segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Quinto Sarau da Yrerê reúne bom público em tarde festiva e cultural

 A artista Janete Lainha participou do Quinto Sarau da Yrerê – Secom
 A cordelista Rivani Nasário de Pernambuco fez performances de poesias e obras de cordéis – Foto Secom
O artista plástico de Jequié Chico Sales  participou do Quinto Sarau da Yrerê - Secom
A força da linguagem na literatura, na música, no teatro e em outras expressões artísticas marcou a quinta edição do Sarau da Yrerê, evento multicultural ocorrido no fim da tarde deste domingo, dia 25, que reuniu cerca um público de cerca de 300 pessoas, na Fazenda Yrerê, localizada às margens da BR 415 – Rodovia Jorge Amado, cujo equipamento é voltado para o turismo rural. Com uma programação diversificada, o sarau contou com três shows musicais, entre eles, Zezo Maltez e Trio Zem, Jan Costa e Neguinho do Sax e Ana Marques e Arrumadinho de Meninas. O evento recebeu também o lançamento do livro “Colar de Absinto”, da poetisa itabunense Iolanda Costa.
Os artistas expoentes da cultura popular, Janete Lainha, José Delmo e a cordelista Rivani Nasário, de Pernambuco, fizeram performances de poesias e obras de cordéis. O desenhista Luiz Natividade esteve presente e fez ilustrações durante o encontro. Mais uma vez, os artistas plásticos Rafael Pita, Chico Sales e Jane Hilda Badaró, espalharam suas obras pelos arredores da fazenda. O evento contou também com uma feira de artesanato que, nesta edição, recebeu o artista plástico de Jequié, Chico Sales, que expôs peças em cerâmica através da técnica inigualável de pintura por sublimação, e a mosaicista Fifa Proficê.
Lugar da cultura – “O sarau é tudo isso e muito mais. O encontro dá espaço às diferentes linguagens artísticas reunidas num só lugar, através da exposição pública de seus trabalhos. O espaço serve para fortalecer as culturas populares existentes nos municípios de Ilhéus, Itabuna e de toda a região. Se a proposta é conseguir fundir os valores culturais desses artistas e integrá-los à comunidade regional, então iremos entender que o evento cumpre seu papel a cada ano”, explica Gerson Marques, idealizador do Sarau.
Acompanhado pela dançarina Ana Passos, o estudante de engenharia, Tendy Cairé, considerou o ambiente um lugar mágico e incrivelmente aprazível. Sereno, Cairé argumenta que “momentos como este devem ser curtidos com muita intensidade. A energia é muito forte e poder sentir isso aliado às boas apresentações que acontecem durante a programação, ainda melhor”, disse. Ana também externa que “cada detalhe deste lugar me chama a atenção e me deixa emocionada, pois tudo é muito lindo e incrível, a combinação e a construção do local”, opina a dançarina.  
Além de promover a cultura grapiúna, o evento reúne microempreendedores locais a um espaço gastronômico com um cardápio de comidas rural e nordestina, além dos chocolates de origem, produzidos e comercializados pela própria Fazenda Yrerê.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário