terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Escola Municipal do Pontal homenageia professor Dorival de Freitas

 Prefeito de Ilhéus Mário Alexandre



  Prefeito Mario Alexandre cumprimentando alunos da Escola Dorival de Freitas

 Secretaria de Educação Professora Eliane Oliveira 

Escola Municipal do Pontal homenageia professor Dorival de Freitas - Foto Clodoaldo Ribeiro
O professor Dorival de Freitas, uma das personalidades mais respeitadas da história regional, foi homenageado na tarde da última sexta feira (15), em Ilhéus.  A iniciativa partiu do professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Josevandro Nascimento, que propôs ao legislativo ilheense, acompanhado por um grupo de professores a alteração do nome da Escola Municipal do Pontal para Escola Municipal Dorival de Freitas.
Uma solenidade foi realizada na própria instituição de ensino para marcar a homenagem, e contou com as presenças do prefeito, Mário Alexandre; vice-prefeito José Nazal; secretários municipais, Pawlo Cidade (Cultura), Átila Docio (Infraestrutura Transporte e Trânsito) e Eliane Oliveira (Educação). Presentes também a ex-reitora da Uesc, Renée Albagli Nogueira, além de membros da Academia de Letras de Ilhéus, ex-colegas de profissão, amigos e familiares de Dorival de Freitas.
O prefeito considerou a indicação do nome do professor um presente para Ilhéus. ”Não somente o bairro do Pontal, mas toda Ilhéus foi presenteada com essa homenagem mais que justa. Dorival de Freitas é um homem que dedicou parte de sua vida à educação, à formação de profissionais, sem dúvidas merece este feito”, enfatizou.
Emoção - A antiga escola do Pontal guarda boas lembranças do professor, conforme destaca sua viúva, Marita Maria Ocke de Freitas. “Estou muito emocionada com a homenagem. Essa escola foi a primeira por onde passamos, eu como professora e ele como diretor. Depois outras unidades, mas o começo de tudo foi aqui, e ver hoje a antiga escola municipal do Pontal, um bairro que Dorival amava, levar o nome dele é uma satisfação muito grande, uma honra”.
O professor Dorival de Freitas exerceu os cargos de diretor do Instituto Municipal de Educação, vice-diretor do Colégio Estadual de Ilhéus, diretor do Centro Integrado Rômulo Galvão, gerente de Seleção e Orientação da Uesc, chefe de gabinete da Reitoria da Uesc e diretor de Revisão da Editus, a editora daquela universidade, onde lecionou História da Filosofia Antiga e Medieval, Metafísica e Direito Constitucional.
Foi também professor titular de Cosmologia, no curso de Filosofia e de História da Filosofia no Instituto de Teologia de Ilhéus (ITI) e membro da Academia de Letras de Ilhéus, onde ocupou a cadeira número 11. 
Secretaria de Comunicação Social - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário