quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Desfile do “Zé Pereira”, nesta sexta, no Pontal, revela importância do carnaval espontâneo nas ruas de Ilhéus



 Bloco Zé Pereira. foto Clodoaldo Ribeiro 
Nem mesmo os organizadores sabem o ano correto de quando tudo começou. “Tem mais de 35 anos”, calcula Joana Angélica da Silva, diretora do bloco “Zé Pereira”, que é uma das agremiações maios tradicionais de bloco de rua no Carnaval de Ilhéus. O que no início era apenas uma brincadeira da família de Joana Angélica, tornou-se uma das maiores manifestações de rua do bairro do Pontal, durante os festejos do momo.
“A gente saía do Clube do Pontal, após os bailes, mas queria continuar a festa do Carnaval. Pegava panelas, colheres de pau, e fazia barulho pelo bairro. A ideia começou a reunir cada vez mais amigos. Hoje temos um bloco que reúne quatro mil pessoas – com camisas promocionais ou fantasias – que é puxado pela madrugada por uma bandinha de sopro”, conta a diretora.
Amanhã tem - O próximo desfile está confirmado para a zero hora desta sexta-feira (9). O Pontal se prepara para receber um público recorde, mesmo a cidade tendo cancelado o carnaval oficial. Na rua Dom Pedro II, 29, no bairro onde o bloco nasceu, é intensa a comercialização de camisas. Com 40 reais, você desfila e ainda tem direito a seis latinhas de cerveja. Ainda há camisas disponíveis.
“Ontem fui ao centro e os donos dos principais armarinhos e de loja de aluguéis de fantasia me paravam para dizer que todo mundo estava falando em comprar ou alugar uma fantasia e ir para a nossa festa”, comemora Joana Angélica. A Superintendência de Trânsito (Sutrans) informa que um esquema especial será montado para evitar congestionamentos na ponte e na avenida Lomanto Júnior, principal forma de acesso ao bairro, via centro.
Manifestação popular - Este ano, Ilhéus não realizará o carnaval oficial. Apesar de reconhecer a importância da festa mais popular do Brasil para uma cidade com vocação turística como Ilhéus, o prefeito do município, Mário Alexandre, justificou a sua decisão considerando que o momento de crise nacional requer total responsabilidade e os "pés no chão" dos gestores municipais. Ilhéus iniciou o ano de 2018 com o sequestro por parte da Receita Federal de 4 milhões e meio de reais dos cofres públicos, além da suspensão do repasse de recursos previsto do governo federal para os municípios.
Mas se a cidade não realiza a festa, vai permitir a manifestação espontânea nas ruas, como, por exemplo, o desfile do “Zé Pereira” no Pontal. Durante os festejos, uma estrutura mínima está garantida pela Prefeitura para oferecer segurança ao folião que se deslocar à avenida Soares Lopes, onde os festejos oficiais normalmente acontecem.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário