segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Rally dos Mares bate recorde mundial de Salvador a Ilhéus








“A moto aquática na mão desses aventureiros se torna um brinquedo de gente grande. O que esses competidores gostam mesmo é de adrenalina, mas tudo com muita segurança”. Era o que se ouvia na chegada dos participantes do Rally dos Mares 2018, na tarde de domingo, 25, no espaço Boca Du Mar, na Baía do Pontal, em Ilhéus. As manobras atraíram os olhares do grande público. “É a primeira vez que vejo uma quantidade tão grande de jetski na minha vida”, disse, admirada, a estudante Larissa Oliveira, ao avistar cerca de 100 máquinas atravessarem a Baía, cuja recepção foi saudada com a música “Tema da Vitória” e se transformou numa grande festa. Como resultado, o evento bateu recorde mundial considerando a quantidade de competidores e a distância percorrida.
Na última sexta-feira, os 100 participantes do Rally dos Mares 2018, embarcaram da Marina Ocema, em Salvador, para percorrer todo o litoral com destino a Ilhéus. Os atletas partiram da Baía de Todos os Santos e passaram  por Itaparica, Caixa Prego, Morro de São Paulo, Garapuá, Ilha de Boi Peba, Barra Grande, Baia de Camamu e Itacaré. Ao todo, foram 400 quilômetros de navegação em mar aberto, devidamente autorizados pela Marinha do Brasil.
Um dos organizadores do Rally dos Mares, o empresário Orlando Junior disse emocionado. “Missão cumprida – batemos pela quarta vez um recorde mundial percorrido em jetski”. Segundo ele, ao chegar à Baía do Pontal, depois de dias fora de casa, e após ter percorrido tantas milhas, é motivo de vitória. “Quando ouvimos o “Tema da Vitória”, que era entoado em todo o Brasil quando o piloto brasileiro Airton Senna vencia as competições de automobilismo, a emoção tomou conta de nossos corações. Hoje, o Rally se consagra como a maior competição náutica de motos aquáticas em navegação aberta do mundo”, comemora Junior.
Durante toda a prova, os pilotos contaram com uma estrutura de segurança aquática composta por duas lanchas de apoio. Nelas, mecânicos e profissionais de saúde asseguraram atendimento aos atletas. Além disso, um Agrupamento Aéreo da Polícia Militar (GAER) esteve presente para observação aérea. Para o acompanhamento terrestre, os organizadores providenciaram escolta formada por carros e caminhões “truck” de apoio, munidos de combustível e peças. Um staff formado por 50 pessoas garantiu a boa realização do rally. Ao final, os atletas receberam troféus de participação e comemoraram ao som das bandas Serial Beer, de Ilhéus, e U2-Cover, de Curitiba, que encerrou em Ilhéus, a turnê pela Bahia.
O motonauta Rannon Exaltação Santos, de Aracaju, disse que há muito tempo pratica este tipo de esporte em vários lugares, mas foi no Rally dos Mares que encontrou organização, segurança e companheirismo. “Quando eu cheguei a Salvador com a nossa equipe formada por 20 motonautas, o espírito era coletivo: vencer o desafio de chegar bem ao destino e ao mesmo tempo poder fazer novas amizades durante os quatro dias de aventura”, declara. O mesmo sentimento foi partilhado pelo atleta Luiz Felipe Brandão. Ele lembra que já participou de outras edições, mas ressalta: “Cada partida e chegada a bordo do jetski é uma sensação inigualável, e como se fosse a primeira vez”.
Apoio ao turismo – Ao prestigiar o evento, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destacou a força do esporte na cidade que, segundo ele, possui um grande potencial turístico também para modalidades náuticas. “A cidade já recebe eventos nacionais e internacionais de esporte náutico, a exemplo dos campeonatos brasileiros de pesca de terra firme, entre outros. Ilhéus é isso. Terra do esporte, terra do lazer e do turismo. Estes eventos já fazem parte do calendário oficial da cidade, o que atende à demanda turística e esportiva regional”, explica o prefeito.
O secretário interino de Turismo e Esporte, Hélio Ricardo, argumenta que a cidade vive um grande momento no turismo náutico. “Eventos como este fortalecem o setor e ampliam o olhar, proporcionando a Ilhéus o protagonismo turístico merecido e, com certeza, iniciativas como esta terão o apoio de nossa gestão”, comenta Hélio. O evento teve o apoio da Secretaria de Turismo e Esporte de Ilhéus (Setur), que disponibilizou total infraestrutura de palco, sonorização e toldos montados no Boca du Mar, ponto de chegada.
Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário