Movimentação turística de verão na Avenida. Foto - Rodrigo Macedo
Considerada por especialistas como um dos melhores destinos de lazer, negócio, gastronomia e entretenimento no Brasil, Ilhéus é uma das cidades mais importantes no cenário do turismo baiano. O verão ainda não acabou, mas os comerciantes já comemoram os resultados. As ações articuladas pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), somadas ao planejamento de setores do governo, impulsionaram a economia, superando as expectativas dos empresários.
A estratégia utilizada, segundo o secretário Paulo Sérgio, foi apostar em uma ação mais agressiva e personalizada junto aos dirigentes das entidades representativas do comércio. Também aponta entre as ações importantes a fiscalização para o reordenamento dos ambulantes, a fim de melhorar o fluxo de pedestres no centro da cidade. “Um dos principais gargalos desse setor era a falta de ordenamento. Com o diálogo restabelecido, virou marca dessa gestão”, comemora o titular da Sudic.
Segundo os empresários, as áreas econômicas estão relacionadas ao lazer, comércio, cultura, gastronomia, hotelaria, com geração de emprego e renda. Observam ainda que os atrativos turísticos instalados no verão estimulam a formatação de novos negócios, além de consolidar Ilhéus no mapa do turismo nacional e internacional. Outro aspecto observado foi o número de formalizações de microempreendedores individuais e a oferta de cursos e oficinas pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Social (SDS).
Arte com gastronomia – Visando atrair novos investimentos para Ilhéus, foi criada na Avenida Soares Lopes, a Feira de Arte e Gastronomia, que teve como proposta a ocupação de um espaço pouco aproveitado, onde microempreendedores e ambulantes comercializaram seus produtos de forma organizada e criativa. Barracas padronizadas organizaram o ambiente e os 19 comerciantes comemoraram os números. Bem frequentada, a feira movimentou durante 40 dias, mais de R$ 400 mil reais.
“Fui atraído pelo cheiro e pela boa música”, resumiu Antônio de Oliveira Neto, fisioterapeuta. “O lugar se tornou dos points mais frequentados da cidade. Gastronomia e arte integram o cardápio em plena beira mar. Lugar especialíssimo para a família”, conclui o engenheiro, Murilo Guimarães. Já a analista de sistemas, Julia Cardoso teve a impressão que a Avenida Soares Lopes ampliou mais. “Diferentes dos outros anos, os atrativos se espalharam mais, promovendo maior circulação de pessoas pelo espaço”, disse.
Ocupação hoteleira – Outro fator que contribuiu para o sucesso da temporada foi a alta ocupação turística na cidade, que está concentrada na rede hoteleira local que possui, aproximadamente 9 mil leitos, que vão desde empreendimentos de luxo a simples albergues. Desde novembro último, a excelente quantidade de visitantes refletiu na média de ocupação dos hotéis e pousadas, que registraram índice médio de 85% de ocupação, segundo dados de empresários do setor hoteleiro.
O mês de fevereiro esquenta a chegada do Carnaval e Ilhéus continua bastante movimentada. A temporada de cruzeiros marítimos, segundo a secretaria municipal de Turismo (Setur) vai até o dia 19 de março, mas Ilhéus é um dos destinos mais visitados pelos passageiros durante o roteiro brasileiro, sobretudo pelas histórias famosas das obras de Jorge Amado. A atividade movimenta a economia local durante o período do verão, fortalece o turismo e promove a cidade no cenário mundial.
Secretaria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário