quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Estado mínimo de Rui Costa continua prejudicando o campo com a extinção da EBDA, afirma deputado Hilton Coelho (PSOL)




A extinção, após 50 anos de atuação efetiva na prestação de serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) recebeu severas críticas do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL). “A Bahia perdeu, e muito, com a demissão dos trabalhadores da EBDA e o prejuízo com a perda do conhecimento técnico e metodológico, acumulado pelos profissionais ao longo de anos com a prática e com os processos de capacitação e de especialização, devem receber o repúdio da sociedade. Foi uma decisão no estilo neoliberal de quem defende o estado mínimo”, avalia.

Hilton Coelho lembra que cerca de 320 mil agricultores familiares possuíam assistência técnica garantida pelo governo do estado, prestada pela EBDA. “A extinção da EBDA é algo a se lamentar de forma profunda. Prejudicial para a agricultura familiar da Bahia e para todo serviço público de assistência técnica e extensão rural brasileiro”.

O legislador relata que “para dar um triste exemplo, uma Estação que abriga um dos maiores Bancos de Germoplasma de fruteiras tropicais da América do Sul esta abandona. Imaginem a quantidade de genes perdida por pura irresponsabilidade do governo estadual. Acabaram com 60 anos de melhoramento genético de gados. Destruíram todo trabalho de melhoramento do Jumento Pêga e Cavalo Manga Larga. Não ficou nada do melhoramento de caprinos e ovinos. Foram extintas as estações experimentais e fazendas da EBDA em Aramari, Conceição do Almeida, Feira de Santana, Itaberaba, Ribeira do Pombal dentre outras”.

Para Hilton Coelho, “o relato que recebemos mostra que os prejuízos vão muito além das pesquisas nas estações experimentais. Enquanto os outros estados aparelharam as atividades de assistência técnica e extensão rural, a Bahia simplesmente desmantelou. Os agricultores familiares ficaram praticamente no abandono e a extensão rural na Bahia quase não existe. Tudo ou quase tudo foi destruído e jogou-se fora mais de 50 anos de trabalho. Queremos solicitar aos antigos funcionários da EBDA que nos procurem para que possamos realizar ações para recuperar o que o governador Rui Costa destruiu”, conclui.


ASCOM
Carlos Alberto Carlão de Oliveira - Fenaj-MTE (BA) 1317 
Assessoria de Imprensa - Telefone: (71) 99204-3854 
*Para mais informações favor entrar em contato com Hilton Coelho através do telefone nº 98800-9317 e 3115-7265.

Nenhum comentário:

Postar um comentário