça, dia 05). Pelo palco, também passarão diversas bandas locais, para valorizar a cultura da cidade.“Pensamos em um evento que vai agradar nossos moradores e os turistas que estarão na cidade. Vai ser uma festa linda!”, antecipa o prefeito Manoelzinho.

Ascom

Samu realiza treinamento para funcionários do Banco de Sangue do Hospital São José

TREINAMENTO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ilhéus, através do seu Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou um treinamento de suporte básico de vida para a equipe multiprofissional do banco de sangue do Hospital São José, na segunda- feira (25). A capacitação foi ministrada pelo coordenador de Enfermagem do Samu, Igor Silva, e contou com a participação do coordenador do Banco de Sangue da unidade hospitalar, Adelson Bispo, e cerca de 18 profissionais. 
Adelson falou sobre a importância da iniciativa. “O sentimento é de gratidão, por receber o NEP do SAMU aqui na Santa Casa, que veio nos prestigiar com uma belíssima educação permanente acerca do suporte básico de vida, fundamental para nós do serviço de hemoterapia, no qual recebemos diversos doadores aqui e a probabilidade de algum desses doadores ter alguma reação leve, moderada ou grave e é fundamental que toda a equipe e todos os colaboradores estejam aptos, preparados para agir com eficiência com responsabilidade, com assistência para que a gente possa melhorar cada vez mais a qualidade de vida desse possível candidato que venha a ter alguma reação”, declarou.
Os conteúdos práticos e teóricos foram repassados pelos enfermeiros Jairo Brandão e Denis Dias. Para Denis, poder qualificar profissionais no município, será sempre uma honra. “É muito gratificante, pois o principal objetivo do NEP é capacitar o máximo de profissionais”, salientou. O enfermeiro disse também que o treinamento está disponível para demais  unidades de saúde. “Quem tiver interesse no treinamento, deve entrar em contato através do e-mail: nepsamuilheus@outlook.com, ou ligar para o numero (73) 3234-3350”, destacou.
Secretaria de Comunicação Social

Prefeitura de Ilhéus celebra convênio com Faculdade Santo Agostinho





O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou um convênio com a Faculdade Santo Agostinho, na tarde de segunda-feira (25), com o objetivo de abrir as portas de todas as unidades de saúde, de atenção básica, especializada e de alta complexidade para que estudantes de medicina possam fazer atendimentos no município. Estiveram presentes no ato, os empresários Mércio Coelho e Eunápio Augusto, a diretora da Média e Alta Complexidade, Érika de Jesus e a enfermeira Cláudia Patrícia, técnica do setor de Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau).
Durante a reunião com os empresários, e demais representantes da saúde, o prefeito falou sobre a importância do convênio e os benefícios que trará para a cidade. “A maior parte da nossa população é carente e precisa desse contato com os profissionais. Nossa rede de saúde pública está avançando a cada dia e, certamente, o estudante vem com a disposição de atender de forma humanizada. Essa parceria garante o aprendizado, fortalece as instituições e promove mais saúde para a população”, concluiu Mário Alexandre.
Os estudantes, orientados por seus professores, virão a Ilhéus acompanhar os pacientes nas unidades de saúde, na UPA 24h, no SAMU e até mesmo em atendimentos domiciliares. A iniciativa fará com que o aluno esteja em contato com a comunidade, abrindo um caminho para maior aprendizado e melhor formação profissional. Já para o município, cria a possibilidade de ampliar o atendimento humanizado na saúde.
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, exaltou a assinatura do convênio como um importante passo na consolidação de uma saúde pública mais humana e mais próxima do paciente. “A parceria gerará frutos que vão além do convênio assinado. A prefeitura tem buscado alternativas criativas para melhorar o serviço público, fomentar o desenvolvimento e levar mais saúde à população”, afirmou o secretário.
Secretaria de Comunicação Social - Secom

MPF finaliza processo de doação de bens em Salvador (BA)

Foram disponibilizados 961 itens, como livros, computadores, cadeiras e armários

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) informa que o processo de doação de bens nº 01/2018 chegou à sua etapa final em Salvador. O procurador-chefe, Fábio Loula, autorizou a entrega dos bens, após órgãos e entidades participantes serem informados. A separação dos itens está sendo realizada, a fim de otimizar a doação aos interessados. Foram disponibilizados961 itens, como livros, computadores, cadeiras e armários.

As entregas começaram ainda neste mês de fevereiro, com previsão de conclusão até a segunda quinzena de março. O MPF entrará em contato com os contemplados para agendar a data de recolhimento. Em caso de dúvidas, mande e-mail para prba-selog@mpf.mp.br ou ligue para (71) 3617-2533.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2295/2294/2296/2200
E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br

www.twitter.com/mpf_ba

Ciclistas enfatizam que vias exclusivas aumentam a segurança de todos no trânsito



A instalação das ciclofaixas das Avenidas ACM e Litorânea Norte, no Malhado, ganha cada dia mais adeptos e apoio da população, apesar da resistência de alguns comerciantes do local. No último sábado (23), dezenas de ciclistas participaram de um “bicicletaço” organizado pela Associação Ilheense de Ciclismo, Instituto Nossa Ilhéus e pessoas que apoiam as mudanças que a Prefeitura de Ilhéus está executando, para dotar a cidade de um moderno e arrojado projeto de mobilidade urbana.
Durante algumas horas, os ciclistas percorreram as duas ciclofaixas criadas no local, mostrando que a circulação das bicicletas é uma realidade que beneficia milhares de pessoas. “Nosso objetivo é prestigiar essa iniciativa, que era uma reivindicação antiga dos ciclistas, esportistas e pessoas que também usam a bicicleta para trabalhar e não são poucas”, diz o professor Júlio Gomes, empresário e membro do grupo Ciclo Romeiros.
Segundo o ciclista, as vias exclusivas ajudam a disciplinar melhor o trânsito. “Separa o ciclista do ônibus, do caminhão, do motorista de automóvel e é uma coisa que vai contribuir para a segurança e atuar favoravelmente na mobilidade urbana. Então precisamos consolidar essa conquista que é importante para a cidade”, enfatiza
Para Amil Gomes, membro da Associação Ilheense de Ciclistas, as ciclofaixas atendem a situações de lazer e de trabalho. “Estamos esperando há anos e só agora o prefeito Mário Alexandre está executando um novo modelo de mobilidade urbana, e isso nos deixa muito felizes”, declarou.
O empresário Marlon Silveira também apoia o projeto de mobilidade urbana que a Prefeitura está executando em Ilhéus. “A iniciativa vem enfrentando algumas resistências iniciais, mas isso representa dar voz a quem nunca teve, ao ciclista, ao pedestre e veio para melhorar a questão do transporte público da cidade com as ciclo faixas”, opina.
Secretaria de Comunicação Social

Carnaval nos bairros agitou final de semana Ilhéus









Cada vez mais, os blocos de rua ganham força nos bairros, através da iniciativa dos próprios moradores de promover sua folia, como aconteceu neste fim de semana. Mesmo com o sol escaldante do sábado (23), a galera que foi prestigiar o bloco tradicional “As Muringuetes” no Pontal não desanimou.
Por volta das 12 horas, o Pontal já recebia uma multidão de pessoas para desfilar ao som do cantor Abdias (banda Chupeta de Ganso). O bloco sem cordas arrastou uma grande quantidade de homens travestidos de mulheres, levando alegria e descontração por onde passavam. Os foliões acompanharam o cortejo pelas principais ruas do bairro, que só terminou às 22 horas.
O carnaval alternativo do bairro Hernani Sá manteve a tradição, com desfiles de blocos para todos os públicos. No sábado (23), a banda Lê Bandê agitou a comunidade cantando os clássicos do axé, pelo bloco da família, que desfilou no circuito Sylvio Silva (eixo principal). Neste dia, as marchinhas tiveram espaço também na folia.
Família - No domingo (24), o destaque foi para o bloco Pirulito, que animou a criançada, acompanhadas pelos seus pais. Segundo o Presidente da Associação de Moradores do bairro Hernani Sá, Adilson Conceição, a maior parte dos blocos eram da comunidade. A folia recebeu uma média de quatro mil pessoas por dia, incluindo moradores e visitantes. “A comunidade faz toda a diferença, o carnaval é feito para a família, com atrações que atendem desde o público infantil até a terceira idade”, disse.
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, fez questão de participar da manifestação momesca. Presente todos os anos no bloco Os Caretas, o prefeito destacou o resgate do carnaval de outros tempos. “A criatividade e a alegria do nosso povo enfeitaram o carnaval em diversos bairros de Ilhéus. Faço questão de prestigiar as agremiações carnavalescas, visitar os amigos e, sobretudo, celebrar a paz e o amor com muita alegria e descontração, afinal Carnaval é isso”, declarou.
Sobre a não realização do carnaval oficial, o prefeito enfatizou que o município precisa conter despesas neste momento, mas que a avenida Soares Lopes será ocupada de forma espontânea pelos foliões, no sábado e domingo do feriadão, dias 2 e 3 de março. A Prefeitura irá garantir os serviços essências de saúde, trânsito e segurança.
Secom – Prefeitura de Ilhéus

MPF processa Chesf para impedir redução drástica no atendimento do Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso

Companhia alega supostas dificuldades financeiras e quer reduzir atendimento a partir de julho, mas somente em parte do ano de 2017, obteve lucro de mais de R$1,2 bilhão 

Impedir a redução da assistência à saúde pelo maior hospital público do nordeste da Bahia: o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), situado em Paulo Afonso. Esta é a intenção do Ministério Público Federal (MPF), que assumiu ação civil pública contra a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e requereu à Justiça medidas liminares para evitar que a população fique parcialmente desassistida a partir de julho deste ano. A Chesf alega supostas dificuldades financeiras mas, segundo documentos levantados pelo MPF, obteve lucro de mais de R$1,2 bilhão somente em 9 meses do ano de 2017.

Dentro de ação que tramita na Justiça Federal em Paulo Afonso, na última quinta-feira, 21 de fevereiro, o MPF requereu à Justiça que determine à Chesf, com urgência, sob pena de multa diária de R$50 mil, a manutenção da prestação do serviço público de saúde no HNAS – em sua integralidade, regularidade, eficiência e sem solução de continuidade ou diminuição do serviço – até a eventual transferência definitiva da gestão para o Poder Público; ou, pelo menos, até 31 de dezembro de 2020. Este prazo se refere à conclusão da transferência da unidade para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) prevista por meio de Termo de Compromisso 01/2018, assinado pelo próprio presidente da Chesf em 14 de agosto de 2018 (confira a íntegra)O acordo foi firmado com o governo da Bahia, por meio do secretário de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com o reitor da Universidade e com o prefeito de Paulo Afonso, em tratativas que o MPF media desde 2014.

Os pedidos do MPF à Justiça foram motivados pela resposta dada pela Chesfà recomendação expedida pelo órgão em 29 de janeiro, destacando a necessidade de manter o regular funcionamento do hospital, após a companhia ter emitido ofício ao município de Paulo Afonso comunicando a restrição nos serviços de saúde do HNAS, por motivo de corte de gastos, a partir de 1º de março deste ano. Em comunicação dirigida ao MPF em 8 de fevereiro, a Chesf informou que acataria as medidas apenas até julho de 2019. Isto, apenas cinco dias após seu diretor de gestão corporativa ter indicado, em reunião convocada pelo MPF, interesse no cumprimento integral do termo de compromisso. Na reunião todos as entidades que firmaram o termo estavam representadas, e foram adotados encaminhamentos em prol da agilidade na transferência definitiva do HNAS à Univasf (veja ao fim do texto).

De acordo com o procurador da República Fernando Túlio, que atuou no processo, as atitudes contraditórias da Chesf geram “pânico e temor na população dependente dos serviços do Hospital Nair Alves de Souza, ante o risco noticiado de não ter a assistência hospitalar do maior hospital da região”. O MPF apontou, ainda, como alternativa às medidas urgentes requeridas, que seja determinado à União, ao Estado da Bahia e ao Município de Paulo Afonso, em caráter solidário, que assumam a gestão do HNAS a partir de 1º de julho de 2019, mantendo-se a prestação dos serviços públicos de forma integral.

Danos morais coletivos – no final do julgamento, o MPF requer que seja confirmada a medida liminar requerida, garantindo que os serviços prestados pelo hospital à população não sejam reduzidos em nenhum momento, e que seja determinado à Chesf o pagamento de danos morais coletivos, por ter ilegalmente noticiado a redução ilegal na prestação de serviços de saúde. De acordo com o MPF, o dano causado “se revela no quadro de insegurança, aflição e abalos à tranquilidade da população de Paulo Afonso e região, que se viu alijada de sua expectativa de plena fruição do seu direito fundamental à saúde e, consequentemente, à vida, prestado por décadas pela Chesf”.

Encaminhamentos para a transferência da gestão à Univasf – em reunião realizada no MPF em Salvador em 6 de fevereiro, com as partes envolvidas na transferência do HNAS para a Univasf, foram acordados prazos para a conclusão das próximas etapas necessárias para a licitação das obras de adaptação da unidade ao perfil de hospital universitário. Até 28 de fevereiro, a Sesab e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) devem entregar o orçamento final revisado e aprovado à Univasf. A universidade, por sua vez, deverá concluir o projeto básico da licitação à Chesf até 20 de março. A partir daí, a obra deverá ser licitada e executada com recursos da companhia.


Número para consulta processual na Justiça Federal – 1000435-98.2019.4.01.3306 – Subseção Judiciária de Paulo Afonso
E agora? A ação civil pública é ajuizada pelo MPF na Justiça Federal, dando início ao processo judicial para solucionar um problema que o órgão apurou ser de responsabilidade dos acionados. A partir de agora, cabe ao juiz designado para o caso dar seguimento ao processo, que inclui a manifestação judicial dos envolvidos. A Justiça deve, primeiro, analisar o pedido liminar – que pode ser concedido ou não –, e depois seguir até o julgamento do mérito do processo – etapa em que decide qual a responsabilidade de cada réu do processo no caso, o que pode resultar na condenação e na aplicação de penas aos acionados. Em relação à transferência do HNAS à Univasf, o MPF segue atuando por meio do Inquérito Civil Público 1.14.006.000233/2014-15.


Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2295/2294/2296/2200
E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_ba